Page Nav

GRID_STYLE

O crente pode comer sangue?

           Há um grupo de crentes que crê que na “nova aliança” estabelecida por Cristo, através da Sua maravilhosa graça, não há probl...



           Há um grupo de crentes que crê que na “nova aliança” estabelecida por Cristo, através da Sua maravilhosa graça, não há problema nenhum em comer sangue, uma vez que essa proibição se viu apenas para o período da lei.
Mas há também um outro grupo, que entende biblicamente, que ainda hoje nós os crentes em Cristo não devemos comer sangue, pois seria desobediência e pecado contra Deus.
Com base na Palavra de Deus e buscando um equilíbrio à luz dos valores e princípios que consideramos imutáveis do Senhor, estaremos apresentando algumas razões que nos levam a não comermos sangue.

Porque não comemos sangue?

      1.       Porque Deus proibiu em todas as épocas;

Biblicamente, vemos a proibição:

ü Antes da Lei, logo após o dilúvio;

"Pavor e medo de vós virão sobre todos os animais da terra e sobre todas as aves dos céus; tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar nas vossas mãos serão entregues. Tudo o que se move e vive ser-vos-á para alimento; como vos dei a erva verde, tudo vos dou agora. Carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis" (Gênesis 9:2-4).

ü Na lei de Moisés Deus também ordenou;

"Qualquer homem da casa de Israel ou dos estrangeiros que peregrinam entre vós que comer algum sangue, contra ele me voltarei e o eliminarei do seu povo. Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida" (Levítico 17:10-12).

ü  De forma bem clara no Novo Testamento, vemos que a palavra de Deus continua a proibir o comer sangue:

"Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas cousas essenciais: que vos abstenhais das cousas sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas; destas cousas fareis bem se vos guardardes. Saúde" (Atos 15:28-29). Veja também Atos 15:20; 21:25.
           
A grande argumentação dos que leem em especial, os textos do Novo Testamento e comem sangue, é a de que essas recomendações não se aplicam aos dias de hoje. Contudo, analisando o contexto, vamos perceber que se aplicam a hoje e devem ser obedecidas por aqueles que foram salvos pela Graça de Cristo.

Observações:

Atos 15.28 afirma especificamente que o Espírito Santo autorizou esse ensinamento. Essa Palavra foi inspirada por Deus através do Espírito Santo, para orientar à igreja. (João 16.13; I Coríntios 14.37; I Tessalonicenses 2.13) – Como Igreja não podemos desconsiderar uma ordenança dada pelo Espírito Santo à igreja.

Ainda Atos 15.28, nos afirma, que esses mandamentos foram nomeados como “Cousas essenciais”. Algo que é essencial, não é opcional. Logo, não pode ser anulado em razão dos desejos humanos.

É interessante observar que os que são a favor do comer sangue, usam o argumento de que essa ordenança foi somente para o período da lei e como a igreja estava em seu nascedouro, a Lei ainda estava muito viva entre eles.

Contudo, se olharmos o contexto, veremos que esse argumento cai por terra. O contexto de Atos 15 envolve a realidade de alguns judeus cristãos, primando por levar os cristãos gentios a guardarem a lei de Moisés (v. 1-5). De forma clara lendo esse capítulo, vamos ver que a ideia central é mostrar aos crentes judeus que essa maneira de pensar estava errada, ou seja: os gentios não precisavam guardar a Lei. Observe o que Pedro vai dizer sobre o guardar a lei em Atos 15.10. “Um jugo que nem nossos pais puderam suportar, nem nós”. O Apóstolo Paulo não permitiu que Tito fosse circuncidado, para não parecer que concordava com os líderes judaizantes (Gálatas 2. 1-5). Observe que dentro desse pano de fundo, é praticamente impossível conceber os apóstolos mudando de ideia e ordenando aos gentios a fazerem o que exatamente os mestres judaizantes queriam, isto é, que guardassem a lei de Moisés. Os que os Apóstolos estão trazendo aos gentios são mandamentos essenciais para a fé cristã (Atos 15.19).

Observa-se também que esses mandamentos foram ensinados em vários lugares (Atos 16.4) e perdurou anos depois (Atos 21.25). Não foi pontual, mas ordenança revelada de Deus através dos apóstolos à Sua Igreja.

Muito importante considerar também que além do sangue e da carne sufocada, outras ordenanças foram trazidas de Deus através da sua palavra: a fornicação e as “contaminações dos ídolos” (Atos 15.20). É importante destacar, que se a proibição do sangue não pretendesse ser universal, logo, a proibição contra a fornicação e a idolatria estariam também nos mesmo parâmetro. Não podemos isolar a proibição do sangue e vê-la como temporal, sem considerar as demais proibições. Uma interpretação de um texto equilibrada e sensata não se realiza dessa forma.

      2.      Porque foi uma ordem de Deus para a humanidade;

Em Gênesis 9. 2-4 lemos: "Pavor e medo de vós virão sobre todos os animais da terra e sobre todas as aves dos céus; tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar nas vossas mãos serão entregues. Tudo o que se move e vive ser-vos-á para alimento; como vos dei a erva verde, tudo vos dou agora. Carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis" 
            Quando Deus autorizou ao homem comer carne de animais, ele ordenou que não se comesse o sangue, porque a vida do animal está no sangue. O que entendemos é que quando comemos a carne e derramamos o sangue, estamos tendo uma postura de agradecimento e respeito para com Deus. Só Ele pode dar a vida! Ele já nos deu a carne. Comeríamos também a vida?

      3.      Foi através do sangue de Cristo que nossos pecados foram perdoados;

"Qualquer homem da casa de Israel ou dos estrangeiros que peregrinam entre vós que comer algum sangue, contra ele me voltarei e o eliminarei do seu povo. Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida" (Levítico 17:10-12).

            O sangue de Cristo, o Cordeiro perfeito foi derramado na cruz do calvário, para quitar a dívida dos pecados de todos os homens. Em toda a Bíblia vemos o grande valor do sangue nos planos de Deus. Desde a entrada do pecado no mundo (Gênesis 3), através do cordeiro que foi sacrificado, para que Adão e Eva fossem vestidos, vemos o agir de Deus sinalizando através do sangue, que um dia Cristo daria sua vida e seu sangue seria derramado para libertar o homem perdido. Logo, pela figura do sangue e sua grande relevância no plano de Deus, fica evidência que precisamos ser reverentes ao Senhor por essa e todas as demais razões bíblicas que nos mostram que não devemos comer sangue.

            Que o Senhor nos ajude a sermos fieis e praticantes da sua maravilhosa palavra.


Em Cristo Jesus,
Pr. Waldyr do Carmo


Fontes de pesquisa:
- Bíblia Sagrada

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!