Apocalipse 4 e 5 O GRANDE TRONO DE DEUS E O LIVRO SELADO COM SETE SELOS COISAS QUE DEVEM ACONTECER (4.1) De forma clara ve...
Apocalipse 4 e 5
O GRANDE TRONO DE DEUS E O LIVRO SELADO
COM SETE SELOS
COISAS
QUE DEVEM ACONTECER (4.1)
De forma clara vemos agora pelo texto bíblico, Deus trazendo a João a
revelação das coisas que “devem acontecer”. É a partir desse ponto do livro,
que Deus trará a sua mensagem de alegria para os salvos e juízo e condenação
para os que rejeitaram o plano de Salvação através de Cristo.
JOÃO FOI AO CÉU
ARREBATADO EM ESPÍRITO (4.2)
Ninguém conseguiria ver e suportar o que João viu num
corpo humano. Deus em sua infinita grandeza, graça e misericórdia, levou João
ao céu em espírito; ele teve uma visão:
JOÃO VIU...
v
Coisas que devem acontecer; (4.1)
Uma revelação mostrando a João, que Deus tem o controle de todas as
coisas. O domínio pleno é do Senhor em toda a história. O Senhor todo poderoso
governa todas as coisas segundo os Seus propósitos.
v
Um trono no Céu; (4.2)
Trono significa autoridade, poder, domínio, honra e glória.
v
A santidade e a justiça de Deus; (4.3)
João descreve o esplendor e majestade de Deus mencionando dois de seus
atributos: Quem ele vê é semelhante à pedra de jaspe¹ (algo parecido com
diamante branco e translúcido). Essa pedra branca, pura e cristalina,
representa a santidade de Deus. Já o
sardônico, uma variedade de calcedônia, com cor castanha a castanha
avermelhada, representa o juízo de Deus. Assim, Deus é santo e justo.
v
A graça e a misericórdia de Deus; (4.3)
É visto por João também um arco-celeste, que se parecia com uma esmeralda.
Aqui vemos a graça e a misericórdia de Deus para com todos que foram
justificados pela Graça de Cristo. Esta é a aliança instaurada de Cristo para
com a Sua Igreja. Aleluia!
v
Um trono de juízos; (4.5)
Logo após João ver o arco-celeste, ele contempla relâmpagos, vozes e
trovões. Aqui temos o simbolismo do juízo e a ira de Deus! João vê também
diante do trono sete lâmpadas de fogo acesas, as quais são os sete espíritos de
Deus. Aqui temos representado a grandeza e sabedoria do Espírito que tudo vê e
que é fogo consumidor contra os ímpios e
santificador para com os que foram justificados pela Graça de Cristo.
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1. A cor do jaspe pode variar
muito. Normalmente se apresenta na cor vermelho-tijolo ou vermelho acastanhado.
Contudo, podem aparecer também nas cores acinzentados, negos, amarelos ou
brancos. Facilmente a pedra jaspe adquire as cores dos minerais à sua volta,
porque, como todos os quartzos, é uma forma de sílica. A pedra possui
pequeninos poros, que apesar de submicroscópicos, absorvem fragmentos de outros
materiais em sua própria estrutura física, (mas não química). Os estudiosos
defendem que na revelação do Apocalipse a cor dessa pedra é branca, sem as
impurezas que existem na Terra.
v Uma
multidão de salvos de todas as tribos, povos línguas e nações; (4.6)
João vê também “...um como mar de vidro”. Muitas são as interpretações
apresentadas para essa figura simbólica. Olhando o contexto bíblico, “mar”
representa povos, multidões, nações, línguas em seu estado de necessidade da
manifestação da glória de Deus. Veja: Ap 13.1; Ap 17.15; Esse “... como um mar
de vidro”, que João viu, pode representar as multidões de todos os povos tribos
línguas e nações que foram salvos pelo Sangue do Cordeiro e que se encontraram
nos céus diante do trono de Deus. (Ap 7. 9,10). O mar celestial visto por João
é claro e puro, em contraste com as águas agitadas e imundas dos mares terrenos
aqui deste mundo e que representam o estado caótico e perdido dos homens que
estão afastados da glória de Deus.
OS
QUATRO SERES VIVENTES (4. 6-9)
No meio e ao redor do trono de Deus,
João vê quatro seres viventes, cheios de olhos por diante e por detrás. João
descreve a aparência desses seres que viu dizendo que o primeiro era semelhante
a um leão, o segundo a um novilho, o terceiro tinha rosto de homem e o quarto
se parecia com uma águia voando. Dentre as muitas interpretações sobre quem são
esses quatro seres, a mais coerente com o contexto bíblico diz que eles
representam seres angelicais; os quatro seres vistos por João são querubins,
uma ordem superior de anjos. O louvor que apresentam ao Senhor é o mesmo visto
em Isaías 6. 1-4, proferido pelos Serafins. Já a descrição vista por João como
leão, novilho, homem e águia representa: Fortaleza, capacidade para servir,
inteligência e rapidez. Note que há um paralelo profundo dessa visão com
Ezequiel capítulo 1. Observando ainda que essas características são amplamente
atribuídas aos anjos na Bíblia. (Sl 103.21; Hb 1.14; Dn 9.21; Lc 12.8; 15.10.
Lembramos também que o número quatro
no livro do Apocalipse sempre está ligado à criação. Portanto, entendemos
também que esses quatro seres viventes representam toda a grandeza da natureza
criada por Deus. O leão representando os animais selvagens, o novilho os
animais domésticos, a águia todas as aves e o homem a coroa da criação de Deus.
Há na Bíblia referências de que toda a criação louva ao Senhor. (Sl 19.1-2; Sl
103.22; Sl 148).
Devemos observar que o mais
importante na visão que João teve é a de que os quatro seres viventes adoram a
Deus sem cessar e em seu louvor eles declaram que Deus é santo, onipotente e
eterno.
VINTE
E QUATRO TRONOS E VINTE E QUATRO ANCIÃOS (4.4; 10,11)
João também viu vinte e quatro
tronos com vinte e quatro anciãos assentados neles. A melhor intepretação diz
que esses vinte e quatro anciãos representam a Igreja em sua totalidade diante
de Deus. (Os doze patriarcas – Antigo Testamento e os doze apóstolos – Novo
Testamento). Observe que o texto diz que os anciãos estão de vestes brancas o
que revela a justificação e se encontram sentados em tronos para reinar e
julgar. Eles possuem também coroas de ouro. Os vencedores são coroados (Ap
2.10; 3.11). Essa interpretação está alinhada com passagens bíblicas que
afirmam que os eleitos de Deus são reis e sacerdotes (I Pe 2.9). E também aos
fiéis serão dadas vestes brancas. (Ap 3.4).
TODA
A IGREJA ADORA AO CORDEIRO (4.10,11)
Junto dos vinte e quatro seres
viventes, os vinte e quatro anciãos também adoram ao que está assentado sobre o
trono. Olhando para os vinte e quatro anciãos como representantes da Igreja de
Cristo, vemos claramente aqui como toda a Igreja de Cristo adora a Deus o Todo
Poderoso de forma plena na Glória: Eles se prostram diante de Deus; Lançam suas
coroas diante de Deus em sinal de submissão, pois não vieram por seus próprios
méritos e declaram que quem está assentado no Trono é Senhor e Deus, o criador
de todas as coisas e soberano em sua vontade.
O
CORDEIRO EXALTADO E O LIVRO SELADO COM SETE SELOS (5.1...)
João
vê na mão direita de Deus um livro (Rolo - pergaminho)
v O livro –
Esse livro representa o plano eterno de Deus e seus decretos sobre todas as
coisas. (5.1)
v Escrito por
dentro e por fora – Representa que nada foi omitido ou esquecido. (5.1)
v Selado com
sete selos – Os sete selos representam a perfeição; o livro estava
perfeitamente fechado e só poderia pelo destinatário, digno do mesmo. (5.1)
v O desespero e
consolo de João – João se desespera e chora ao saber que ninguém podia abrir e
nem olhar para o livro. Ele recebe o consolo de um dos anciãos ao saber que o
Leão de Judá, a Raiz de Davi, venceu e é capaz de abrir o livro e desatar os
sete selos. (5.4-6)
v “Um Cordeiro
como havendo sido morto” – Aqui está revelado a vitória de Cristo, conquistada
na cruz. (5.6)
v “Sete chifres”
– Chifres na Bíblia simbolizam poder e força. Aqui sendo sete, representa algo
completo. Ele é totalmente forte e poderoso. Cristo é Onipotente, Onisciente
(Sete olhos que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra). (5.6)
v O Cristo
exaltado no meio do trono – Quando de sua ascensão ao céu, Jesus foi coroado e
foi lhe dado autoridade para o cumprimento dos decretos eternos de Deus. Ele
recebeu do Pai o reino, Foi exaltado e lhe dado um nome que é sobre todo o
nome. (Sl 2; Sl 110; Dn 7. 9-14; Lc 19.12; Hb 2.8,9; Fl 2. 6-11). Jesus foi
coroado e se assentou a destra do Pai (Ap 22.1), pois Ele é igualmente e
totalmente Deus. (5.6)
v Deus entrega
o livro nas mãos do Cordeiro – Que revelação linda! Jesus tem o livro da
história em suas mãos! A história só faz sentido através de Cristo. Ele e
somente ele é digno de desatar os sete selos, o que significa que Ele é o único
que pode cumprir os planos de Deus. (5.7)
v Uma explosão
de adoração – Assim que o Cordeiro pega o livro, ocorre uma explosão de adoração
vista nos céus e também na terra. (5. 8-14)
Que mensagem maravilhosa para nós a Igreja!
Fomos comprados através do precioso sangue de Cristo através da sua morte e
ressurreição! O nosso amado Jesus tem o livro da história em suas mãos! Nele,
aleluia, somos mais que vencedores!
Apocalipse 6 e 7
Essa é a interpretação no contexto
da corrente escatológica Pre-milenista dispensacionalista e que defende a visão
Pré-tribulacionista do arrebatamento da Igreja.
v
O Primeiro
selo – O cavalo branco;
O cavalo
branco representa o Anticristo que seduzirá as nações. O primeiro selo
compreende os 3 primeiros anos e meio da falsa paz que o Anticristo irá
instaurar em todo o mundo após o arrebatamento da Igreja.
v
O
Segundo selo – O cavalo vermelho;
O cavalo
vermelho representa as guerras que serão instauradas pelo Anticristo à partir
da metade da grande tribulação e grande perseguição aos judeus;
v
O
Terceiro selo – O cavalo preto;
O cavalo
preto representa uma grande fome que será instaurada em todo o mundo após as
guerras e o domínio do Anticristo com a imposição da “marca da besta”, para que
as pessoas possam comprar e vender.
v
O
Quarto selo – O cavalo amarelo;
O cavalo
amarelo com seu cavaleiro representa o grande número de mortes que acontecerão
na grande tribulação pelas mais diversas causas.
v
O
Quinto selo – A visão dos mártires na glória;
João vê os
Mártires da grande tribulação. Ele vê os que estão morrendo por causa da grande
perseguição imposta pelo Anticristo.
v
O
Sexto selo – Grandes e terríveis desastres naturais;
Grandes e
terríveis desastres naturais tais como: terremotos, eclipses, queda de estrelas
e um grande pavor e desespero é instaurado em todo o mundo. Muitos morrerão e
muitos desejarão morrer diante dos juízos de Deus sobre a terra.
v
Interlúdio
– Os Cento e quarenta e quatro mil selados por Deus; (Cap. 7)
Entre o sexto
e o sétimo selo, João tem a visão dos judeus que se converterão na grande
tribulação e serão selados, isto é, protegidos por Deus nesse período. Ele vê
também os mártires de todas as nações que serão martirizados pelo Anticristo.
v
O
Sétimo selo – As sete trombetas;
Com a
abertura do sétimo selo, sete anjos tocarão as sete trombetas, que representam
mais sete juízos de Deus, que assolarão o mundo.
Conclusão:
Jesus Cristo, Aquele que venceu a morte e o inferno para nos livrar da pena do eterna do pecado, é o personagem principal para o cumprimentos dos decretos e propósitos do nosso amado e eterno Deus.
Pr. Waldyr do Carmo
Bibliografia geral, no na lição 11
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