Page Nav

GRID_STYLE

Lições da Arca de Noé - Parte VII

ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO Leitura bíblica: Romanos 15.1 a 13 . Versículos-chave: Romanos 15.2 – “Portanto, cada um de nós agrade ao p...



ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO

Leitura bíblica: Romanos 15.1 a 13
.
Versículos-chave: Romanos 15.2 – “Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para a edificação.”
.
Hebreus 13.16 – “Não negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação; pois, com tais sacrifícios, Deus se compraz.”
     Todos os sobreviventes do dilúvio estavam no mesmo barco. Não havia mais ninguém em outro lugar. O que fariam a não ser viver em harmonia, de maneira que tudo fluísse da melhor forma possível? Imaginem se Noé e seus filhos começassem a se desentender por causa do serviço a ser realizado dentro da arca! Certamente, em algum momento, um ou outro deveria abrir mão de seu ponto de vista sobre o que deveria ser feito e como deveria ser feito, em função da opinião do outro. Com certeza, o trabalho era dividido igualmente para que ninguém se cansasse além da conta, enquanto alguém estivesse à toa. Obviamente, cada um desempenhava uma tarefa: um tratava dos animais, outro limpava a sujeira que eles faziam, outro preparava o alimento da família, enfim, havia trabalho para todos. Se não houvesse parceria, o caos se instalaria. Podemos deduzir que todos trabalhavam unidos para manter a ordem no interior da arca, já que do lado de fora só havia destruição.
     Viver em espírito de cooperação na comunidade cristã na qual estamos inseridos é a melhor opção. Se cada um fizer a sua parte, se esmerando em fazer o melhor, e considerando o outro sempre superior a si mesmo, a obra do Senhor crescerá. Estamos todos num grande barco, o barco dos que foram remidos pelo sangue do Senhor Jesus Cristo, e precisamos atuar em parceria, em unidade, de forma que mais e mais pessoas embarquem nessa arca conosco.
       Como criar um ambiente amistoso entre nós? Agradando ao próximo no que é bom para a edificação, para o crescimento e não negligenciando a prática do bem e a cooperação, visto que isso agrada a Deus. Quando Ele se compraz no andar do Seu povo, derrama bênçãos sobre a congregação, o que gera crescimento.
     Temos que viver o mais harmonicamente possível, pois temos dito e cantado que a nossa unidade irá trazer a glória do Senhor. Um planta, outro rega, outro colhe. Não é isso que se lê em I Coríntios capítulo 3? Lemos ainda, no mesmo capítulo, que o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho. Isso, porque de Deus somos cooperadores; lavoura Dele; edifício levantado por Ele somos nós. Não só é excelente, como é indispensável para o crescimento da obra do Senhor que os cristãos vivam em comunhão, absolutamente entrosados. Nossa sobrevivência depende muitas vezes da sobrevivência daquele que está ao nosso lado, por isso zelemos pelo bem-estar de todos.


Rônia Malafaia
Membro da Casa de Oração da Cehab



Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!