Page Nav

GRID_STYLE

VIVENDO A CERTEZA DA VOLTA DE JESUS!

  VIVENDO A CERTEZA DA VOLTA DE JESUS Texto Bíblico: I Pedro 4. 1-11 Introdução:   Existe um consenso de que está epístola foi escri...

 

VIVENDO A CERTEZA DA VOLTA DE JESUS

Texto Bíblico: I Pedro 4. 1-11

Introdução:

 

Existe um consenso de que está epístola foi escrita por Pedro. Assim acreditaram os pais da igreja, os reformadores e os sérios estudiosos das escrituras. Porém alguns teólogos liberais no século 19 colocaram em dúvida a autenticidade Petrina das epístolas.

 

Quem foi Pedro? Pedro foi um pescador Galileu, da cidade de Betsaida, irmão de André, chamado por Cristo para ser discípulo. Homem de temperamento forte; por vezes oscilava entre coragem e covardia, avanços e recuos e falava sem pensar. Negou a Cristo, mas foi restaurado poderosamente por Cristo. Observamos ainda, que enquanto o nome de Paulo é citado 162 vezes e de todos os outros apóstolos juntos 142, Pedro é citado 210 vezes. Ele foi encarregado de apascentar o rebanho de Cristo e fortalecer a seus irmãos. Através das epístolas de Pedro, Cristo cumpriu o ministério que lhe confiou, quando afirmou em Lucas 22. 32: "Mas eu orei por você, para que sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça seus irmãos."

 

Pedro escreve aos cristãos que estão dispersos na Ásia. Ponto, Capadócia, Galácia, Ásia e Botina, partes do império Romano (atual Turquia). Os cristãos estavam passando por grandes sofrimentos e forte perseguição. Pedro escreve para fortalece-los, animá-los, gerando neles esperança para que não desfalecessem em sua fé. Eles deveriam ter a certeza plena de que eram forasteiros aqui na terra. Queridos essa deve ser nossa concepção de vida! Somos forasteiros aqui; não somos desse mundo. "Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno" - (1 João 5:19). Ou seja o mundo é do maligno, mas nós somos de Deus. Somo herdeiros de Deus e co-herdeiros de Jesus. Aconteça o que acontecer, meu alvo é Cristo; perseguição, fome, luto e outros... nada vai nos separar do amor de Cristo.

 

Há uma frase corriqueira e muito perigosa que nos diz: "A única certeza que eu tenho, é que um dia vou morrer". Em parte, essa frase está certa, pois um dia todos nós vamos morrer, porém eu fico a pensar que, se a ÚNICA certeza que essa pessoa tem é a de que vai morrer, ela não tem mais nenhuma outra certeza, certo? O grande problema é que muitos cristãos tem dito essa frase.
Na verdade, muito além desta frase que contém meia verdade, o cristão seguro em Cristo, vive algumas certezas:


Que o mundo não foi criado por uma explosão nuclear, mas sim por Deus (Gn1); - Romanos 11.36 também nos diz: "Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém".

De que Jesus é o filho de Deus: Lemos em Mateus 3.17: "Em seguida, uma voz dos céus disse: “Este é meu Filho amado, em quem muito me agrado".


Que Jesus ressuscitou: Mateus 28.6 nos afirma: "Ele não está aqui, ressucitou, como tinha dito." Ainda em Marcos 16.6 Lemos: "Não tenham medo, disse ele. Vocês estão procurando Jesus, o nazareno, que foi crucificado. Ele ressuscitou! Não está aqui. Vejam o lugar onde o haviam posto".

 

Existem muitas religiões no mundo: Espiritismo, Judaísmo, Sikhismo, Budismo, Religião chinesa, Hinduísmo, Islamismo... Observamos que todos os fundadores das religiões que há no mundo estão no túmulo. O único que venceu a morte através da ressurreição, foi Jesus Cristo!

 

Ele voltará para buscar sua igreja. "...pois dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, O PRÓPRIO Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro". (I Ts 4.16)

 

Em Hebreus 9.27-28 Lemos: "Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo, assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam".

 

Salvação: Paulo diz em Filipenses 1.21 - “... porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro." Aqui Paulo fala claramente de sua certeza de salvação.

 

"Se você ainda não achou uma causa pela qual valha a pena morrer, você ainda não achou razão de viver." - (Martin Luther king)


Para vivermos na certeza da volta de Jesus...

 

I. Devemos romper com o pecado; (v.1)

 

"Armen-se" - Queridos estamos em guerra todos os dias, lutando contra os desejos da carne, contra pensamentos que primam por nós distanciar da vontade de Deus; uma guerra espiritual, contra potestades! Sendo assim, devemos nos armar com a armadura de Deus. "Finalmente fortaleçam-se no senhor e no seu poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo." (Efésios 6. 10-19)

 

Satanás tem orquestrado muitas ciladas para cairmos, o mundo tem oferecido, e colocado diante de nós muitas ciladas, mas devemos permanecer firmes.

 

Salmo 51.5 lemos: "...sei que sou pecador desde que nasci, desde que me concebeu minha mãe."

 

Muitos pensam que é sobre o pecado da mãe de Davi que ele fala aqui, mas o que vemos é ele nos mostrando sobre a disposição pecaminosa adâmica que acompanha mesmo antes de nascermos.

 

Romanos 6 nos diz: "Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele."

 

O objetivo do pecado é nos afastar de Deus, quebrar nossa intimidade com Ele. Devemos viver uma vida de santidade. (v.2). Não há como viver na igreja e ao mesmo no tempo no mundo. A vontade de Deus é que sejamos santos, pois Ele é santo. Isaias 6: ..."Santo, santo, santo."

 

Tudo o que fizermos, seja para glória de Deus (v.11). Nossa vida deve refletir Cristo! Seja em casa, no trabalho, na academia, na igreja, ao falar, ouvir, nossa vida deve refletir Cristo. Existem pessoas escandalizando o Evangelho de Jesus; eles estão com um pé na igreja e o corpo fora. No Reino de Cristo não há espaço para vida dupla; pecados ocultos. 1 coríntios 11.1 nos afirma: "Sede meus imitadores, como também eu de Cristo."

 

II. Em breve Jesus voltará; (v.7)

 

Essa deveria ser a principal mensagem pregada nas igrejas; contudo, não é o que temos ouvido. O que você sente em seu coração, quando ouve a mensagem da volta de Cristo? Medo, angústia, tristeza, Incerteza ou grande alegria?

 

1 Tessalonicenses 4:13-18 nos afirma:

 

“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.”

 

Os sinais da volta de Cristo estão presentes em todo o mundo. Cito aqui 4 que evidenciam que a volta de Cristo está próxima:


1. Guerras e Revoluções:

“Então lhes disse: Então levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino” (Lc 21.10)

 

2. Catástrofes naturais

“E haverá grandes terremotos, fomes e pestilências em vários lugares, e coisas espantosas” (Lc 21.11)

 

3. Aumento do pecado

“E por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará” (Mt 24.12)

 

4. A multiplicação do conhecimento

“Muitos correrão de uma parte para outra e a ciência se multiplicará” (Dn 12.4)

 

III. Prestação de contas; (v.5)

 

Mateus 25. 31-33

 

“Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, ele se assentará em seu trono na glória celestial. Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes. E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda.”


Eclesiastes 11.9

 

"alegre-se jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde o seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar, MAS saiba que todas essas coisas Deus trará a julgamento."


IV. Será repentina;


Mateus 25. 13

 

“Portanto vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora.”


1 tessalonicenses 5.2

 

“pois vocês mesmo sabem perfeitamente que o dia do senhor virá como ladrão a noite.”


Conclusão

 

Encerro com a citação de Romanos 8. 21-25:

 

“Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.  Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.”

 

É momento de refletirmos sobre nossas vidas; a quem estamos servindo? A Deus ou ao Diabo? Precisamos deixar tudo aquilo que nos afasta de Deus e buscarmos estar perto de Cristo.


Deus nos abençoe. 

 

 

 

Bruno de Moura Rezende

IGREJA CASA DE ORAÇÃO CEHAB

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!