Page Nav

GRID_STYLE

TEMPO DE RECOMEÇAR

  Texto Bíblico: Josué 1.1-9   Introdução:             Ao vermos o contexto da história que Deus permitiu a Josué ser construída junto d...

 

Texto Bíblico: Josué 1.1-9


 Introdução:


          Ao vermos o contexto da história que Deus permitiu a Josué ser construída junto de Moisés e toda a nação de Israel, somos levados a uma análise profunda dos valores que precisam fazer parte da vida daqueles que em algum momento de sua trajetória como servos de Deus, precisarão recomeçar.

         

                Não foi fácil para Josué diante de um pano de fundo tão relevante que fora construído junto de Moisés, agora quando da sua morte, ser aquele que direcionado pelo Senhor, iria dar continuidade junto do povo, agora como líder para levá-lo à conquista da terra prometida.

 

         Quando olhamos o que a Bíblia nos revela sobre a história de Moisés, vemos que quando da sua fuga, para o deserto após matar o egípcio (Êx 2. 11-15), o vemos sendo treinado e capacitado pelo Senhor num período de 40 anos que teve de passar nos desertos de Midiã. Após esse período, agora com 80 anos de idade, Deus o chama para que retornasse ao Egito com a missão de ser o instrumento que Deus usaria para libertar Israel (Êx 7. 6,7).

 

         Nesse tempo, quando da grande maravilha que Deus operou através de Moisés e Arão, trazendo a libertação para a nação de Israel, vemos de forma muito clara a presença de Josué ao lado de Moisés e sendo treinado por ele. Foram quarenta anos no deserto, juntos de aproximadamente dois milhões e quinhentos mil hebreus, enfrentando as mais adversas circunstâncias e sendo guiados e supridos pelo Senhor. Foi nessa dura mas, real escola, que Deus usou Moisés para ser bênçãos na vida de toda a nação e também como capacitador para a vida de Josué, para que se tornasse um grande líder usado por Deus.

 

         A Bíblia nos afirma em Deuteronômio 34.7, que: “Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu o seu vigor.”


         Agora Moisés era morto e quando seguimos lendo o texto nos versículos 8 e 9 vemos que: “E os filhos de Israel prantearam a Moisés trinta dias, nas campinas de Moabe; e os dias do pranto no luto de Moisés se cumpriram. E Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos; assim os filhos de Israel lhe deram ouvidos, e fizeram como o Senhor ordenara a Moisés.”

 

         Diante dessa grande realidade, vejo que alguns contextos devem ter sido fomentados na mente de Josué nesse tempo de luto que passam pela vida do grande servo de Deus, Moisés:

 

ü Josué teve um relacionamento de 40 anos junto de Moisés;

 

ü Uma verdadeira escola de liderança, onde de perto o seu mentor o orientou de forma teórica e prática;


 ü Experiências profundas eles tiveram com Deus e todo povo de Israel.


ü Mas Moisés morreu e por um tempo Josué teve de lidar com o luto e um profundo desânimo em sua vida. Não foram quarenta dias, mas quarenta anos e com certeza, marcas profundas desse relacionamento foram deixadas na vida de Josué. Como homem a angustia e tristeza foram muito fortes e a dor da separação estava presente.

 

É dentro desse profundo e tremendo pano de fundo, que vemos Deus chamando a Josué para um recomeço. Sim! Moisés já não estava mais com eles, mas era necessário que a história continuasse para o cumprimento dos propósitos de Deus. Deus havia usado Moisés no treinamento de Josué com um propósito definido: Ele seria o novo líder da nação de Israel! Ele os levaria a conquista plena da terra prometida.

 

Olhando para a história de Josué, vejo valores profundos que precisam ser postos em prática, por aqueles que estão diante de um recomeço. Esses valores são bíblicos! Eles são práticos! Eles são apresentados por Deus, para que sejamos vitoriosos em meio as lutas e grandes dificuldades que temos atravessado nesses dias como Igreja de Deus na terra.

 

Para recomeçar precisamos...

 

I.   Nos levantar em obediência ao Senhor; (2)

 

ü Cônscios da realidade que estamos enfrentando;

 

Josué estava diante de uma dura realidade: Moisés havia morrido. E foi dentro desse contexto, que ele foi desafiado por Deus a se levantar. Irmãos; não podemos fugir dos problemas, conflitos e realidades que estamos vivenciando em nossos dias. A pandemia está aí! Ela é real. Vidas estão partindo para a eternidade todos os dias; as igrejas enfrentam problemas sem precedentes e junto disto tudo estamos nós e nossas famílias. Contudo, o chamado de Deus para nós é que nos levantemos. E isto, o faremos em obediência ao Deus que nos salvou. Precisamos recomeçar.

 

ü Com Fé nas promessas que Deus tem para nós;

 

Josué se levantou com Fé. Ele creu na Palavra do Senhor. É desta forma que precisamos nos levantar. Nos ergueremos para recomeçar na certeza de que a ordem vem de Deus e logo, rendidos de forma plena à Sua vontade, seremos participantes dos grandes milagres que Deus fará cumprir em nossas vidas, famílias e Igrejas.

 

II.             Avançar na certeza de que Deus estará conosco nos fazendo vitoriosos;(5)

 

O chamado de Deus para Josué não foi para jogá-lo numa fogueira sozinho. Não! Deus o chamou e lhe mostrou que estaria com ele nessa grande empreitada de fé. O mesmo Deus que foi com Josué, também é com sua Igreja. Ele está conosco irmãos e nos fará vitoriosos na proclamação do nome de Cristo. Esse é o Deus que foi com Moisés, foi com Josué e será conosco nos fazendo vitoriosos nessa jornada de fé e amor pelos perdidos.

 

III.        Estar dispostos a pagar o preço do recomeço; (6)

 

ü Precisamos nos esforçar;

ü Precisamos ter bom ânimo;

 

IV.Estar firmados na Palavra; (7,8)

 

Uma Palavra...

 

ü A que deve ser obedecida pelos filhos de Deus;

 

ü Que se torna o manual prático para o viver do crente em quaisquer lugares por onde passar.

 

ü Que precisa ser constantemente falada e meditada pelos servos de Deus na terra;

 

ü A Palavra que nos faz prosperar e ser bem sucedidos como Igreja de Cristo na terra.

 

V.              Avançar sem medo e pavor, porque Deus será conosco nessa grandiosa empreitada de Fé. (9)

 

Ele disse para Josué que não tivesse medo e nem se espantasse (apavorado), reafirmando a graciosa promessa de que estaria com ele todos os dias por onde andasse. Que gracioso saber que quando recomeçamos em obediência ao Senhor, ele jamais nos abandona porque somos o seu povo; propriedade exclusiva do Senhor. Fomos alcançados por Sua graça e através de Cristo Jesus e nada poderá nos separar do Seu gracioso amor (Rm 8.31-39).

Os dias de Josué foram muito difíceis e hoje para nós ainda o são. Contudo, o nosso Deus é o mesmo! Ele está conosco e nos fará prosperar nessa grande empreitada de Fé: Ser a Igreja de Cristo na terra.

 

Conclusão:

 

Diante da morte de Moisés, Josué possivelmente estava enfrentando os seus piores dias. Como homem, por certo ele estava enfrentando e lidando com todas as implicações do humano que nenhum de nós está isento de ter de enfrentar: O medo, as incertezas, angústias, desânimo, sensação de frustração e talvez um sentimento de que teria sido em vão tudo o que tinham vivido como nação, diante da dura realidade da morte do grande líder Moisés. Mas foi exatamente dentro desse contexto, que Deus se apresentou diante dele para o comissionar ao recomeço e a instauração de uma nova história.

 

Deus nos chama hoje! Ele nos chama agora! Que resposta você dará ao Senhor hoje? Que respostas daremos ao Senhor? Que possamos como Josué, obedecer ao chamado de Deus e fazer cumprir em obediência, tudo o que Ele tem preparado para nós como sua Igreja na terra.

 

 

Pr. Waldyr do Carmo

IGREJA CASA DE ORAÇÃO CEHAB


Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!