Page Nav

GRID_STYLE

Quem se dispõe a edificar?

Leitura bíblica: Esdras 1 Versículos-chave: Esdras 1. 3 e 5 – “Quem há entre vós, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusa...

Leitura bíblica: Esdras 1
Versículos-chave: Esdras 1. 3 e 5

– “Quem há entre vós, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém, que é em Judá, e edifique a Casa do Senhor, Deus de Israel; Ele é o Deus que habita em Jerusalém... Então, se levantaram os chefes dos pais de Judá e Benjamim, e os sacerdotes, e os levitas, com todos aqueles cujo espírito Deus despertou, para subirem para edificar a Casa do Senhor, que está em Jerusalém.”


Edificar é construir, fundar. Lançar bases não é algo fácil de se fazer. Os fundamentos de uma construção precisam ser sólidos, firmes, confiáveis. Isso dá trabalho, muito trabalho. Sendo assim, poucos se dispõem a fundamentar obras, principalmente as espirituais.
Quando Ciro, o rei da Pérsia é despertado pelo Espírito do Senhor e conduz os judeus de volta à sua pátria, fornecendo todos os subsídios para o retorno que redundaria na reedificação do templo e dos muros, encontramos o registro de que quase 50.000 pessoas fizeram essa jornada de volta à Jerusalém. Lemos no versículo 5 do primeiro capítulo de Esdras que aqueles cujo espírito Deus despertou, se levantaram para subirem a edificar a Casa do Senhor. Esse número, porém, era inexpressivo se comparado ao quantitativo do povo que foi para o exílio. Se retornarmos ao livro dos Reis, leremos que Nabucodonozor transportou TODA A JERUSALÉM para a Babilônia, deixando apenas a parte pobre do povo ( II Reis 24.14a). Um comentário que li na Bíblia Explicada de S.E. McNair chamou-me a atenção e me fez ver que a história se repete ao longo dos tempos. Eis o comentário:”Esdras seguiu e restabeleceu a Lei e o ritual. Mas a maior parte do povo, e muitos dos príncipes, ficaram ainda na Babilônia e na Assíria, onde prosperavam. Estes livros depois do cativeiro ocupam-se com esse fraco restante dos que tinham o coração voltado para os interesses divinos.” Ah! Quantos cristãos têm optado por permanecer na Babilônia até hoje, cuidando de seus próprios interesses! A prosperidade sinalizada pelo mundo, pela vida secular tem cegado a muitos e são poucos os que se dispõem a voltar à Jerusalém e colocar a “mão na massa” para ajudar na construção do edifício de Deus. Esse quadro composto por uma fraco restante se vê “pintado” em nossos dia também. A história é a mesma. Quanto há para ser feito! Entretanto quanta carência observamos de vidas comprometidas com o Reino de Deus! Peço ao Senhor que meu coração seja contado entre os que estão voltados para os interesses divinos. O deus deste século tem cegado o entendimento de muitos filhos de Deus os quais empregam seu tempo, dons e talentos apenas em benefício próprio. Será que não dá para repartir um bocado do tempo com o serviço do Senhor? Dons até os ímpios recebem, como percebemos ao longo da história da humanidade surgirem grandes compositores, cientistas, inventores que fizeram a diferença e marcaram o seu tempo, mas a unção que é o dom revestido com o poder de Deus é só para aqueles cujos corações desejam o Senhor!Esses, sim, podem fazer diferença na vida, na história da humanidade também, no entanto, não apenas no tempo presente, mas no que há de vir, que vai além da vida física, no tempo espiritual, para a eternidade. Deus quer contar comigo e com você. Façamos parte desse grupo, em Nome do Senhor Jesus!

Rônia Malafaia

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!