Page Nav

GRID_STYLE

Compreendendo o Apocalipse - Estudo 03

Apocalipse 4 e 5 O GRANDE TRONO DE DEUS E O LIVRO SELADO COM SETE SELOS COISAS QUE DEVEM ACONTECER (4.1) De forma clara ve...



Apocalipse 4 e 5

O GRANDE TRONO DE DEUS E O LIVRO SELADO COM SETE SELOS

COISAS QUE DEVEM ACONTECER (4.1)

De forma clara vemos agora pelo texto bíblico, Deus trazendo a João a revelação das coisas que “devem acontecer”. É a partir desse ponto do livro, que Deus trará a sua mensagem de alegria para os salvos e juízo e condenação para os que rejeitaram o plano de Salvação através de Cristo.

JOÃO FOI AO CÉU ARREBATADO EM ESPÍRITO (4.2)

            Ninguém conseguiria ver e suportar o que João viu num corpo humano. Deus em sua infinita grandeza, graça e misericórdia, levou João ao céu em espírito; ele teve uma visão:

JOÃO VIU...

v Coisas que devem acontecer; (4.1)
Uma revelação mostrando a João, que Deus tem o controle de todas as coisas. O domínio pleno é do Senhor em toda a história. O Senhor todo poderoso governa todas as coisas segundo os Seus propósitos.

v Um trono no Céu; (4.2)
Trono significa autoridade, poder, domínio, honra e glória.

v A santidade e a justiça de Deus; (4.3)
João descreve o esplendor e majestade de Deus mencionando dois de seus atributos: Quem ele vê é semelhante à pedra de jaspe¹ (algo parecido com diamante branco e translúcido). Essa pedra branca, pura e cristalina, representa a santidade de Deus. Já o sardônico, uma variedade de calcedônia, com cor castanha a castanha avermelhada, representa o juízo de Deus. Assim, Deus é santo e justo.

v A graça e a misericórdia de Deus; (4.3)
É visto por João também um arco-celeste, que se parecia com uma esmeralda. Aqui vemos a graça e a misericórdia de Deus para com todos que foram justificados pela Graça de Cristo. Esta é a aliança instaurada de Cristo para com a Sua Igreja. Aleluia!

v Um trono de juízos; (4.5)
Logo após João ver o arco-celeste, ele contempla relâmpagos, vozes e trovões. Aqui temos o simbolismo do juízo e a ira de Deus! João vê também diante do trono sete lâmpadas de fogo acesas, as quais são os sete espíritos de Deus. Aqui temos representado a grandeza e sabedoria do Espírito que tudo vê e que é fogo consumidor contra os ímpios e santificador para com os que foram justificados pela Graça de Cristo.
_______________________________________________________
1.      A cor do jaspe pode variar muito. Normalmente se apresenta na cor vermelho-tijolo ou vermelho acastanhado. Contudo, podem aparecer também nas cores acinzentados, negos, amarelos ou brancos. Facilmente a pedra jaspe adquire as cores dos minerais à sua volta, porque, como todos os quartzos, é uma forma de sílica. A pedra possui pequeninos poros, que apesar de submicroscópicos, absorvem fragmentos de outros materiais em sua própria estrutura física, (mas não química). Os estudiosos defendem que na revelação do Apocalipse a cor dessa pedra é branca, sem as impurezas que existem na Terra.

  v  Uma multidão de salvos de todas as tribos, povos línguas e nações; (4.6)

João vê também “...um como mar de vidro”. Muitas são as interpretações apresentadas para essa figura simbólica. Olhando o contexto bíblico, “mar” representa povos, multidões, nações, línguas em seu estado de necessidade da manifestação da glória de Deus. Veja: Ap 13.1; Ap 17.15; Esse “... como um mar de vidro”, que João viu, pode representar as multidões de todos os povos tribos línguas e nações que foram salvos pelo Sangue do Cordeiro e que se encontraram nos céus diante do trono de Deus. (Ap 7. 9,10). O mar celestial visto por João é claro e puro, em contraste com as águas agitadas e imundas dos mares terrenos aqui deste mundo e que representam o estado caótico e perdido dos homens que estão afastados da glória de Deus.

OS QUATRO SERES VIVENTES (4. 6-9)

            No meio e ao redor do trono de Deus, João vê quatro seres viventes, cheios de olhos por diante e por detrás. João descreve a aparência desses seres que viu dizendo que o primeiro era semelhante a um leão, o segundo a um novilho, o terceiro tinha rosto de homem e o quarto se parecia com uma águia voando. Dentre as muitas interpretações sobre quem são esses quatro seres, a mais coerente com o contexto bíblico diz que eles representam seres angelicais; os quatro seres vistos por João são querubins, uma ordem superior de anjos. O louvor que apresentam ao Senhor é o mesmo visto em Isaías 6. 1-4, proferido pelos Serafins. Já a descrição vista por João como leão, novilho, homem e águia representa: Fortaleza, capacidade para servir, inteligência e rapidez. Note que há um paralelo profundo dessa visão com Ezequiel capítulo 1. Observando ainda que essas características são amplamente atribuídas aos anjos na Bíblia. (Sl 103.21; Hb 1.14; Dn 9.21; Lc 12.8; 15.10.
            Lembramos também que o número quatro no livro do Apocalipse sempre está ligado à criação. Portanto, entendemos também que esses quatro seres viventes representam toda a grandeza da natureza criada por Deus. O leão representando os animais selvagens, o novilho os animais domésticos, a águia todas as aves e o homem a coroa da criação de Deus. Há na Bíblia referências de que toda a criação louva ao Senhor. (Sl 19.1-2; Sl 103.22; Sl 148).

            Devemos observar que o mais importante na visão que João teve é a de que os quatro seres viventes adoram a Deus sem cessar e em seu louvor eles declaram que Deus é santo, onipotente e eterno.

VINTE E QUATRO TRONOS E VINTE E QUATRO ANCIÃOS (4.4; 10,11)

            João também viu vinte e quatro tronos com vinte e quatro anciãos assentados neles. A melhor intepretação diz que esses vinte e quatro anciãos representam a Igreja em sua totalidade diante de Deus. (Os doze patriarcas – Antigo Testamento e os doze apóstolos – Novo Testamento). Observe que o texto diz que os anciãos estão de vestes brancas o que revela a justificação e se encontram sentados em tronos para reinar e julgar. Eles possuem também coroas de ouro. Os vencedores são coroados (Ap 2.10; 3.11). Essa interpretação está alinhada com passagens bíblicas que afirmam que os eleitos de Deus são reis e sacerdotes (I Pe 2.9). E também aos fiéis serão dadas vestes brancas. (Ap 3.4).

TODA A IGREJA ADORA AO CORDEIRO (4.10,11)

            Junto dos vinte e quatro seres viventes, os vinte e quatro anciãos também adoram ao que está assentado sobre o trono. Olhando para os vinte e quatro anciãos como representantes da Igreja de Cristo, vemos claramente aqui como toda a Igreja de Cristo adora a Deus o Todo Poderoso de forma plena na Glória: Eles se prostram diante de Deus; Lançam suas coroas diante de Deus em sinal de submissão, pois não vieram por seus próprios méritos e declaram que quem está assentado no Trono é Senhor e Deus, o criador de todas as coisas e soberano em sua vontade.

O CORDEIRO EXALTADO E O LIVRO SELADO COM SETE SELOS (5.1...)

João vê na mão direita de Deus um livro (Rolo - pergaminho)

v O livro – Esse livro representa o plano eterno de Deus e seus decretos sobre todas as coisas. (5.1)

v Escrito por dentro e por fora – Representa que nada foi omitido ou esquecido. (5.1)

v Selado com sete selos – Os sete selos representam a perfeição; o livro estava perfeitamente fechado e só poderia pelo destinatário, digno do mesmo. (5.1)

v O desespero e consolo de João – João se desespera e chora ao saber que ninguém podia abrir e nem olhar para o livro. Ele recebe o consolo de um dos anciãos ao saber que o Leão de Judá, a Raiz de Davi, venceu e é capaz de abrir o livro e desatar os sete selos. (5.4-6)

v “Um Cordeiro como havendo sido morto” – Aqui está revelado a vitória de Cristo, conquistada na cruz. (5.6)

v “Sete chifres” – Chifres na Bíblia simbolizam poder e força. Aqui sendo sete, representa algo completo. Ele é totalmente forte e poderoso. Cristo é Onipotente, Onisciente (Sete olhos que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra). (5.6)

v O Cristo exaltado no meio do trono – Quando de sua ascensão ao céu, Jesus foi coroado e foi lhe dado autoridade para o cumprimento dos decretos eternos de Deus. Ele recebeu do Pai o reino, Foi exaltado e lhe dado um nome que é sobre todo o nome. (Sl 2; Sl 110; Dn 7. 9-14; Lc 19.12; Hb 2.8,9; Fl 2. 6-11). Jesus foi coroado e se assentou a destra do Pai (Ap 22.1), pois Ele é igualmente e totalmente Deus. (5.6)

v Deus entrega o livro nas mãos do Cordeiro – Que revelação linda! Jesus tem o livro da história em suas mãos! A história só faz sentido através de Cristo. Ele e somente ele é digno de desatar os sete selos, o que significa que Ele é o único que pode cumprir os planos de Deus. (5.7)

v Uma explosão de adoração – Assim que o Cordeiro pega o livro, ocorre uma explosão de adoração vista nos céus e também na terra. (5. 8-14)

Que mensagem maravilhosa para nós a Igreja! Fomos comprados através do precioso sangue de Cristo através da sua morte e ressurreição! O nosso amado Jesus tem o livro da história em suas mãos! Nele, aleluia, somos mais que vencedores!

 OS SETE SELOS NO APOCALIPSE

Apocalipse 6 e 7

            Essa é a interpretação no contexto da corrente escatológica Pre-milenista dispensacionalista e que defende a visão Pré-tribulacionista do arrebatamento da Igreja.
           
  v  O Primeiro selo – O cavalo branco;

O cavalo branco representa o Anticristo que seduzirá as nações. O primeiro selo compreende os 3 primeiros anos e meio da falsa paz que o Anticristo irá instaurar em todo o mundo após o arrebatamento da Igreja.

  v  O Segundo selo – O cavalo vermelho;

O cavalo vermelho representa as guerras que serão instauradas pelo Anticristo à partir da metade da grande tribulação e grande perseguição aos judeus;

  v  O Terceiro selo – O cavalo preto;

O cavalo preto representa uma grande fome que será instaurada em todo o mundo após as guerras e o domínio do Anticristo com a imposição da “marca da besta”, para que as pessoas possam comprar e vender.

  v  O Quarto selo – O cavalo amarelo;

O cavalo amarelo com seu cavaleiro representa o grande número de mortes que acontecerão na grande tribulação pelas mais diversas causas.

  v  O Quinto selo – A visão dos mártires na glória;

João vê os Mártires da grande tribulação. Ele vê os que estão morrendo por causa da grande perseguição imposta pelo Anticristo.

  v  O Sexto selo – Grandes e terríveis desastres naturais;

Grandes e terríveis desastres naturais tais como: terremotos, eclipses, queda de estrelas e um grande pavor e desespero é instaurado em todo o mundo. Muitos morrerão e muitos desejarão morrer diante dos juízos de Deus sobre a terra.

  v  Interlúdio – Os Cento e quarenta e quatro mil selados por Deus; (Cap. 7)

Entre o sexto e o sétimo selo, João tem a visão dos judeus que se converterão na grande tribulação e serão selados, isto é, protegidos por Deus nesse período. Ele vê também os mártires de todas as nações que serão martirizados pelo Anticristo.

  v  O Sétimo selo – As sete trombetas;

Com a abertura do sétimo selo, sete anjos tocarão as sete trombetas, que representam mais sete juízos de Deus, que assolarão o mundo.


Conclusão:

    Jesus Cristo, Aquele que venceu a morte e o inferno para nos livrar da pena do eterna do pecado, é o personagem principal para o cumprimentos dos decretos e propósitos do nosso amado e eterno Deus.

Pr. Waldyr do Carmo

Bibliografia geral, no na lição 11


CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO
PARA BAIXAR O ESTUDO EM PDF


Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!