Page Nav

GRID_STYLE

Vencendo a raposinha murmuração

  AS RAPOZINHAS NA IGREJA   ( Vencendo a Raposinha Murmuração)   (Cantares 2.11-16) Introdução:   Compreendendo o contexto do ...

 


AS RAPOZINHAS NA IGREJA

 

(Vencendo a Raposinha Murmuração)

 

(Cantares 2.11-16)

Introdução:

 

Compreendendo o contexto do texto:

 

As vinhas estavam em flores! Logo, logo os frutos viriam e uma grande alegria seria vista no contexto daqueles que com expectativa esperam por aquele momento. Contudo, uma ordem é dada ainda em tempo: “Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor.” (Cantares 2.15) – Somente dessa forma a vinha poderia ser preservada e os frutos serem colhidos.

 

O texto que lemos nos diz que tanto as raposas como as raposinhas precisavam ser apanhadas. A ideia é que no período da primavera, as mamães raposas saiam com os seus filhotes e iam para as vinhas para se alimentarem e causavam uma destruição completa. Esses animais simplesmente arrasavam com as vinhas que ainda estavam em flores.

 

A vinha do Senhor Jesus é a Igreja! Ela está em flores e muitos frutos serão colhidos para a Glória do Senhor. Contudo, não podemos nos descuidar das raposinhas que sempre irão minar sorrateiramente a igreja, buscando destruir as flores que se tornarão os frutos de bênçãos que o Senhor nos dará.

 

Precisamos arrancar a raposinha murmuração do meio da Igreja, porque...

 

I.    A murmuração sempre desagua em outros sentimentos contrários à vontade de Deus: (as obras da carne ... Gálatas 5. 19...)

 

É interessante observarmos que quando lemos Gálatas 5. 19... sobre as obras da carne, encontramos dentre os muitos pecados produzidos pela carne, alguns que estão diretamente associados às murmurações e são eles: ...inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas e dissensões. Quando o crente deixa de produzir o Fruto do Espírito, naturalmente ele se encherá de si mesmo e o resultado será o domínio do velho homem nesse coração que irá produzir as obras da carne e fatalmente se tornará um murmurador na igreja que congrega. Ainda dentro desse contexto, não podemos deixar de mencionar que:

 

v Quem murmura fica descontente;

v Quem murmura está insatisfeito;

v Quem murmura, o faz com alguém e esse contexto mina os relacionamentos da Igreja;

v Quem murmura expressa um sentimento de desacordo, de ira, oposição e pode chegar até mesmo a um contexto de rebelião.

 

Em nome de Jesus que a raposinha murmuração seja extirpada das nossas igrejas e como Corpo de Cristo na terra, sejamos cada vez mais parecidos com Cristo Jesus, manifestando o Seu caráter por onde passarmos.

II. Deus em sua Palavra não aprova e condena a murmuração;

 

Quando nos envolvemos com a leitura da Palavra de Deus, vemos claramente textos que condenam a murmuração. Deus não aprova a murmuração pois aquele que murmura está pecando frontalmente contra Deus (Êx. 16.8).

 

Alguns exemplos bíblicos que nos mostram que Deus em Sua Palavra condena a murmuração:

 

Êxodo 16. 1-3

Êxodo 17. 2-7

Mateus 20.1-16

 

É interessante observarmos, a conexão profunda que há entre o pecado da murmuração com a rebelião, que para Deus é comparada a feitiçaria (I Sm 15.23). Tudo começa com a murmuração, que logo é vista por Deus como uma erva daninha, crescendo dentro da igreja. Se esse pecado da murmuração que está crescendo dentro desta igreja não for extirpado, o resultado que será visto por Deus e a igreja, será uma rebelião instaurada e que trará grandes prejuízos à vinha do Senhor que é a Igreja de Cristo.

 

Se temos visto murmurações dentro das nossas igrejas é tempo de clamar ao Senhor e buscar as direções vindas de Sua Palavra para vencermos essa raposinha que trará grandes prejuízos à obra do Senhor.

 

III.   Porque quem murmura só vê a si mesmo e aos seus desejos; (Nm 11. 1-6)

 

Em Números 11. 1-6, vemos que o povo se queixou falando mal aos ouvidos de Deus. Perceba que mesmo diante da ira do Senhor que se ascendeu e Deus consumindo com o seu fogo os que estavam na última parte do arraial, após Moisés ter orado ao Senhor e o foto ter se apagado, muitos continuaram murmurando e expondo os desejos profundos dos seus corações; eles estavam rejeitando o Maná do Senhor e desejando as comidas do Egito. Essa é uma triste realidade vista no contexto daqueles que murmuram. Eles se esquecem da vontade de Deus e da igreja anda pela direção de Cristo e frontalmente apresentam suas murmurações que nada mais é do que a expressão pecaminosa dos seus próprios desejos. Infelizmente, na contramão da vontade de Deus, o murmurador só vê a si mesmo e aos seus desejos. Não são poucas as igrejas que estão infestadas da raposinha murmuração. Somente através da oração e busca pela sabedoria do Senhor, venceremos a murmuração.

 

IV.    Porque a murmuração é oposição frontal contra Deus; (Êxodo 16.8)

 

Em Êxodo 16.8 lemos: “Disse mais Moisés: Isso será quando o Senhor à tarde vos der carne para comer, e pela manhã pão a fartar, porquanto o Senhor ouviu as vossas murmurações, com que murmurais contra ele. E quem somos nós? As vossas murmurações não são contra nós, mas sim contra o Senhor.”  - Note que Moisés disse que Deus as murmurações eram contra Deus! Os conflitos advindos das murmurações acontecem no âmbito dos relacionamentos, mas o pecado não é contra o líder (ou liderança), que foi instituído por Deus, mas sim contra o próprio Deus. A Bíblia nos afirma que todo o pecado vem carregado com suas consequências. Talvez nesse momento seja importante perguntarmos: Quais são as consequências advindas por causa das murmurações ministradas dentro das igrejas? Que o Senhor tenha misericórdia de nós! Que Ele encontre em nós corações quebrantados e dispostos a obedecê-lo segundo a Sua Palavra. Só assim, seremos livres desse pecado e venceremos a raposinha murmuração que está infiltrada em muitas igrejas.

 

Conclusão:

 

            Encerro essa mensagem, relembrando aos amados o texto que deu base para esse sermão: ““Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor.” (Cantares 2.15)

 

            Nossas vinhas estão em flores irmãos; Os abençoados frutos serão colhidos em breve! Mas antes da grande festa da colheita, precisamos apanhar a raposas, as raposinhas que primam por destruir as flores da vinha chamada Igreja. Só assim seremos vitoriosos e cumpriremos os propósitos que o Senhor Jesus estabeleceu para a Sua Igreja.

 

 

Pr. Waldyr do Carmo

IGREJA CASA DE ORAÇÃO CEHAB

http://www.casadeoracaocehab.com.br/

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!