Page Nav

GRID_STYLE

Oportunidades no Sofrimento

“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz p...


“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança”. (Tg 1. 2,3)

 

“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” – (João 16.33)

 

Introdução:                                                  

 

            Ninguém quer passar pelo sofrimento. Enfrentar a dor e o sofrimento é muito difícil e nesse contexto questionamentos são levantados pelos que sofrem: Por que eu? Se Deus me salvou através de Cristo e vivo na certeza da vida eterna com Deus, porque estou enfrentando essa grande luta? Porque está demorando tanto a passar essa luta que estou enfrentando? É interessante observarmos que a Bíblia nos revela de forma clara que mesmo aqueles que foram alcançados pela Graça de Cristo não estão isentos enfrentarem o sofrimento. Através da Palavra de Deus vemos também que ao sermos encontrados em meio as lutas do sofrimento, podemos receber o melhor de Deus se estivermos atentos às oportunidades que Deus irá gerar em meio às dores que estamos enfrentando.                           

 

Através do sofrimento eu tenho a...

 

I.    Oportunidade de compreender a minha dor;

 

v Qual a razão da minha dor? Eu preciso buscar entender.

 

v Porque estou enfrentando esse problema tão grande?

   v Quais os propósitos de Deus em meio ao sofrimento que estou enfrentando?

 

Me lembro de um pai que perdeu a esposa e um bebê, num assalto que uma quadrilha fez em um banco. Quando o repórter perguntou acerca dos sentimentos desse homem diante daquela grande tragédia, ele respondeu: “Eu perdoo ao assassino do da minha esposa e filho, porque tanto ele quanto todos que estavam envolvidos no assalto, não sabiam o que estavam fazendo. Esse homem era um servo de Deus e através do perdão público que ele ministrou naquele dia, o Espírito Santo tocou profundamente o coração do chefe da quadrilha, que após um tempo preso numa cadeia, teve a oportunidade de aceitar a Jesus como Salvador e se tornar um grande homem de Deus, levando Cristo a muitos. Estou falando do ex bandido Paulinho Bang Bang. 

 

A tragédia foi instaurada e com ela um grande sofrimento. Mas através do perdão ministrado por aquele homem que temia ao Senhor, o milagre da salvação foi ministrado a um pecador que se arrependeu. Deus faz com que todas as coisas cooperem para o bem daqueles que amam a Ele! Ele cumpre os Seus propósitos em meio às lutas e dores que enfrentamos.

 

II. Oportunidade de buscar a Paz que vem de Cristo;

 

“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” – (João 16.33)

 

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.” – Fl 4.7)

 

III.   Oportunidade para ter bom ânimo; João 16.33

 

ü Não esmoreça!

 

ü Não perca a coragem!

 

ü Não desanime!

 

ü Tende bom ânimo!

 

Preciso me animar em meio às lutas...

 

ü Porque essa declaração vem de Cristo para a minha vida. (João 16.33)

 

ü Porque Cristo venceu por nós! Ele tem o poder para outorgar aos seus a sua graciosa vitória.

 

ü Porque estou seguro em minha viva esperança da Glória de Deus!

 

"Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós" (Rm 8.18).

 

IV.    Oportunidade para me identificar com Cristo através do sofrimento; (I Pe 2. 21-25)

 

“Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente, carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados. Porque estáveis desgarrados como ovelhas; agora, porém, vos convertestes ao Pastor e Bispo da vossa alma.

 

            Sim! Através do sofrimento nos identificamos com Cristo. Por nós Ele deixou os céus e toda a sua glória para se tornar humano como nós. Jesus nasceu, enfrentou lutas, foi injustiçado, traído, negado e outros... Como cordeiro mudo, Ele foi levado ao matadouro, e de forma voluntária (por amor), ele foi crucificado, morto e ressuscitou para que fôssemos livres da pena do pecado.

 

            Nossas lutas, sofrimentos e dores, nunca poderão ser comparadas com o sofrimento de Cristo por nós. Então, temos a oportunidade de nos identificarmos com Aquele que nos amou e se deu por nós para que fôssemos libertos.

 

            Através do sofrimento o crente se identifica com Cristo e é respondido de forma sobrenatural pelo próprio Cristo que como Grande Sumo Sacerdote, intercede e responde aos que clamam por socorro ante o trono da Sua maravilhosa Graça. (Hb 4. 15,16)

 

Conclusão:

 

            Que através da maravilhosa Graça de Deus, possamos ter os nossos olhos fixos em Cristo. É desta forma que veremos limpidamente o que Deus está fazendo em meio às nossas lutas e dores. Veremos claramente as oportunidades que Ele está gerando para as abracemos e sejamos vitoriosos em Cristo.

 

 

Pr. Waldyr do Carmo

IGREJA CASA DE ORAÇÃO CEHAB 

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!