Page Nav

GRID_STYLE

TEMPO DE PROSSEGUIR!

  TEMPO DE PROSSEGUIR   Texto: I Reis 19   Introdução:   Esse é o tempo em que Israel está sendo governado por um rei que está f...

 

TEMPO DE PROSSEGUIR

 

Texto: I Reis 19

 

Introdução:

 

Esse é o tempo em que Israel está sendo governado por um rei que está fazendo o que é mau aos olhos do Senhor. Acabe tem como esposa a Jezabel, uma feiticeira que adora a Baal e Israel vivencia um dos piores períodos de distanciamento de Deus.

 

            Elias foi levantado como Profeta de Deus e denuncia os pecados do povo e também de Acabe e Jezabel. No capítulo 18 de I Reis, vemos 450 profetas de Baal reunidos para um desafio com Elias, e junto deles mais 400 profetas de Aserá (18.19). Sobre o monte Carmelo, lugar usado para adoração a Baal por Jezabel e seus profetas, de forma sobrenatural, Deus deu a vitória a Elias fazendo descer fogo e consumindo todo o altar que havia sido levantado pelos profetas de Baal e que estava cheio das águas que Elias acrescentara. Diante da grande derrocada dos profetas de Baal, a Bíblia nos afirma que por ordem de Elias, eles foram presos e levados para perto da torrente do Quison e lá Elias degolou a todos. (I Re 18.40)

 

            Contudo, após a grande vitória dada por Deus a Elias, Jezabel mandou um recado para ele dizendo que pelos deuses, era certo que no dia seguinte ela o mataria, como ele matara aos profetas de Baal. Elias temeu e fugiu para o deserto até chegar ao monte Horebe, para se esconder numa caverna.

 

Eu não sei como você chegou aqui esta noite... Talvez...

 

ü Se sentindo fracassado;

 

ü Com vontade de desistir;

 

ü Se sentindo impotente diante das circunstâncias contrárias que afetaram a sua vida pessoal, profissional, na igreja...

 

ü É possível que nesse momento você esteja dentro de uma caverna sem saber que direção tomar para a sua vida...

 

Quero que saiba que foi exatamente assim que Elias esteve! Literalmente numa caverna e cheio problemas e sem saber como resolvê-los; mas Deus agiu sobrenaturalmente dando-lhe a vitória! Assim como Deus respondeu a Elias, hoje Ele quer te responder também, porque não é tempo de parar! Não é tempo de permanecer na caverna! É tempo de prosseguir... Essa é a ordem de Deus para as nossas vidas.

 

Tempo de prosseguir...

 

I.    Porque Deus tem me suprido em meio aos meus desertos; (2-7)

 

O texto lido nos mostra o grande medo que foi instaurado no coração de Elias, após ser ameaçado por Jezabel. Numa tentativa humana de resolver o grande problema, para escapar com vida, partiu para Berseba. Ali ele deixou o seu servo e caminhou durante um dia na direção do deserto. Sentando-se debaixo de um zimbro e com grande amargura na alma, ele pediu para si a morte. Cansado, Elias dormiu; Logo depois foi despertado por um anjo do Senhor que o ordenou que se levantasse e comesse. Ao olhar, ele viu que Deus preparara-lhe uma refeição com todo o suprimento necessário que o seu organismo precisava. Cansado e com fome ele se alimentou e voltou a dormir e pela segunda vez o anjo o acordou novamente e lhe disse que era para se levantar e comer porque o caminho que tinha a seguir era longo. A Bíblia nos afirma que Elias se levantou, comeu e com a força daquela comida, pôde caminhar 40 dias e 40 noites até o monte Horebe.

 

No deserto, Elias foi suprido pelo Senhor com “pão e água”. Aquele que teme ao Senhor nunca fica desamparado. Mesmo que esteja atravessando um “deserto” ele será suprido de forma sobrenatural, pois Deus é fiel. Creia nisso meu irmão e por mais que suas lutas sejam grandes, por mais que a olhos humanos não haja solução para o seu problema, Deus é Fiel!  Ele supriu Elias e irá também suprir sua vida. Haverá momentos em que Ele irá até te carregar no colo e você verá de forma sobrenatural a glória d’Aquele que te livrou da morte eterna e age graciosamente a favor dos seus filhos. Que nossos olhos estejam abertos para ver o suprimento de Deus a favor de nossas vidas em meio às lutas e dificuldades. Que possamos ter a certeza plena de que todas as coisas estão cooperando para bem daqueles que amam ao Senhor. (Rm 8.28)

 

II. Porque a caverna não é o meu lugar; (9,10)

 

O texto nos afirma que quando chegou ao monte Horebe, Elias entrou numa caverna e ali passou a noite (19.9). Algo que me chama a atenção foi a pergunta que Deus lhe fez ao encontra-lo dentro da caverna: “Que fazes aqui Elias?” A pergunta nos revela o espanto de Deus por encontra-lo em lugar que era para ele não estar! Deus não o mandou entrar na caverna! A resposta de Elias para Deus diante da pergunta, revela a visão de si próprio. Elias está dando para Deus a resposta da auto comiseração, da auto piedade. Ele ressalta os seus valores como servo de Deus, contudo na resposta ele é o centro, pois só vê a si mesmo.  (Observe, que no versículo 18 do texto em foco, após Elias ser curado pelo Senhor, vermos Deus revelando a ele que tinha preservado com vida em Israel sete mil servos fieis que não haviam se dobrado a Baal.)

 

Há muitos enclausurados em cavernas. Os problemas e dificuldades foram grandes em suas vidas e optaram por se esconder nas cavernas que podem ser: do medo, do egoísmo, da falta de perdão, da auto imagem negativa e tantas outras que podem nos levar aos caminhos da angústia, sofrimentos e até mesmo depressões profundas. Eu não sei o que aconteceu como você e que o levou a entrar nessa caverna, mas posso te dizer com toda a certeza, que esta caverna não é o teu lugar. Assim como Deus falou com Elias, nesse momento ele te diz: “...sai para fora, e põe-te neste monte perante o Senhor” (19.11). Sair para fora implica uma tomada de decisão! Implica a atitude que Deus quer ver em você, para agir de forma plena respondendo aos anseios do seu coração. Em nome de Jesus saia para fora, pois essa caverna não é o teu lugar.

 

III.   Você precisa sair da Caverna; (11-14)

 

Lendo o versículo 11 vemos Deus dizendo para Elias: “E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o Senhor” – Elias precisou sair da caverna para ouvir a voz de Deus e ser curado pelo Senhor. Assim também precisa acontecer conosco! Somente através de uma atitude de fé em meios aos muitos problemas que enfrentamos e tendo a coragem de sair para fora da caverna é que receberemos a cura completa do Senhor. Enquanto você se mantiver preso aos seus dilemas e impossibilidades dentro desta caverna de limitações, Deus não poderá agir em sua vida. Em nome de Jesus, rompa com todas as impossibilidades que o cercam nesse momento e num passo de Fé, saia para ouvir e receber o melhor que Deus já tem preparado para você.

 

Sair da caverna implica...

 

ü Saber exatamente onde Deus está;

 

Perceba que antes de Elias sair, diante da grande manifestação sobrenatural, Deus não estava: nem no vento forte que quebrava as pedras, nem no terremoto, nem no fogo, mas ele o encontrou numa brisa suave, que o envolveu e ministrou ao seu coração tudo o que precisava ouvir para ser curado. (19. 11-13)

 

ü Ouvir Deus e se envolver de forma plena em seus cuidados. (Um Deus que ama e cuida dos seus)

 

ü Receber a cura completa que vem de Deus! (Elias foi curado pelo Senhor, pois ao ser confrontado novamente com a razão de estar na caverna, agora já curado e restaurado por Deus ele apresenta os motivos, contudo, agora com segurança e confiança no Senhor. (19. 13,14)

 

IV.    Porque mesmo apesar das fraquezas e fragilidades humanas, Deus cumpre os seus propósitos na vida dos seus filhos;

 

Agora curado e restaurado pelo Senhor...

 

Elias voltou pelo caminho deserto de Damasco por ordem do Senhor para:

 

ü Ungir a Hazael rei sobre a Síria;

ü Ungiu a Jeú rei de Israel;

ü Ungir a Elizeu como profeta para sucedê-lo.

 

Eu não tenho dúvidas de que Deus tem grande obra a realizar em você e através de você. É propósito do Senhor que através da sua história de vida, multidões possam receber a Glória e salvação de Cristo. Então creia! Mesmo sendo confrontado com suas fraquezas e limitações, confia no Senhor, pois os Seus planos jamais serão frustrados em você e através de você.

Conclusão:

 

            Que esta graciosa palavra que vêm do coração de Deus, possa ser o alimento espiritual que te fortalecerá e confirmará o querer de Deus e sua plena vontade para a sua vida, família e ministério. Deus te abençoe rica e abundantemente em nome do Senhor Jesus.

 

 

_____________________________

Pr. Waldyr do Carmo

IGREJA CASA DE ORAÇÃO DA CEHAB

Itaperuna/ RJ


Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!