Page Nav

GRID_STYLE

O CHAMADO DE DEUS

Gênesis 12. 1-3   Introdução:   Imagine Deus falando com você nos dias de hoje o mesmo que falou para Abraão! Qual seria a sua reação? O que...


Gênesis 12. 1-3

 Introdução:


 Imagine Deus falando com você nos dias de hoje o mesmo que falou para Abraão! Qual seria a sua reação? O que você pensaria? Quais seriam os seus medos? Quero que saiba que Abraão era humano como nós e por certo passou pelos mesmos contextos que passamos diante de decisões que precisam ser tomadas. Ao lermos o texto do chamamento de Abraão, vemos pela palavra de Deus que ele creu, confiou e pela fé obedeceu ao chamado divino (12.4).

Ainda hoje Deus está chamando vidas para cumprirem os seus propósitos na terra. Ele que usar sua igreja na proclamação do nome de Cristo aos perdidos. Ele quer te usar! Ele quer me usar para que marquemos a nossa geração com a Glória de Cristo.

 

O Chamado de Deus...

 

I.    É para os verdadeiros adoradores de Deus;

 

Observe que mesmo diante de um contexto de profunda idolatria, Abraão escolheu adorar ao Senhor. E isto, foi determinante para que Deus visse em Abraão a condição o usar como diferencial no seu tempo. Veja o que nos diz o texto de Josué 24.2 e 3: Então Josué disse a todo o povo: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Além do rio habitaram antigamente vossos pais, Terá, pai de Abraão e pai de Naor; e serviram a outros deuses. Eu, porém, tomei a vosso pai Abraão dalém do rio e o fiz andar por toda a terra de Canaã; também multipliquei a sua descendência e dei-lhe a Isaque”. Ainda hoje Deus continua procurando os verdadeiros adoradores para os usar no cumprimento dos seus graciosos propósitos (João 4.23). A pergunta que precisamos fazer para nós mesmos é: O que Deus tem visto em minha vida? Tenho sido achado por Ele como um Verdadeiro adorador que o adora em espírito e em verdade?

 

II. É para os que estão dispostos a obedecer;

 

Abraão vivia numa terra próspera. Ele tinha uma família, bens e familiares. Ele fazia parte de uma sociedade e como um homem próspero, por certo tinha firmado suas raízes na cidade onde morava. Imagino que diante do chamamento de Deus ele teve de enfrentar conflitos que por certo foram grandes, antes de decidir obedecer ao Senhor:

 

Ele precisou...

 

ü Sair da sua zona de conforto;

ü Se desprender de tudo o que o segurava naquela cidade;

ü Confiar, mesmo diante das incertezas;

ü Precisou ter Fé.

 

Deus tem uma obra grandiosa para realizar em sua vida! Ele está te chamando hoje para viver uma nova história de vida como servo d’Ele na terra. Contudo, é necessário obedecer. É através da obediência que Deus nos usará de forma grandiosa, fazendo cumprir os seus propósitos em nós e através de nós.

III.   É para os que creem nas promessas do Senhor; (v.2)

 

Ao chamar Abraão para o cumprimento da missão, Deus ministrou sobre a sua vida promessas que seriam ministradas a ele por sua obediência. A Bíblia nos afirma que Abraão creu e por fé partiu confiado no Senhor.

Por causa de sua fé e obediência Deus cumpriu tudo o que lhe prometera:

 

= Deus prometeu fazer Dele uma grande nação!

= Deus prometeu que ele seria abençoado;

= Deus prometeu que o nome dele seria engrandecido;

 

Um nome engrandecido é um nome que sem dúvidas deixou marcas em sua geração e posteridade. Observem como Deus engrandeceu o nome de Abraão:

 

Treze capítulos do gênesis são dedicados quase que exclusivamente à vida pessoal de Abraão.

 

ü  Deus usou Abraão para fundar a nação de Israel e a Fé dos Hebreus.

 

ü  É reverenciado como o Pai da Fé pelas três grandes religiões monoteístas: O Judaísmo, O Cristianismo e o Islamismo.

 

ü  Com a morte e ressurreição do Senhor Jesus vemos uma grande ampliação do “povo escolhido” – Todos os que aceitam a Jesus Como Senhor e Salvador de suas vidas, passam a fazer parte do Israel espiritual de Deus. (Rm 4.16, 17; Gl 3.7)

 

Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós, (Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem. - Romanos 4:16,17

 

Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. - Gálatas 3:7

 

ü  Apenas a Abraão se chama “amigo de Deus” (II Cr. 20.7; Is 41.8; Tg 2.23)

 

Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo? - 2 Crônicas 20:7

 

Porém tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi descendência de Abraão, meu amigo; - Isaías 41:8

 

E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. - Tiago 2:23

 

= Deus prometeu que através dele, toas as famílias da terra seriam benditas.

 

Vemos aqui o maravilhoso poder de Deus através da promessa Messiânica. Através da Obediência ao Senhor Abraão foi abençoado. A Nação de Israel foi formada. O Messias veio e habitou entre os homens. Morreu e Ressuscitou pagando a dívida do pecado do homem. Dando assim a oportunidade a todos os homens de terem acesso à Salvação eterna. A Salvação é para todos.

 

IV.    É para a realização de uma grande obra;

 

Vemos pela Palavra de Deus que através de Abração...

 

- Uma Nação seria instaurada; – (Israel);

- A vinda do Salvador Jesus se deu segundo a vontade plena de Deus; - (Gálatas 4.4)

- A Instauração da Igreja se Deus através de Cristo, inaugurando o tempo da Graça; - (Atos 1.8; Atos 2.1...)

 

Conclusão:

 

            Que possamos ser encontrados como adoradores verdadeiros do Senhor na terra. Que ouçamos o seu chamado e possamos por fé, obedecer à Ele e sermos participantes de uma grande obra que o glorifique na terra e multidões possam receber a salvação de Cristo. Breve Jesus voltará!

 

Pr. Waldyr do Carmo

IGREJA CASA DE ORAÇÃO CEHAB



Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!