Page Nav

GRID_STYLE

O Espírito Santo na vida do crente

O ESPÍRITO SANTO NA VIDA DO CRENTE João 14.15,17 Introdução:             No texto temos uma promessa de Cristo de que o Espírit...

O ESPÍRITO SANTO NA VIDA DO CRENTE

João 14.15,17

Introdução:

            No texto temos uma promessa de Cristo de que o Espírito Santo seria enviado à Sua Igreja e estaria para sempre com os cristãos.
            Jesus afirma que rogaria ao Pai. Entendemos, então, que, através de Cristo, Deus estaria enviando o Seu Espírito à Igreja.

            Em Atos 1.8 vemos que a vinda do Espírito Santo daria poder à Igreja de Cristo levando-a a testemunhar “... até os confins da Terra.” Esta promessa se cumpriu no dia de Pentecostes (Atos 2.1...). O Espírito Santo veio habitar nos cristãos.
           
            Com a conversão e o recebimento do Espírito Santo, o cristão passa a ser templo do Espírito Santo (1 Co 3.16). O corpo do cristão é a Casa de Deus. Ele passa a habitar através do Seu Espírito na vida daquele que se converteu a Cristo.

            O Espírito Santo age de forma especial na vida do cristão:

I - Ele consola o cristão (Jo. 14.16,17)

Para se consolar é preciso estar ao lado de alguém. O Espírito Santo nos conforta, nos alivia, nos dá a certeza da vitória. Ele é o nosso consolador.

II -Ele guia o cristão em toda a verdade ( Jo.16.13 )

O homem sem Deus não sabe para onde está indo. Vive perdido neste mundo, em meio às mentiras do inimigo. O cristão sabe em quem ele tem crido. Ele creu em Jesus, que é o autor e consumador da nossa fé. O servo de Deus tem a certeza da presença do Espírito Santo de Deus em sua vida. (Ef 1.13,14). Esse maravilhoso Espírito guia seus servos a toda a verdade. Que maravilha! O cristão sabe para onde está indo. Sabe também que não está na mentira, no engano. Ele está com Jesus! Ele tem O Espírito Santo de Deus em sua vida.

III - Ele nos ensina todas as coisas e nos faz lembrar o que o Senhor nos ensinou (Jo.14.26 )

O cristão tem um professor por excelência! Ele tem O Espírito Santo de Deus que lhe ensina todas as coisas. A vida do servo de Deus é de constante aprendizado. Aprendemos na Palavra e no viver. Aprendemos sempre, e o melhor, aprendemos com a presença viva do Espírito Santo de Deus em nossas vidas. Deus quer o melhor para os Seus filhos. Ele quer que cresçamos na graça e no conhecimento do nosso Senhor Jesus Cristo. O Espírito Santo nos ensina e nos faz também lembrar daquilo que Ele nos ensinou. 

IV - Ele capacita o crente com o poder, para testemunhar de Cristo (At 1.8)

O cristão está capacitado com o poder dado pelo Espírito Santo para testemunhar de Jesus aos perdidos. Esse poder nos dá coragem de, mesmo diante das dificuldades, não negarmos o nome do Senhor Jesus, mas sim proclamarmos o nome Dele aos perdidos, mesmo em situações difíceis onde a perseguição aos cristãos é grande. Precisamos aproveitar a liberdade que temos em nosso país de falar de Jesus e anunciar o Evangelho de Jesus aos perdidos. Lembremos que o Espírito Santo já nos capacitou.

V - Ele intercede a Deus pelos crentes nas orações (Rm 8.26)

Muitas vezes o cristão passa por momentos que, humanamente, sente-se impossibilitado de falar com Deus. Ele deseja, ele precisa falar com o Senhor, mas não consegue, em razão das dificuldades que está vivendo. Amados, a Bíblia nos afirma que o Espírito Santo intercede a Deus por nós nas orações. O que entendemos é que Ele nos ajuda levando as nossas orações até o Senhor nosso Deus com gemidos inexprimíveis para que sejamos respondidos pelo Senhor.

VI - Ele santifica a vida dos crentes (Hb 12.14, Ef. 5.18)

O Espírito Santo opera a santificação na vida dos servos de Deus. O texto de Efésios 5.18, nos afirma: “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,...” Que maravilha irmãos! À medida que o servo de Deus afasta de sua vida o “vinho”, que representa os desejos da carne, as vontades do homem, naturalmente, esse servo de Deus é cheio pelo Espírito Santo. A santificação é operada e maravilhas acontecem nesta vida.

VII - Ele nos dá a certeza de que somos filhos de Deus (Rm 8, 16)

O servo de Deus tem agora a alegria de saber que o Espírito Santo que habita nele também testifica ao seu próprio espírito, trazendo a certeza de que realmente ele é um filho de Deus. É maravilhoso poder descansar nas promessas de Deus.

VIII - Ele nos dá a certeza da Salvação (Ef. 1.13,14)

Muitas pessoas afirmam para os cristãos: “Como você pode dizer que está salvo?” Na verdade não é o cristão quem afirma dele mesmo que está salvo, mas sim a Palavra de Deus. Os versículos citados acima nos mostram essa grande verdade. O Espírito Santo é concedido ao homem no ato da conversão, logo o próprio Espírito se torna o selo, ou seja, a garantia da salvação na vida daquele que aceitou a Jesus como seu único Senhor e Salvador.

IX - Ele concede os dons espirituais aos crentes (1 Co 12. 4 – 7)

A igreja é o Corpo do Senhor Jesus. Individualmente, cada cristão é um membro da igreja do Senhor (Rm. 12.5). Como organismo vivo de Deus, ela cumpre a sua missão através da participação de cada membro. Para o bom funcionamento e cumprimento do propósito da igreja, o Espírito Santo concede dons espirituais aos crentes, visando o bom desempenho da obra de Deus.

X - Ele manifesta o fruto do Espírito na vida do crente  (Gl. 5.22,23)

O fruto do Espírito Santo na vida do servo de Deus é a manifestação de atitudes de bênçãos que foram vividas por Jesus, enquanto esteve entre os homens na Terra. Uma vez tendo aceitado a Jesus como Senhor e Salvador, o novo crente agora, produzirá o fruto do Espírito, que é manifestado pelo próprio Espírito Santo na vida do cristão. As atitudes são em número de nove, e são vivenciadas nos relacionamentos. São nove atitudes que representam o fruto do Espírito.

Conclusão:

A Bíblia nos mostra outros pontos importantes da obra do Espírito Santo na vida do crente. Os que foram relacionados neste estudo devem, portanto, levar-nos a descobrir o que mais o Espírito pode realizar em nossas vidas.
Pr. Waldyr Silva do Carmo

Rua Avelino Honório de Miranda, 65 – Cehab – Itaperuna/RJ

BIBLIOGRAFIA

Bíblia Sagrada
FRANKLIN, Wilson. A Ação do Espírito Santo nas igrejas, Rio de Janeiro. Juerp.
         2000
Discipulado Novos Convertidos CPAD

Doutrinas Bíblicas Jonas Celestino.


 

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!