Page Nav

GRID_STYLE

Compreendendo o Apocalipse - Estudo 02 (Sete cartas para sete igrejas)

Apocalipse 2 e 3 PORQUE SETE IGREJAS?             Talvez a pergunta que não queira calar seja: Por que sete igrejas? Entendemos...


Apocalipse 2 e 3

PORQUE SETE IGREJAS?

            Talvez a pergunta que não queira calar seja: Por que sete igrejas? Entendemos essa realidade quando nosso olhar se volta para a presença do número “sete” no livro. Pelo menos 54 vezes esses número é mencionado no livro. Olhando para o “Sete no Apocalipse”, vemos claramente esse número representado a “totalidade”. O sete aponta para a perfeição, grandeza e soberania de Deus. Logo, além das “sete igrejas da Ásia” terem sido as destinatárias das cartas, essas igrejas são também uma figura (representação), de todas as igrejas de todas as épocas.

UM PADRÃO DE ORGANIZAÇÃO NA ESTRUTURA DAS CARTAS

Willian Hendriksen, livro Mais Que Vencedores, observa que as cartas que foram escritas a essas igrejas, tiveram um padrão estrutural.

1.    Saudação e destinatário: “Ao anjo da Igreja em Éfeso…” (2:1,8,12,18; 3:1,7,14);
2.    Autodesignação de Cristo: “Aquele que conserva na mão direita as sete estrelas…” (2:1,8,12,18; 3:1,7,14). Note que existe um paralelo entre quase todos esses títulos com a descrição simbólica de Cristo no capítulo 1 (vers. 12-20);
3.    Aprovação: “Conheço as tuas obras, assim o teu labor como a tua perseverança…” (apenas a igreja de Laodicéia não recebe aprovação);
4.    Condenação: “Tenho, porém, contra ti…” (as igrejas de Esmirna e Filadélfia não possuem nada condenável);
5.    Advertência e ameaça: “Lembra-te, pois, de onde caíste… se não…” (as igrejas de Esmirna e Filadélfia não recebem advertências);
6.    Exortação: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”;
7.    Promessa: “Ao vencedor dar-lhe-ei de comer da árvore da vida…”.

DUAS INTERPRETAÇÕES QUANTO AO SIGNIFICADO DESSAS IGREJAS

Há pelo menos duas interpretações sobre o significado das sete igrejas do Apocalipse. A primeira afirma que essas igrejas representam sete eras (períodos) sucessivos da história da Igreja de Cristo na terra.

1.    Éfeso representa a igreja apostólica (30 – 100 d.C.);
2.    Esmirna representa a igreja perseguida, a igreja dos mártires (100 – 312 d.C.);
3.    Pérgamo representa a igreja que se uniu ao estado (313 – 590 d.C.);
4.    Tiatira representa a igreja da Idade Média, corrupta e idólatra (590 – 1517 d.C.);
5.    Sardes representa a igreja da reforma (1517- 1730 d.C.);
6.    Filadélfia representa a igreja missionária (1730-1900 d.C., sendo que alguns estendem esse período até a volta de Cristo, ocorrendo paralelamente à Igreja de Laodicéia);
7.    Laodicéia representa a igreja apóstata (1900 d.C. até a volta de Cristo).

Obs.: (Apocalipse 3.1... Vemos um conflito na interpretação, quando lemos o texto e olhamos para a Igreja da Reforma.

Já no contexto da outra interpretação, as sete igrejas representam condições (realidades), que ocorrem em qualquer período da história da Igreja e se repetem constantemente dentro de seus contextos e não necessariamente representam períodos específicos.

JESUS CRISTO, O SUPRIDOR PLENO DE CADA UMA DAS IGREJAS

1.    Éfeso – Ele tem as igrejas na sua mão direita; Ele as sustenta; (2.1)
2.    Esmirna – Para essa igreja que estava próxima a passar por um grande martírio, Ele é aquele que havia experimentado a perseguição, morte e havia vencido; (2.8)
3.    Pérgamo – Ele é o Cristo Glorificado e que maneja a espada, revelando os valores de uma igreja que não deve ser participante das coisas do mundo; (2.12)
4.    Tiatira – Ele é o Juiz que tem olhos como chamas de fogo; (2.18)
5.    Sardes – Ele tem os sete Espíritos de Deus e o poder para ressuscitar crentes da morte para a vida; (3.1)
6.    Filadelfia – Ele é Santo, verdadeiro e tem a chave de Davi. Ele abre e ninguém fecha, fecha e ninguém abre; (3.7)
7.    Laodicéia – Ele é a Fiel e Verdadeira testemunha, arrancando da igreja a máscara da satisfação em si mesma. (3.14)

UMA MENSAGEM CENTRAL PARA CADA IGREJA

1.    ÉfesoAbandonastes o primeiro amor; arrepende-te; (2.4)
2.    Esmirna - Tereis uma tribulação de dez dias, sê fiel até a morte. (2.10)
3.    Pérgamo - Tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, arrepende-te; (2.14-16)
4.    Tiatira - Toleras Jezabel; (2.20)
5.    Sardes - Tens nome de que vives, e estás morto; (3.1)
6.    Filadelfia - Eis que diante de ti pus uma porta aberta; (3.8)
7.  Laodicéia - Nem és frio nem quente, estou a ponto de vomitar-te. (3.16)

CARACTERÍSTICAS DE CADA IGREJA NAS SETE CARTAS

1.    Éfeso: Elogiada por seu bom trabalho, por rejeitar o mal, por sua perseverança e por ser paciente. Contudo, uma igreja que se esfriou no primeiro amor. Essa igreja foi recomendada a se arrepender e voltar a praticar as primeiras obras. É prometido a ela a árvore da vida.
2.    Esmirna: Elogiada por suportar o grande sofrimento a que estava sendo submetida. Ela não recebeu nenhuma crítica. É recomendada a ser fiel até a morte e resistir à perseguição. Recebeu como promessa a coroa da vida.
3.    Pérgamo: Elogiada por manter a fé e a confiança em Cristo. Foi criticada por ser tolerante a imoralidade, idolatria e as heresias. Como recomendação foi convidada ao arrependimento. Recebeu como promessa o maná escondido e uma pedra com novo nome.
4.    Tiatira: Elogiada pelo amor, fé e paciência que demonstrava. Também por seu serviço e as boas obras que melhoraram em relação ao início. Foi criticada por tolerar a idolatria e a imoralidade e recomendada a fidelidade, pois o julgamento está próximo. Recebem a promessa de que governarão nações e receberão a estrela da manhã.

5.    Sardes: Em Sardes alguns são fieis, Mas é criticada, por ser uma igreja morta. É recomendada ao arrependimento e fortalecimento ao que ainda lhes restam. Os fieis receberão vestidos brancos.
6.    Filadélfia: Elogiada pela perseverança na fé, obediência a Cristo e honrarem Seu nome. Não recebeu nenhuma crítica. É recomendada a fidelidade. É prometido a esta igreja, um lugar na presença de Deus, um novo nome e a Nova Jerusalém.
7.    Laodicéia: Não houve elogios a essa igreja, ao contrário, é criticada por ser morna, indiferente, e por não verem a condição miserável em que se encontrava. É recomendada ao arrependimento e serem zelosos. Aos vencedores, a promessa de que compartilharão do trono de Cristo.

ALGUMAS OBSERVAÇÕES:

v Das sete igrejas, Esmirna é a única cidade que permanece até os dias de hoje com a grandeza que tinha no tempo de João. Atualmente chama-se Izmir e é a maior cidade da Turquia Asiática. Crê ser esse o lugar do martírio de Policarpo, que fora separado para o episcopado pelo apóstolo João

v A pedrinha branca pode incluir vários significados, conforme os costumes da época:

- Elas foram usadas para indicar a inocência de pessoas acusadas de crimes; Jesus inocenta os seus seguidores fiéis.

- Pedras brancas foram dadas a escravos libertados para mostrar sua cidadania; os fiéis não são mais escravos do pecado, pois se tornaram cidadãos da pátria celestial (Filipenses 3:20).

- Elas foram usadas pelos romanos como um tipo de ingresso para alguns eventos; Jesus permite os fiéis a entrarem na presença dele para o seu banquete (veja 19:6-9).

- Também foram dadas aos vencedores de corridas e aos vitoriosos em batalha. Os fiéis são vencedores que receberão o prêmio (2 Timóteo 4:7-8).

Conclusão:

     Que esses maravilhosos estudos sejam fomentadores de um despertar em nossas vidas para "Sermos" de fato Igreja de Cristo na terra. Sejamos a diferença num mundo que precisa da Glória de Cristo. Maranata! Ora vem Senhor Jesus.


Pr. Waldyr do Carmo

Bibliografia geral, no na lição 11


CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO
PARA BAIXAR O ESTUDO EM PDF














Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!