Page Nav

GRID_STYLE

Liderança Eficaz - Parte VII

8 – CAPACITAÇÕES CONSTANTES NA VIDA DO LÍDER                 Os processos de mudanças no mundo estão cada vez mais acelerados. Houve...


8 – CAPACITAÇÕES CONSTANTES NA VIDA DO LÍDER

                Os processos de mudanças no mundo estão cada vez mais acelerados. Houve um tempo em que as mudanças aconteciam de 100 em 100 anos (séculos). Com os avanços tecnológicos, chegou-se ao período em que as mudanças passaram a acontecer de 10 em 10 anos (décadas).  Atualmente as mudanças estão acontecendo num processo extremamente acelerado. O mundo hoje passa por mudanças diariamente. São os resultados da globalização e dos avanços tecnológicos. No contexto dessa realidade está a Igreja do Senhor Jesus. Precisamos entender que os princípios do Evangelho não mudam, mas o mundo, culturas, tendências e contextos mudam. Essa realidade se torna, então, um grande desafio para aqueles que almejam a liderança ou estão liderando. É preciso liderar de forma contextualizada e para isso acontecer, de fato, o líder precisa estar constantemente na busca de suportes e ferramentas para a sua liderança. Ele precisará se reciclar sempre.
Como fazer?

Algumas sugestões para um bom processo de reciclagem

+ Estar envolvido e levar a igreja a se envolver de forma efetiva com a obra de evangelismo e missões:

·         fazer cadastros em agências missionárias;
·         trazer seminários para a Igreja local;
·         participar de congressos que tratem especificamente de missões;
·         buscar sempre ferramentas que o mantenham sintonizado com o avanço do Evangelho no mundo (dados estatísticos).

+ Fazer cursos e seminários que tratem especificamente da liderança.
                                                                                                                                                                
+ Buscar envolvimento constante com a leitura de livros.

+ Fazer cursos de informática.

+ Buscar, de forma prática, noções de conhecimentos de outros assuntos e temas. Para isso é importante:

·         contato com revistas não só evangélicas, mas também seculares;
·         contato constante com noticiários. O que está acontecendo no Brasil e mundo?

9 – MATURIDADE NA VIDA DO LÍDER (SL. 131)

                A maturidade na vida do líder é fundamental. Não se concebe alguém estar no cargo de liderança sem ter a maturidade necessária para tal. Diariamente aquele que é líder é confrontado com os mais diferentes contextos e situações. Daí a necessidade de que essa vida seja capacitada (madura) para gerir tais situações e ver as soluções sendo instauradas no contexto da liderança.
Estaremos abordando alguns pontos que são relevantes e necessários na vida do líder maduro.

       - Relacionar-se bem

              No livro de Gálatas 5.22,23 vemos que na vida do servo de Deus há a produção do “Fruto do Espírito”. Se observarmos atentamente, veremos que todas as atitudes que são manifestas através do Fruto do Espírito estavam presentes na vida do Senhor Jesus quando esteve entre nós. Afirmamos, portanto, que Jesus é o nosso maior exemplo e somente Ele pode manifestar o Fruto do Espírito em toda a sua plenitude. Uma vez que fomos selados com o Espírito Santo (Ef. 1.13,14), é necessário que produzamos também o Fruto do Espírito. As atitudes apresentadas as quais são amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio se manifestam na área dos relacionamentos. Assim sendo, o líder, como servo autêntico de Deus e exemplo para os liderados, precisa desenvolver bons relacionamentos.  Isso só será possível se houver em sua vida a produção do Fruto do Espírito.

      - Saber perdoar

               O maior exemplo de perdão que temos na Palavra de Deus é o do próprio Senhor Jesus. Durante seu ministério, Ele tanto ensinou como praticou o perdão. Mesmo na hora de sua morte, Jesus não se esqueceu do valor do perdão e afirmou: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc 23.34). Como servos do Senhor Jesus, precisamos estar prontos para perdoar. O líder que lidera com eficácia sabe que precisa estar sempre aos pés de Cristo. Ele sabe que precisa refletir o caráter de Cristo aos seus liderados. Através do perdão ele cresce, é abençoado e abençoa vidas.

      - Ter o controle da língua

               Controlar a língua não é fácil. A Bíblia a compara com uma pequena fagulha que pode incendiar uma grande floresta (Tg 3.5). O líder que deseja ser bem sucedido precisa, em submissão a Deus, buscar o controle da língua. Uma palavra mal falada, uma calúnia, uma fofoca pode produzir grandes estragos. Famílias inteiras podem ser destruídas. A igreja pode ser profundamente abalada. Os prejuízos podem ser grandes. De forma imparcial e controlando o que fala, o líder deve conduzir o grupo para o alcance dos objetivos.

      - Ser bem resolvido emocionalmente

               Quando penso em maturidade, sou sempre levado ao Salmo 131.  Nesse salmo Davi usa uma expressão que é chave de todo o contexto. Ele diz no versículo 2: “Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo.” Observe que a alma de Davi tinha desejos, ela tinha vontades, contudo ser um rei maduro exigia dele o controle das emoções. Ele observa que assim como uma criança que havia sido desmamada já não necessitava mais do leite materno, podendo se alimentar de comida sólida e já tomar decisões, assim também ele havia crescido interiormente. Ele agora era um homem maduro.
28
               Um dos pontos altos da imaturidade na vida de uma pessoa é a falta de controle das emoções. Há pessoas que são descontroladas e, no âmbito das emoções e tomada de decisões, vivem num emaranhado completo, sem ter um norte e uma postura que gere segurança para os que caminham ao lado delas. É importante que o líder seja uma pessoa resolvida emocionalmente. Só assim ele terá condições de ajudar e orientar aqueles que estão sob sua liderança.

      - Conseguir tomar decisões em momentos de conflitos

               Há momentos em que a tensão e os conflitos são grandes. Entretanto os liderados esperam que o líder tome decisões, mesmo nesses momentos. Como fazer então?

v  Dependa exclusivamente de Deus. Busque sempre o Senhor em oração e nesses momentos o Espírito Santo o ajudará na tomada de decisões.
v  Não tome decisões com o coração, tome-as com a razão.
v  Ao tomar decisão, esteja atento aos princípios bíblicos que não devem ser quebrados.
v  Decida na certeza de que Deus o está orientando e de que tal decisão é a melhor para o grupo.

     - Saber compartilhar

               Saber compartilhar é demonstração de amor (Mt.22.37-39). O líder precisa compartilhar seus conhecimentos, seus sonhos, seus projetos com o grupo.  É dessa forma que haverá união, unidade  e crescimento que gere o alcançar dos alvos propostos. Há líderes que são egoístas e não compartilham. O resultado é o aniquilamento e estagnação do grupo, gerando, assim, uma liderança frustrada. Compartilhar é característica fundamental na vida do líder que almeja uma trajetória de sucesso.

     - Saber ouvir os liderados

               Essa é uma condição fundamental para o ministério daquele que lidera. Os liderados têm seus anseios, questionamentos, dúvidas, sugestões e outros. De forma natural, na expectativa de serem supridos, se apresentarão sempre para falarem com o líder. É preciso, então, saber ouvir. É preciso dar atenção aos liderados. Essa postura contribui positivamente tanto para o líder quanto para os que estão submissos a ele. Isso gera crescimento na vida de todo o grupo.

     - Saber dizer “não”

              Um líder que diz sim para todos que se apresentam a ele, fatalmente terá seu ministério fracassado. Não é fácil, mas, às vezes, é necessário dizer “não”. Muitas vezes sabemos que não dará certo, que os problemas virão e que todo o grupo será prejudicado, mas, diante de um pedido, acabamos dizendo “sim”.

     - Saber lidar com as críticas positivas e negativas

               Normalmente amamos ouvir críticas positivas, mas quando elas são negativas não gostamos. O líder precisa ser maduro o suficiente para saber lidar com essas questões. Ele não só precisa saber ouvir críticas, como também precisa criticar a si mesmo. Em alguns momentos, as críticas serão positivas, mas não refletirão a verdade dos fatos. Em outros, elas serão negativas e, da mesma forma, não refletirão a realidade. Por outro lado, o líder ouvirá críticas positivas que corresponderão aos fatos e também negativas que refletirão a verdade. Se for um líder maduro, saberá lidar com esses contextos e estará sempre em avaliação, buscando uma postura de melhoria e crescimento para si e o grupo que lidera.

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!