Page Nav

GRID_STYLE

Curso de evangelismo - Parte VIII

XII – Evangelização de Massa             Esse é o método onde o indivíduo é alcançado no grupo, quer seja esse grupo grande ou pequen...

XII – Evangelização de Massa

            Esse é o método onde o indivíduo é alcançado no grupo, quer seja esse grupo grande ou pequeno. Mesmo sendo um projeto onde a mensagem é direcionada ao grupo, o Espírito Santo age e toca no pecador de forma individual. O evangelizador ministra ao grupo, para alcançar o(s) indivíduo(s).

Exemplos de alguns tipos de evangelismo de massa

   ü  Cultos de ar livre

Diretrizes para a realização de um culto ao ar livre

·      Planejamento

O planejamento é fator fundamental para o sucesso do trabalho. Não adianta improvisar e levar um grupinho despreparado para ir cantar num cantinho da praça.
                                  
Providências que devem ser tomadas;

                                   - A igreja deve ser preparada para se envolver com o projeto.

É importante que se conscientize toda a igreja. Ela precisa acreditar no projeto e se envolver nele. Pregar sermões sobre o assunto ajuda muito na conscientização.

                                   - Formação das equipes que irão trabalhar em cada setor.

É importantíssimo à igreja ter um departamento de evangelismo. Promover toda a estrutura e organização deve ser responsabilidade do diretor de evangelismo.
Cada área em que houver cuidado especial, poderá requerer uma equipe própria.

# Dependendo da estrutura do evento e importância da praça, poderá ser exigida a licença (autorização pública) para a realização do mesmo.

# Serviço de Som – É importante ter uma equipe e equipamentos à altura da proposta do evento.

# Divulgação – Uma boa divulgação através de carros volantes, folhetos, rádio e outros é ferramenta fundamental.

# Equipe de evangelistas que estarão atuando durante o evento, na entrega de folhetos aos transeuntes.

                                      - Escolha do local

                     Dependendo do local escolhido, a estrutura apresentada acima será adaptada ao contexto. Contudo, deve-se escolher previamente o local da reunião. É importante que a igreja saiba como chegar ao local, o que deve ser previamente anunciado a toda a congregação.

            - O programa

                     Deve ser elaborado previamente. Dentre as providências que devem ser tomadas, a escolha do pregador é fundamental. O pregador escalado deve se esmerar no preparo da mensagem e a igreja deve ter também preparado um substituto, para o caso de uma emergência. O preparo da parte musical é também fundamental. Ex: Haverá música para o povo cantar? Solos? Conjuntos ou outras participações especiais? É fundamental que essa estrutura esteja preparada antes. Também podem ser incluídas poesias e outros, mas sempre dentro do contexto da evangelização.
      
            - Literatura

É importante que o tema do folheto que será distribuído, esteja no contexto do tipo de ouvintes que vamos ter. Os folhetos devem estar personalizados com nome, endereço da igreja e programação da mesma.

                                      - Aconselhamento

              É fundamental que se tenha uma equipe de aconselhamento preparada para atender aos novos decididos e outras necessidades. São esses irmãos que farão a ponte entre a igreja e essas pessoas que poderão se tornar membros da igreja no futuro.

   ü  Aspectos físicos do Ar Livre

          - Arranjo dos participantes

                          Os participantes (pregador, cantores e outros) devem estar posicionados em lugar de destaque visual. Havendo coreto, esse é o melhor lugar para estar. A assistência deverá ficar na parte mais baixa, voltada para os participantes. Não havendo coreto ou lugar ou contexto que possa criar distinção física do local, a assistência deverá formar uma meia lua e os participantes se colocarão no meio, de tal forma que os visitantes que forem chegando, completem o círculo.

- Som

                          Deve-se testar o som antes. É importante que se tenha alguns equipamentos de reserva tais como: microfones, cabos, baterias, encordoamentos de guitarra ou violão e outros.

- Placa indicativa

                          Uma placa indicativa montada sobre um tripé que possa ser um identificador aos frequentadores da praça, poderá ser muito útil. Essa placa marcaria que o movimento que está acontecendo é evangélico.

   ü  Principais elementos do programa

          - Recursos audiovisuais

                          É fundamental que o culto ao ar livre seja atraente, dinâmico e espiritual ao mesmo tempo. Nele podem constar fantoches, teatro, data show e outros que sejam fomentadores de uma melhor resposta aos ouvintes.

          - Músicas

                          As músicas devem estar em consonância com o tema do programa geral.

          - Mensagem

                          Deve ser curta e objetiva. O pregador deve primar pelo tempo máximo de 15 minutos e usar de frases curtas, simples e claras. Essa estratégia é importante, pois em lugares públicos as pessoas estão em constante movimento. Essa dinâmica cria condições para que o transeunte ouça e entenda as frases que estão sendo citadas.

          - Texto bíblico

                          O texto bíblico lido pelo dirigente poderá ser o mesmo do pregador. Contudo os textos escolhidos devem ser curtos e simples em sua compreensão. Eles devem dizer por si mesmos, para facilitar a compreensão dos ouvintes. Durante a mensagem, o pregador deverá repetir várias vezes o texto. Isso ajudará para que o texto fique gravado na mente dos ouvintes.

          - Distribuição de literatura

                          As literaturas devem ser distribuídas antes do culto e no momento do apelo final. Entretanto, se algum ouvinte sair antes do término, a equipe da literatura deve estar preparada para entregar a essa pessoa um folheto. Não se deve distribuir literatura durante o culto, pois provocaria ruídos e a comunicação não atingiria os objetivos. Todavia é importante que se tenha um ou dois membros da equipe distante do culto para que possa fazer a distribuição a pessoas que estão afastadas ou transitando na rua.

          - O apelo

                          É importante que se faça o apelo. É o momento da resposta do ouvinte à mensagem que foi pregada.

                          Primeiro deve-se convidar as pessoas a aceitarem a Jesus como Salvador. Numa segunda oportunidade, munido de novos testamentos ou outros, deve-se convidar aqueles que gostariam de receber a literatura.

          - Encerramento

                          No encerramento, após oração final, o dirigente agradecerá aos ouvintes e dará o endereço da igreja, assim como horários dos cultos. Havendo tempo, o dirigente poderá  dizer que a equipe de aconselhamento estará à disposição para oferecer maiores esclarecimentos sobre a mensagem e sobre o evangelho.

Conclusão:

                          É fundamental levar a sério o culto ao ar livre. Com cuidado e esmero, através desse tipo de evangelismo de massa,  a igreja conseguirá muitos frutos.

______________________________
BIBLIOGRAFIA

Baseado no livro - Evangelismo Total de Damy Ferreira – Editora JUERP



Chegamos ao final da oitava parte do curso. Louvamos ao Senhor por suas misericórdias e graça. Em breve postaremos a nona parte.

Que Deus o abençoe rica e abundantemente,

Em Cristo Jesus,

Pr. Waldyr do Carmo

Igreja Casa de Oração Cehab

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!