Page Nav

GRID_STYLE

10 RAZÕES PARA LERMOS A BÍBLIA!

Introdução:             A palavra de Deus é o alimento para a vida do crente. É através dela que crescemos na graça e conhecim...




Introdução:

            A palavra de Deus é o alimento para a vida do crente. É através dela que crescemos na graça e conhecimento do Deus! Ele deseja se revelar aos seus filhos e é através de sua palavra que aprendemos do Seu caráter e como Ele deseja que vivamos na terra. A Palavra de Deus é um manual prático, ou seja ela é vivencial na vida daquele que anseia por ser encontrado como um verdadeiro adorador na terra. Dentre as muitas razões encontradas na Bíblia, que nos fazem abençoados e abençoadores, quero citar dez (10), que penso ser fundamentais na vida dos servos de Deus.

1- A Bíblia nos dá a direção certa

“Firma os meus passos na tua palavra, e não me domine iniquidade alguma.” (Salmos 119:133)

            A Palavra de Deus é o manual prático de vida para o cristão. Através dela, nossos passos (direções) são firmados e uma trajetória de bênçãos é manifestada em nossas vidas. O homem natural é guiado pelo curso dos desejos do seu coração, mas o espiritual tem como timoneiro no barco da sua vida Cristo Jesus. E é através da leitura constante da Palavra de Deus que cada vez mais, é manifestado em nós o caráter de Cristo. O Resultado? Um viver que agrada a Deus, com tomadas de decisões sábias e que gera frutos para louvor e glória do Senhor. Se você não sabe para onde ir e se sente perdido num mundo que milita contra Deus e a Sua vontade, busque na Palavra de Deus a direção certa para a sua vida! Deixe Cristo guia-lo através a Sua Palavra a um porto seguro.

2- A Bíblia nos traz alegria!

“Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos.” (Salmos 19:8)

            Através da Palavra de Deus, aquele que creu em Cristo se encontra e é confrontado com o caráter e a vontade de Deus. Através dos preceitos e ordenanças da Palavra do Senhor, os olhos daquele que se alimenta dela ficam limpos da sujeira e pecados do mundo. Logo, uma vida guiada e controlada por Deus, se encontra na plenitude da Sua vontade.

O resultado será um coração alegre! Alguém vivendo na terra, uma vida que de fato valha a pena ser vivida. Alguém sendo encontrado na plenitude da Graça de Cristo e cumprindo os propósitos de Deus na terra. Haverá lutas? Sim! Tempestades? Sim! Dias escuros? Sim! E até mesmo a triste realidade de ser confrontado com o vale da sombra da morte (Sl 23.4). Contudo, as circunstâncias não conseguirão roubar o melhor de Deus, que já foi declarado ao coração daquele que se alimenta da Sua Palavra. Alguém Bem-aventurado, (Feliz de forma plena) porque viverá e falará como Davi: “O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará.” (Sl. 23.1) Ele dirá, compreendendo o que Davi sentiu, quando exprimiu de forma poética esse lindo salmo: “Eu tenho reinando em mim o Deus que me salvou! Cristo Jesus está no leme do barco da minha vida! Eu não tenho falta de mais nada, pois Ele é tudo para mim.

3- Para Ter Sabedoria

“A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices.” (Salmos 19:7)
            Aquele que se encontra envolvido com a Palavra de Deus, se vê em contato direto com o conhecimento do próprio Deus. Esta pessoa se encontra envolvida, porque foi alcançada pela Graça de Deus. Logo, o domínio de Cristo em sua vida é real e isto se manifesta de forma clara, através das ações e motivações do coração dessa pessoa. Os seus relacionamentos e decisões são sempre passados pelo crivo do caráter e vontade de Cristo. É a sabedoria de Deus sendo vista no viver prático, daquele que obedece aos mandamentos do Senhor.
O resultado? Um pequeno Cristo na terra! Alguém que de fato é participante da vida Abundante que Cristo nos prometeu (Jo 10.10). Um “homem” visto como sábio na terra, porque teme ao Senhor (Pv. 9.10). Um cristão fazendo a diferença em sua geração.

4- Para Ter Mais Fé
“Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos.” (Romanos 10:8)

            Alguém disse algo que me marcou profundamente: “Quer saber o tamanho da fé de um crente, veja o quanto ele está envolvido com a leitura da Palavra de Deus.” Eis aí uma grande verdade! Quanto mais nos alimentamos desta Palavra, mais a fé é gerada em nosso coração.

Conta-se que um certo pastor visitou uma irmã e naquela casa desejou ler a Palavra de Deus. Quando a convidou a ler, ela lhe disse que não podia, porque havia perdido o óculos. Foi então que o pastor lhe pediu que pegasse a sua Bíblia, para que pudesse ler na própria Bíblia da irmã. Para a surpresa de todos, quando ela lhe trouxe a Bíblia, o óculos estava dentro da mesma.

Infelizmente, essa é a realidade de muitos crentes que tem a Bíblia somente aberta nos salmos 91 ou 23, como um amuleto em suas casas! São vidas vazias da genuína fé prática, que é gerada a cada dia através do envolvimento pleno com a Palavra de Deus.

Você tem se alimentado desta Palavra? Se não, comece ainda hoje! Tome posse das promessas e mandamentos do Deus que nos arrancou das trevas, para a Sua maravilhosa luz e viva por Fé, numa terra que precisa cada vez mais ser alcançada pela Graça de Cristo.

5- Para Encontrar Libertação

“Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:31, 32)

            Uma vez recebendo a Palavra de Deus e dando ouvidos a ela, fé é gerada no coração daquele que ouve. Um poderoso confronto é instaurado no coração do homem perdido, pois ao receber a mensagem de Deus, aquele que a ouve tem a oportunidade de enxergar a si mesmo e compreender que está preso nas correntes do pecado (Rm 3.23).

Esse homem, caído e morto em seus delitos e pecados recebe o convite do homem/Deus, Jesus Cristo, para receber o perdão dos seus pecados. O que ele tem que fazer? Ele compreende que sua libertação está intrinsicamente ligada à entrega plena de sua vida aos cuidados de Cristo. É exatamente nesse momento, que persuadido pelo Espírito Santo (Jo 16. 7,8), o pecador se rende à cruz de Cristo, confessando-o como único Senhor e Salvador de sua vida (Rm 10.9). Ele crê que Cristo morreu e ressuscitou, porque o amou primeiro. Agora, sob a graça de Deus, o que era morto, reviveu! O que estava aprisionado foi liberto e salvo pelo poder da Palavra de Deus.

6- Para Obter Êxito

“Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.” (Josué 1:8)

            É impressionante como a Bíblia de fato é a regra de fé e prática na vida daquele que creu. Os mandamentos do Senhor são vivenciais! A Palavra de Deus traz sabedoria e direciona as ações e motivações do coração daquele que a lê e pratica.

O Resultado? Êxito é instaurado na história de vida dessa pessoa. Nela, (Bíblia) há direcionamentos para todas as áreas da vida do homem. Praticando-a, o homem que tem Cristo reinando em seu coração viverá bem: emocionalmente, espiritualmente, socialmente, relacionalmente e materialmente! Ele será conhecido como “árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.” (Jr. 17.8). Um viver pleno e abençoado segundo os valores da Santa Palavra de Deus.

7- Para Ter Uma Vida Pura

“De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.” (Salmos 119:9)

            Através da leitura da Bíblia o servo de Deus é purificado! A Palavra dá direções sábias; ela mostra o caminho da santidade; Ela ilumina a caminhada do homem que nela se refugia (Sl 119.105).

            Lendo a Bíblia e praticando os ensinamentos nela contidos, aquele que creu em Cristo passa a viver a vida de Deus! Isto é manifestado através das motivações do coração dessa pessoa, que agora vive segundo a vontade de Cristo (I Co 2.16). O resultado? Uma vida de fidelidade que toca o coração de Deus! Um adorador sendo encontrado vivendo de forma genuína diante Daquele que o salvou (Jo 4.23). Alguém vivendo nessa terra, exalando o doce perfume de Cristo. Quer viver na pureza da santidade de Deus? Alimente-se da Sua Palavra e seja uma bênção brilhando e salgando numa terra ressequida pelo pecado. (Mt. 5. 13-16)

8- Para Obedecer a Deus

“Ensina-me, SENHOR, o caminho dos teus decretos, e os seguirei até ao fim. Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei; de todo o coração a cumprirei. Guia-me pela vereda dos teus mandamentos, pois nela me comprazo.” (Salmos 119:33-35)

Obediência se traduz num relacionamento pleno com Deus, onde aquele que obedece conhece plenamente a Sua vontade. Ele obedece porque confiou plenamente sua vida ao Senhor e não tem dúvidas de que os seus preceitos e decretos são os melhores, para um viver abençoado e próspero na terra.
Essa é uma caminhada de aprendizado crescente com Deus; Uma jornada trilhada com prazer, pois é repleta de alegrias e contentamento que são presentes na história de vida daquele que optou por guardar e cumprir a Lei do Senhor. Um envolvimento pleno que passa pelos estágios do “ouvir”, “guardar no coração”, “confiar” e “praticar”. O resultado? Uma vida de obediência a Deus, atrai o Seu favor! Milagres e respostas do Senhor são declaradas a essa vida que o ama e o obedece por tudo o Que Deus fez, faz e fará de forma plena em sua vida.

9- Para Distinguir o Bem e o Mal

“Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti. (Salmos 119:11)

            A Bíblia é a bússola que conduz o crente à direção certa. Logo, lendo-a e praticando-a diariamente, o servo de Deus terá instaurado em si a santidade que agrada a Deus. Ele verá com clareza e poderá tomar decisões à luz da vontade de Cristo. A Palavra de Deus irá gerar no coração daquele que dela se alimenta, uma maturidade espiritual que o fará ter o domínio que vem do Espírito sobre as motivações do seu coração. O velho homem que se inclina sempre para as vontades da carne, será mortificado diariamente e o homem que depende plenamente da vontade de Deus, caminhará sempre na direção do bem. Ele caminhará na contramão do mundo e será encontrado na via da mão de Deus. Não haverá conformismo com o mundo, mas uma transformação que vem da renovação da mente e o experimentar pleno da boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12.2)

10- Para Viver em Paz

“Grande paz têm os que amam a tua lei; para eles não há tropeço.” (Salmos 119:165)

Quem ama a Lei do Senhor, tem Cristo reinando de forma plena em sua vida. Essa pessoa tem a mente de Cristo (I Co 2.16)! Ele vive e caminha não pelas circunstâncias, mas na certeza plena de que no barco da sua vida, Jesus é o timoneiro.

Que alegria! Que contentamento pleno, saber que independente das circunstâncias quem tem o controle total desta vida é Jesus! Ele é a verdadeira Paz; Ele concede a Paz; E é desta forma que vivem aqueles que amam e se alimentam da Lei do Senhor.

Essa é também a paz que foi experimentada por Habacuque, quando orou intensamente ao Senhor dizendo: “Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.” (Hb 3. 17,18)

Essa é a Paz por todos aqueles que se alimentam e vivem segundo a Palavra de Deus.

Pr. Waldyr do Carmo
Igreja Casa de Oração Cehab

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!