Page Nav

GRID_STYLE

OS TRÊS TEMPOS DA SALVAÇÃO

  OS TRÊS TEMPOS DA SALVAÇÃO Textos: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das o...

 

OS TRÊS TEMPOS DA SALVAÇÃO

Textos:

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” (Ef 2:8,9)

“Mas já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos; o qual nos livrou de tão grande morte, e livra; em quem esperamos que também nos livrará ainda, (2 Co 1:9,10)

Introdução:

A salvação, ministrada por Cristo Jesus na vida daquele que creu é um ato sobrenatural e divino. Através do perdão de Cristo, aquele que estava morto espiritualmente e condenado a viver a eternidade longe de Deus no inferno, se encontra livre das algemas do pecado e vive na certeza da sua morada nos céus com Jesus (Ef 1.13,14). Essa é a maravilhosa Graça de Deus ministrada na vida daqueles que tiveram um encontro real com Cristo.

À luz da Palavra de Deus, estaremos aprendendo sobre os três tempos da Salvação na vida daqueles que verdadeiramente aceitaram a Cristo como único Senhor e Salvador de suas vidas.

I.   NO PASSADO – Justificação – Fomos salvos da penalidade do pecado;

 

Observe os textos abaixo:

 

- “A tua fé te salvou” (Lc. 7:50).

 

“Pela graça fostes salvos por meio da fé” (Ef. 2:8).


“... que nos salvou e chamou com uma santa vocação” (2 Tim. 1:9).


“... salvou-nos segundo Sua misericórdia” (Tito 3:5).

 

Perceba que esses textos mencionados revelam a Salvação como uma obra terminada no passado.

 

No livro de Romanos 5.12, lemos que: Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”.

 

Em Romanos 3. 23 lemos que: “...todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

 

Com a entrada do pecado no mundo, através dos nossos primeiros pais “Adão e Eva”, o pecado passou a todos os homens. Todo ser humano já nasce com a maldição do pecado e é por essa razão que a Bíblia nos afirma, que todos pecaram e afastados estão da glória de Deus. Esse é o chamado pecado adâmico. O maravilhoso é saber pela Palavra de Deus, que quando um pecador se arrepende e entrega o controle total da sua vida aos cuidados de Cristo, ele é perdoado e justificado pela Graça de Deus. Toda a condenação que depunha contra essa pessoa no mundo espiritual é quebrada e anulada pelo sangue de Cristo (Colossenses 2. 13-15). É Cristo, justificando o pecador arrependido, salvando-o no seu passado de delitos e pecados.

 

O que é Justificação?

 

Para colocar de forma simples, justificar significa declarar justo; fazer alguém justo diante de Deus. Justificação é quando Deus declara justo todo aquele que recebe a Cristo, baseado na justiça de Cristo.

 

Romanos 3:21-26 nos fala claramente sobre a justificação

 

- Romanos 5.1

- Romanos 8. 1,2

- Romanos 3.24

 

Desta forma, aquele que foi salvo pode em Cristo Jesus afirmar: “...nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte”. (Romanos 8. 1,2)

 

Se você já entregou a sua vida a Cristo e o aceitou verdadeiramente como Senhor e Salvador pessoal, descanse no perdão do Senhor. Você foi salvo por Cristo Jesus no seu passado e portanto, você não deve nada mais para o reino das trevas. Jesus Cristo, aquele que morreu e ressuscitou vencendo a morte e o inferno, já pagou na crus do calvário todas as suas dívidas do passado e declarou a sua vitória!

 

II.  NO PRESENTE - Santificação – Salvação do poder do pecado;

 

“A palavra da cruz é loucura para os que se perdem; mas, para nós que estamos salvos (estamos sendo salvos) é o poder de Deus” (1 Cor. 1:18).

 

O particípio grego na passagem acima está no tempo presente e denota “aqueles que estão sendo salvos, o ato... estando em progresso, não completado” (E. P. Gould).

 

É com referência ao tempo presente da salvação que Filipenses 2. 12 afirma, quando diz: “Operai a vossa própria salvação com temor e tremor”. O sentido desta passagem é que os crentes filipenses tiveram de efetivar em suas vidas a nova vida que Deus implantara nos seus corações.


Uma vez sendo salvos pela graça de Cristo, aquele que creu precisa buscar a santificação que vem de Deus. Esse é um processo constante em nossas vidas, pois ainda que salvos, estamos limitados por um corpo carnal e que luta contra o Espírito que nos selou para a Salvação. Veja o que a Palavra de Deus nos diz em Gálatas 5. 17 e 18: “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei”.


Fomos justificados por Cristo no contexto do pecado adâmico, contudo, ainda presos em nossa natureza carnal, precisaremos lutar contra os desejos dessa carne que todos os dias quer nos levar às velhas práticas pecaminosas. Louvamos a Deus, porque temos a mente de Cristo (I Co 2.16) e fomos selados com o Santo Espírito do Senhor. Portanto, não estamos sozinhos nessa batalha diária. Ao nos entregarmos por completo ao conhecimento da Palavra e sendo encontrados íntimos de Deus em oração e entrega diária, seremos encontrados santos e glorificando ao Senhor com nossas vidas.

 

Textos referentes à santificação para a sua meditação:

 

- Salmos 119. 11

- I Tessalonicenses 4.3 e 7

- Hebreus 12.14

- I Pedro 5.8

- I Pedro 1.15.

- II Co 5.17

- Romanos 6. 12-14

- Efésios 5.18

 

O Porco e o pássaro

 

Antes de nossa Salvação em Cristo, a nossa natureza era como a do porco.

 

Você já observou como o porco gosta da lama? Por mais que você dê banho, coloque perfume e um “traje de gala” nele, você o verá correndo sempre para a lama. Desta forma, éramos nós antes de conhecermos a Cristo. Vivíamos e sempre voltamos para a lama do pecado.

 

Porém, quando Jesus entrou em nossa vida, nossa natureza mudou à semelhança do Pássaro. Perceba que o passarinho também pode se sujar, contudo fica incomodado e rapidamente busca se limpar, quando isto acontece. Ele dá um voo rasante onde houver alguma água ou tenta limpar suas asas com o bico, pois não suporta ficar sujo por muito tempo.


Assim é a vida daquele que foi salvo pela Graça de Cristo: quando peca, isto o incomoda, pois o Espírito Santo que o convence do erro. Ele busca se "limpar", através da confissão do pecado (I João 1.9) e volta à prática do que Deus quer; pois foi chamado para ser luz do mundo e sal da terra (Mateus 5. 13-16).

 

III. NO FUTURO – A glorificação – Salvação da presença do pecado.


 Aleluia irmãos! Nós os que fomos libertos da pena do pecado através da Salvação outorgada por Cristo Jesus, vivemos na viva esperança da Glória Deus (I Pedro 1.3).

Que maravilha irmãos! Os salvos em Cristo estão seguros quanto ao seu futuro, pois foram salvos para uma vida eterna com Cristo na glória! Esta é a viva esperança que está ancorada no passado, pois Cristo ressuscitou dos mortos (Mt 28.6); Se manifesta viva no presente, pois Cristo está vivo (Colossenses 3.1) e perdurará por toda a eternidade, pois Cristo assim prometeu a todos os seus (João 3.16; 4.14; 5.24; Romanos 6.22; I Coríntios 15.23; I João 3.2)

É maravilhoso ver a descrição que Deus nos dá desta viva esperança na primeira carta do apóstolo Pedro 1.4, quando nos afirma: "uma herança que não pode ser destruída, que não fica manchada, que não murcha e que está reservada nos céus para vocês".

A esperança de Cristo na vida daquele que creu, nunca será tocada pela morte, manchada pelo mal ou desfeita com o tempo; Ela está guardada e preservada por Deus nos céus para os seus filhos. Breve Jesus voltará! (I Tessalonicenses 4. 15-18)

Textos referentes à Glorificação para a sua meditação:

 

- 1 Cor. 15:50,55

- Efésios 1.13,14

- Filipenses 3. 20,21

- Romanos 13. 11,12

- Apocalipse 6. 9-17

- I João 3.2


 Conclusão:


             Jesus nos afirma em João 10. 27,28: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.


             Como servo de Deus que foi verdadeiramente lavado e remido pelo precioso sangue de Cristo, descanse em Deus! Cristo Jesus é a nossa Rocha firme e segura. Através do seu sacrifício na cruz, Ele venceu a morte e o inferno para fôssemos livres da condenação eterna. Ele nos salvou no passado, presente e futuro. Nele estamos seguros.

 

____________________________

BIBLIOGRAFIA

 

·  Bíblia Sagrada

·  Site gotquestions.org

 

Pr. Waldyr do Carmo

IGREJA CASA DE ORAÇÃO CEHAB

Itaperuna/ RJ


Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!