Efésios 5. 6-20

Introdução:

            Como anda seu contexto de vida? Suas atitudes, ações e decisões estão agradando ao Senhor? Você crê que Deus esteja recebendo sua vida como um ato de adoração genuína? Hoje à luz do texto que lemos, estaremos analisando o perfil do crente que agrada ao Senhor. Que Deus tenha misericórdia e através do nosso viver diário possamos ser encontrados de fato vivendo de forma a agradá-lo.

            O crente que agrada ao Senhor...

I – Conhece as implicações das obras das trevas e foge delas (vv 6,7);

            O verdadeiro servo de Deus não vive alienado quanto a realidade em que vive. Ele tem convicção de que está numa guerra espiritual e diante de tal contexto, precisa conhecer as implicações do mesmo e fugir de tudo aquilo que contamina sua vida espiritual. Ele sabe que os valores do mundo são carnais e pecaminosos! Portanto, como sal e luz da terra, a vida desse cristão precisa ser a diferença. A Bíblia nos que precisamos ser “santos” (I Pe 1.16); precisamos nos separar de tudo o que contamina e quebra a nossa comunhão com Deus. É desta forma que seremos encontrados agradando ao Senhor.

II – Anda na luz (v.18);

            Deus é luz e cada crente foi chamado para andar na luz. Para vivermos dessa forma precisamos estar em Cristo e primar por viver os valores imutáveis da Palavra de Deus. No Salmo 119.105 lemos: “Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra, e luz para o meu caminho”. Onde há luz não existem trevas, onde há luz a verdade é revelada. Fomos chamados para andar na luz! Isso agrada ao Senhor. Você tem andado na Luz que é Jesus?
           
III – Andar na vontade do Senhor (v.170);

            Qual é a vontade de Deus para a minha vida? Qual é a vontade Dele para a sua? Pensar na vontade do Senhor para conosco é caminhar na direção dos sonhos que Ele tem para as nossas vidas. O conhecimento da vontade do Senhor vem através da santificação; somente sendo encontrados íntimos de Deus é que ouviremos sua voz revelando a nós os seus intentos. Andar na vontade do Senhor é obedecer aos seus mandamentos! É caminhar seguindo os passos de Jesus na comunhão com Deus.

IV – Se deixa encher pelo Espírito (v.18);

            O vinho que o apóstolo Paulo menciona, não é bebida, pois a palavra foi direcionada à igreja do Senhor Jesus que estava em Éfeso. Esse “embriagar com vinho”, é quando o crente busca satisfazer suas próprias vontades, seus próprios desejos alimentando a sua própria carne. O resultado é o pecado reinando nesta vida e um grande atrofiamento espiritual sendo manifestado. Contudo, se a santificação é priorizada nessa vida, ele mortifica a carne e passa a “ser cheio do Espírito”.
Mortificar a carne é dizer não para tudo o que contamina a vida espiritual, é dizer não ao pecado. À medida que a carne é mortificada, o espaço para a ação do Espírito é gerado nesse coração.
A idéia do texto é a de um vaso que encontrado vazio vai sendo cheio até transbordar.

V – Viver o melhor de Deus como igreja na terra (vv19, 20);

            Os resultados dos valores mencionados acima são vistos de forma prática na vida da igreja. Uma comunidade onde o amor, a alegria, o louvor e a adoração são praticados de forma espontânea e natural. Uma igreja que pratica o perdão e cresce para a glória de Deus. Esse é o resultado que é visto na vida daqueles que agradam ao Senhor. Essa é a vontade de Deus para a vida da sua Igreja.
  
Conclusão:

Seu contexto de vida tem agradado ao Senhor? Hoje pudemos aprender que para agradá-lo é necessário conhecer as implicações das obras das trevas e fugir delas; Precisamos andar na luz, na vontade do Senhor, viver em santidade diante do Pai e ser encontrados, vivendo o melhor de Deus como igreja na terra.

É desta forma que seremos encontrados agradando ao Senhor! É assim que ofereceremos o melhor que temos àquele que é merecedor de todo o louvor e adoração.


Pr. Waldyr do Carmo
Igreja Casa de Oração Cehab - Itaperuna – RJ
            http://casadeoracaocehab.com.br
Axact

Axact

Vestibulum bibendum felis sit amet dolor auctor molestie. In dignissim eget nibh id dapibus. Fusce et suscipit orci. Aliquam sit amet urna lorem. Duis eu imperdiet nunc, non imperdiet libero.

Post A Comment: