A DOUTRINA DE CRISTO Aula 01 A NATUREZA HUMANA DE CRISTO Introdução: Antes de entrarmos, propriamente, ...
A DOUTRINA DE CRISTO
Aula 01
A NATUREZA HUMANA DE CRISTO
Introdução:
Antes
de entrarmos, propriamente, nos profundos aspectos que envolvem a Doutrina de
Jesus Cristo, estaremos abordando um conceito de definição de Cristologia e
buscando responder, mesmo que com limitações à pergunta: “Quem é Jesus Cristo?”
Definindo Cristologia:
Cristologia
é uma palavra que deriva-se da junção de duas palavras gregas: “Khristos”
(Cristo) + “logia” que significa “estudo, tratado, discurso”. Afirmamos,
então, que Cristologia se define como, o “estudo da pessoa de Jesus Cristo”.
Quem é Jesus?
Jesus Cristo é a segunda pessoa da
Trindade. Ele é o Verbo revelado em João 1.1-3, que criou todo o universo e o
mantém pelo Seu soberano poder (Jo 1.3; Cl 1. 16-17). Foi Ele que Se esvaziou
da Sua glória e Se humilhou, assumindo a forma humana (Fl 2. 6-11). Através do
Seu ministério terreno, que durou aproximadamente 3 anos, Cristo ensinou a
verdade de Deus, realizou milagres, curou enfermos, expulsou demônios.
Rejeitado pelos religiosos, pelo povo e pelas autoridades, Ele foi condenado à
morte de cruz, foi sepultado e ressuscitou, ao terceiro dia. Depois, foi
assunto aos Céus e, como grande sumo sacerdote, intercede pelos Seus (Hb 7.25;
Hb 4. 15,16). Através de Sua morte e ressureição, Ele instaurou a graça de Deus
a todos os homens, através da qual aqueles que creem Nele, reconhecendo-O como
único e suficiente salvador, são “justificados” por Sua graça e assegurados da
salvação eterna. (Ef. 2. 8,9), Ef. 1.13,14).
JESUS CRISTO COMO HOMEM
I - Gerado de uma mulher (G.
4.4; Mt 1.8);
II - Descendente de Davi
a) Sem (Gn.9:27);
b) Abraão (Gn.12:1-3);
c) Isaque (Gn.26:2-5);
d) Jacó (Gn.28:13-15);
e) Judá (Gn.49:10);
f) Davi (IISm.7:12-16).
b) Abraão (Gn.12:1-3);
c) Isaque (Gn.26:2-5);
d) Jacó (Gn.28:13-15);
e) Judá (Gn.49:10);
f) Davi (IISm.7:12-16).
III - Crescimento e
desenvolvimento humano natural;
a) Vigor físico (Lc 2.52);
b) Faculdades mentais (Lc 2.40);
c) Aparência pessoal (Jo 4.9).
b) Faculdades mentais (Lc 2.40);
c) Aparência pessoal (Jo 4.9).
IV - Natureza humana
completa;
a) Corpo (Mt. 26.12);
b) Alma (Mt 26.38);
c) Espírito (Lc 23.46).
b) Alma (Mt 26.38);
c) Espírito (Lc 23.46).
V - Limitações Humanas
Þ Físicas:
a) Fadiga (Jo.4:6;
Is.40:28);
b) Sono (Mt.8:24; Sl.121:4,5);
c) Fome (Mt.21:18);
d) Sede (Jo.19:28);
e) Sofrimento e Dor (Lc.22:44);
f) Sujeição à Morte (ICo.15:3);
b) Sono (Mt.8:24; Sl.121:4,5);
c) Fome (Mt.21:18);
d) Sede (Jo.19:28);
e) Sofrimento e Dor (Lc.22:44);
f) Sujeição à Morte (ICo.15:3);
g) Chorou (Jo 11.35);
h) Trabalhou (Mc 6.3).
Þ Intelectuais
a) Como homem precisou crescer no conhecimento (Lc.2:52);
b) Como homem precisou
adquirir conhecimento pela observação(Mc.11:13);
c) Como homem possuía
conhecimento limitado; (Mc.13:32).
VI - Nomes Humanos:
a) Jesus (Mt.1:21);
b) Filho do Homem (Lc.19:10);
c) O Nazareno (At.2:22);
d) O Profeta (Mt.21:11);
e) O Carpinteiro (Mc.6:3);
f) O Homem (Jo.19:5; ITm.2:5).
b) Filho do Homem (Lc.19:10);
c) O Nazareno (At.2:22);
d) O Profeta (Mt.21:11);
e) O Carpinteiro (Mc.6:3);
f) O Homem (Jo.19:5; ITm.2:5).
7. Como homem Jesus se
relacionava com Deus:
a) Como Mediador e Sacerdote; como representante da
humanidade Jesus falava com Deus (Mc.15:34);
b) Kenosis - Essa é uma palavra grega que em seu significado trata da doutrina do esvaziamento de Cristo em sua encarnação (Fl 2. 6-8). Dependência total de Cristo ao Pai e ao Espírito Santo: Auto esvaziamento de Jesus Cristo, uma auto renúncia dos atributos divinos. Cristo abriu mão da forma de Deus, mas ao fazê-lo não se despiu de Sua natureza divina; não houve auto extinção. Também o ser divino não se tornou humano; Sua personalidade continuou a mesma, e reteve a consciência de ser Deus (Jo 3:13). A kenosis teve como propósito a redenção.
Conclusão:
Jesus
Cristo se tornou carne e habitou entre nós. Como homem, Ele passou por todas as
tentações que passamos, mas a Bíblia nos afirma que Ele não pecou (Hb 4.15,16).
Dessa forma, Ele, o segundo Adão, tornou-se o sacrifício perfeito para a
libertação de todos os homens da pena do pecado.
Que possamos estar respondendo com nossas vidas Àquele
que nos amou primeiro e se entregou, voluntariamente, para nos livrar da
condenação eterna.
BIBLIOGRAFIA DO MÓDULO
Þ http://www.etimologista.com/
Þ http://solascriptura-tt.org/Cristologia/Cristologia-Aldenei.htm
Þ http://solascriptura-tt.org/Cristologia/Cristologia-DoutrinaJesusCristo-PhilV.htm
Þ http://solascriptura-tt.org/Cristologia/Kenosis-EsvaziamentoDeCristoFp2-5-11-Helio.htm
Þ http://solascriptura-tt.org/Cristologia/CristologiaADoutrinaDeusFilho-CursoHelio.htm
Þ https://www.gotquestions.org/Portugues/kenosis.html
Þ http://raizesteologicas.blogspot.com.br/2013/01/os-oficios-de-cristo.html
Þ http://solascriptura-tt.org/Cristologia/DezoitoAparicoesCristoPosRessureicao-Helio.htm
Aula 02
A NATUREZA DIVINA DE CRISTO
Introdução:
De
forma simples, contudo bíblica, estaremos estudando hoje acerca da natureza
divina de Cristo. Quando estudamos a doutrina de Cristo, vemos que a Palavra de
Deus nos revela que Jesus foi 100% homem e 100% Deus. Que o Senhor em sua infinita
graça e misericórdia nos ilumine para compreendermos a grandeza do Seu amor que
foi revelado através de Cristo Jesus o nosso Salvador.
I - Os nomes divinos de
Jesus;
a) Deus (Jo.1:1; Jo.1:18
(ARA); Jo.20:28; Rm.9:5; Tt.2:13; Hb.1:8).
b) Filho de Deus
(Mt.8:29;16:16;27:40; Mc.14:61,62; Jo.5:25;10:36;
c) Alfa e Ômega
(Ap.1:8,17;22:13; Is.44:6).
d) O Santo (At.3:14;
Is.41:14; Os.11:9).
e) Pai da Eternidade e
Maravilhoso (Is.9:6; Jz.13:18).
f) Deus Forte (Is.9:6; Is.10:21).
g) Senhor da Glória (ICo.2:8;
Tg.1:21; Sl.24:8-10).
h) Senhor (At.9. 17; 16. 31;
Lc.2:11; Rm.10. 9; Fp.2:11). A palavra "Senhor" no grego é Kurios,
e significa Chefe superior, Mestre, e como tal era empregado a pessoas humanas,
aos imperadores de Roma. Entretanto eles eram considerados deuses, e somente a
eles era permitido aplicar este título, no sentido de divindade (At.2. 36;
IICo.4. 5; Ef.4:5; II Pe.2. 1; Ap.19. 16).
II - É atribuído a Ele culto
divino;
a. Somente Deus pode ser adorado (Mt.4:10);
b. Jesus aceitou e não impediu Sua adoração (Mt.14:33;
Lc.5:8;24:52);
c. O Pai deseja que o Filho seja adorado (Hb.1:6;
Jo.5:22,23; compare Is.45:21-23 com Fp.2:10,11);
d. A Igreja primitiva o adorou e orava a Ele (At.7:59,60;
IICo.12:8-10).
III -
Ofícios divinos foram atribuídos a Ele;
a. Criador (Jo.1:3; Hb.1:8-10; Cl.1:16);
b. Preservador (Cl.1:17);
c. Perdoador de pecados (Mc.2:5,7,11; Lc.7:49);
d. Deus encarnado (Compare Is.40:3,4 com Jo.1:23;
Is.8:13,14 com IPe.2:7,8 e At.4:11; IPe.2:6 com Is.28:16 e Sl.118:22; Nm.21:6,7
com ICo.10:9 (ARA = Senhor; ARC = Cristo; no grego = Criston); Sl.102:22-27 com
Hb.1:10-12; Is.60:19 com Lc.2:32; Zc.3:1,2).
IV - Jesus, o Filho, é associado com o nome de Deus Pai; (IICo.13:14; ICo.12:4-6; ITs.3:11; Rm.1:7; Tg.1:1;
IIPe.1:1; Ap.7:10; Cl.2:2; Jo.17:3; Mt.28:19).
V -
Atributos divinos são conferidos a Jesus:
*Natureza
a) Onisciência (Jo.1:47-51;4:16-19,29;6:64;16:30;8:55;
Jo.10:15;21:6,17; Mt.11:27;12:25;17:27; Cl.2:3);
b) Onipresença (Jo.3:13;14:23 Mt.18:20;28:20; Ef.1:23);
c) Onipotência (Mt.8:26,27;28:28; Hb.1:3; Ap.1:8);
d) Eternidade (Jo.8:58;17:5,24; Cl.1:17; Hb.1:8;13:8; Ap.1:8; Is.9:6; Mq.5:2);
e) Vida (Jo.10:17,18;11:25;14:6);
f) Imutabilidade (Hb.1:11;13:8; Sl.102:26,27);
g) Autoexistência (Jo.1:1,2);
h) Espiritualidade (IICo.3:17,18).
b) Onipresença (Jo.3:13;14:23 Mt.18:20;28:20; Ef.1:23);
c) Onipotência (Mt.8:26,27;28:28; Hb.1:3; Ap.1:8);
d) Eternidade (Jo.8:58;17:5,24; Cl.1:17; Hb.1:8;13:8; Ap.1:8; Is.9:6; Mq.5:2);
e) Vida (Jo.10:17,18;11:25;14:6);
f) Imutabilidade (Hb.1:11;13:8; Sl.102:26,27);
g) Autoexistência (Jo.1:1,2);
h) Espiritualidade (IICo.3:17,18).
*Morais
a) Santidade (At.3:14;4:27Jo.8:12; Lc.1:35; Hb.7:26;
IJo.1:5; Ap.3:7;15:4; Dn.9:24);
b) Bondade (Jo.10:11,14; IPe.2:3; IICo.10:1);
c) Verdade (Mt.22:16; Jo.1:14;14:6; Ap.19:11;3:7; IJo.5:20);
b) Bondade (Jo.10:11,14; IPe.2:3; IICo.10:1);
c) Verdade (Mt.22:16; Jo.1:14;14:6; Ap.19:11;3:7; IJo.5:20);
VI - Jesus
recebeu títulos que foram dados a Deus;
a) Deus: Deus
Pai (Dt.4:39; IISm.7:22; IRs.8:60; IIRs.19:15; ICr.17:20; Sl.86:10;
Is.45:6;46:9; Mc.12:32), Jesus Cristo (Compare Is.40:3 com Jo.1:23 e 3:28;
Sl.45:6,7 com Hb.1:8,9; Jo.1:1; Rm.9:5; Tt.2:13; IJo.5:20);
b) Único Deus Verdadeiro: Deus Pai (Jo.17:3), Jesus Cristo (IJo.5:20);
c) Deus Forte: Deus Pai (Ne.9:32), Jesus Cristo (Is.9:6);
d) Deus Salvador: Deus Pai (Is.45:15,21; Lc.1:47: Tt.3:4), Jesus Cristo (IIPe.1:1; Tt.2:13; Jd.25);
e) Jeová: Deus Pai (Ex.3:15), Jesus Cristo (Compare Is.40:3 com Mt.3:3 e Jo.1:23);
f) Jeová dos Exércitos: (ICr.17:24; Sl.84:3; Is.51:15; Jr.32:18;46:18), Jesus Cristo (Compare Sl.24:10 e Is.6:1-5 com Jo.12:41; Is.54:5);
g) Senhor: Deus Pai (Mt.11:25;21:9;22:37; Mc.11:9;12:29; Rm.10:12; Ap.11:15), Jesus Cristo (Lc.2:11; Jo.20:28; At.10:36; ICo.2:8;8:6;12:3,5; Fp.2:11; Ef.4:5);
h) Único Senhor: Deus Pai (Mc.12:29; Dt.6:4), Jesus Cristo (ICo.8:6; Ef.4:5);
i) Jeová e Salvador, Senhor e Salvador: Deus Pai (Is.43:11;60:16; Os.13:4), Jesus Cristo (IIPe.1:11;2:20;3:18);
j) Salvador: Deus Pai (Is.43:3,11;60:16; ITm.1:1;2:3; Tt.1:3;2:10;3:4; Jd.25), Jesus Cristo (Lc.1:69;2:11; At.5:31; Ef.5:23; Fp.3:20; IITm.1:10; Tt.1:4;3:6);
l) Único Salvador: Deus Pai (Is.43:11; Os.13:4), Jesus Cristo (At.4:12; ITm.2:5,6);
m) Salvador de todos os homens e do mundo: Deus Pai (ITm.4:10), Jesus Cristo (IJo.4:14);
n) O Santo de Israel: Deus Pai (Sl.71:22;89:18; Is.1:4; Is.45:11), Jesus Cristo (Is.41:14;43:3;47:4;54:5);
o) Rei dos reis, Senhor dos senhores: Deus Pai (Dt.10:17; ITm.6:15,16), Jesus Cristo (Ap.17:14;19:16);
p) Eu Sou: Deus Pai (Ex.3:14), Jesus Cristo (Jo.8:58);
q) O Primeiro e O Último: Deus Pai (Is.41:4;44:6;48:12) Jesus Cristo (Ap.1:11,17;2:8;22:13);
b) Único Deus Verdadeiro: Deus Pai (Jo.17:3), Jesus Cristo (IJo.5:20);
c) Deus Forte: Deus Pai (Ne.9:32), Jesus Cristo (Is.9:6);
d) Deus Salvador: Deus Pai (Is.45:15,21; Lc.1:47: Tt.3:4), Jesus Cristo (IIPe.1:1; Tt.2:13; Jd.25);
e) Jeová: Deus Pai (Ex.3:15), Jesus Cristo (Compare Is.40:3 com Mt.3:3 e Jo.1:23);
f) Jeová dos Exércitos: (ICr.17:24; Sl.84:3; Is.51:15; Jr.32:18;46:18), Jesus Cristo (Compare Sl.24:10 e Is.6:1-5 com Jo.12:41; Is.54:5);
g) Senhor: Deus Pai (Mt.11:25;21:9;22:37; Mc.11:9;12:29; Rm.10:12; Ap.11:15), Jesus Cristo (Lc.2:11; Jo.20:28; At.10:36; ICo.2:8;8:6;12:3,5; Fp.2:11; Ef.4:5);
h) Único Senhor: Deus Pai (Mc.12:29; Dt.6:4), Jesus Cristo (ICo.8:6; Ef.4:5);
i) Jeová e Salvador, Senhor e Salvador: Deus Pai (Is.43:11;60:16; Os.13:4), Jesus Cristo (IIPe.1:11;2:20;3:18);
j) Salvador: Deus Pai (Is.43:3,11;60:16; ITm.1:1;2:3; Tt.1:3;2:10;3:4; Jd.25), Jesus Cristo (Lc.1:69;2:11; At.5:31; Ef.5:23; Fp.3:20; IITm.1:10; Tt.1:4;3:6);
l) Único Salvador: Deus Pai (Is.43:11; Os.13:4), Jesus Cristo (At.4:12; ITm.2:5,6);
m) Salvador de todos os homens e do mundo: Deus Pai (ITm.4:10), Jesus Cristo (IJo.4:14);
n) O Santo de Israel: Deus Pai (Sl.71:22;89:18; Is.1:4; Is.45:11), Jesus Cristo (Is.41:14;43:3;47:4;54:5);
o) Rei dos reis, Senhor dos senhores: Deus Pai (Dt.10:17; ITm.6:15,16), Jesus Cristo (Ap.17:14;19:16);
p) Eu Sou: Deus Pai (Ex.3:14), Jesus Cristo (Jo.8:58);
q) O Primeiro e O Último: Deus Pai (Is.41:4;44:6;48:12) Jesus Cristo (Ap.1:11,17;2:8;22:13);
r) O Esposo de Israel
e da Igreja: Deus Pai (Is.54:5;62:5; Jr.3:14; Os.2:16),
Jesus Cristo (Jo.3:9; IICo.11:2;; Ap.19:7;21:9);
s) O Pastor: Deus Pai (Sl.23:1), Jesus Cristo (Jo.10:11,14; Hb.13:20).
VII - Obras atribuídas igualmente a Deus e a Jesus Cristo:
a. Criou o mundo e todas as coisas: Deus Pai (Ne.9:6; Sl.146:6; Is.44:24; Jr.27:5; At.14:15;17:24), Jesus Cristo (Sl.33:6; Jo.1:3,10; ICo.8:6; Ef.3:9; Cl.1:16; Hb.1:2,10);
b. Sustenta e preserva todas as coisas: Deus Pai (Sl.104:5-9; Jr.5:22;31:35), Jesus Cristo (Cl.1:17; Hb.1:3; Jd.1);
c. Ressuscitou Cristo: Deus Pai (At.2:24; Ef.1:20), Jesus Cristo (Jo.2:19;10:18);
d. Ressuscitou mortos: Deus Pai (Rm.4:17; ICo.6:14; IICo.1:9;4:14), Jesus Cristo (Jo.5:21,28,29;6:39,40,44,54;11:25; Fp.3:20,21);
e. É o Autor da regeneração: Deus Pai (IJo.5:18), Jesus Cristo (IJo.2:29).
s) O Pastor: Deus Pai (Sl.23:1), Jesus Cristo (Jo.10:11,14; Hb.13:20).
VII - Obras atribuídas igualmente a Deus e a Jesus Cristo:
a. Criou o mundo e todas as coisas: Deus Pai (Ne.9:6; Sl.146:6; Is.44:24; Jr.27:5; At.14:15;17:24), Jesus Cristo (Sl.33:6; Jo.1:3,10; ICo.8:6; Ef.3:9; Cl.1:16; Hb.1:2,10);
b. Sustenta e preserva todas as coisas: Deus Pai (Sl.104:5-9; Jr.5:22;31:35), Jesus Cristo (Cl.1:17; Hb.1:3; Jd.1);
c. Ressuscitou Cristo: Deus Pai (At.2:24; Ef.1:20), Jesus Cristo (Jo.2:19;10:18);
d. Ressuscitou mortos: Deus Pai (Rm.4:17; ICo.6:14; IICo.1:9;4:14), Jesus Cristo (Jo.5:21,28,29;6:39,40,44,54;11:25; Fp.3:20,21);
e. É o Autor da regeneração: Deus Pai (IJo.5:18), Jesus Cristo (IJo.2:29).
Aula 03
OS OFÍCIOS DE
JESUS CRISTO
Introdução:
Ao estudarmos os contextos e implicações da revelação
bíblica na história da nação de Israel, vemos, de forma muita clara, o quanto
três ofícios foram de suma importância. Esses eram: o profeta, o sacerdote e o
rei. De forma distinta, o profeta ministrava a Palavra de Deus ao povo; o
sacerdote oferecia sacrifício, oração e louvores a Deus pelo povo; e o rei,
como representante de Deus, governava a nação.
Quando olhamos para os ofícios que foram exercidos no
antigo testamento, nós os vemos como figura da própria obra que Cristo estaria
realizando em seu ministério. Cristo preenche esses três ofícios de forma
perfeita. Como profeta, ele revela Deus e transmite-nos a Palavra de Deus; como
sacerdote, Jesus tanto oferece a Deus um sacrifício em favor de todos, quanto
Ele mesmo é o próprio sacrifício que é oferecido; e como rei, Cristo governa a
igreja e todo o universo.
Profeta
Em Atos 3. 22-23 vemos, claramente,
a Bíblia atestando acerca do Ministério profético de Cristo: “E
acontecerá que toda a alma que não escutar esse profeta será exterminada dentre
o povo. Sim, e todos os profetas, desde Samuel, todos quantos depois falaram,
também predisseram estes dias.” O próprio Cristo
alegava ser o portador da mensagem do Pai (Jo 8. 26-28).
a. Como Profeta, Jesus pregou a salvação (Is
61. 1-2; Lc 4.17-19);
b. Como Profeta, Jesus anunciou o reino (Mt 4.17);
c. Como Profeta, Jesus predisse o futuro (Mt 24 - 25).
b. Como Profeta, Jesus anunciou o reino (Mt 4.17);
c. Como Profeta, Jesus predisse o futuro (Mt 24 - 25).
Sacerdote
Hiereus
é a palavra que designa sacerdote no NT e significa “uma pessoa sagrada,
dedicada a Deus”. Enquanto o profeta representa Deus junto ao povo para ser seu
mensageiro, o sacerdote é representante do homem junto a Deus. Em Hebreus,
vemos, claramente, Jesus sendo apresentado como o nosso grande Sumo Sacerdote
(Hb 4. 15,16). Ao ler a carta aos Hebreus, vemos Jesus exercendo o ofício
sacerdotal de duas maneiras.
Ele
oferece um sacrifício perfeito pelo pecado
O sacrifício de Cristo pelos pecados
de todos os homens foi diferenciado do sacrifício que era oferecido no Antigo
Testamento - “...porque é impossível que o sangue de touros e bodes remova
pecados” (Hb 10.4). Cristo foi o próprio sacrifício (Hb 9.26). O sacrifício
de Cristo preencheu todas as expectativas do ofício sacerdotal. Ele foi tanto o
sacrifício quanto o sacerdote que o ofereceu.
Jesus nos aproxima continuamente
de Deus
Jesus, como sumo sacerdote (Hb
4.14), não foi para o Santo dos Santos do templo terrestre de Jerusalém, mas
foi para Santo dos Santos, que é na presença de Deus, no Céu (Hb 9.24). Para se tornar o sacrifício pleno de quitação
da dívida dos pecados dos homens, Cristo, como homem, sofreu todas as tentações
que sofremos, mas não pecou. Dessa forma, Cristo pôde se oferecer de forma
voluntária, cumprindo a lei, morrendo pelos pecados e venceu a morte. Agora,
assentado à destra do Pai, Ele se torna o intercessor de todos aqueles que a
Ele clamam por socorro. Continuamente somos aproximados a Deus através de
Cristo Jesus.
Rei
Cristo como
Rei foi profetizado
Lemos
em II Samuel 7.12-16: "Quando teus dias se cumprirem e descansares
com teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que procederá de ti, e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei
para sempre o trono do seu reino. Eu lhe
serei por pai, e ele me será por filho; se vier a transgredir, castigá-lo-ei
com varas de homens e com açoites de filhos de homens. Mas a minha misericórdia
se não apartará dele, como a retirei de Saul, a quem tirei de diante de ti.
Porém a tua casa e o teu reino serão
firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para
sempre."
A profecia
se cumpriu
Lemos em Lucas 1. 30 - 33: "Maria,
não temas; porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à
luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus.. Este será grande e será
chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim."
Ao exercer o ofício de rei, Cristo nos sujeita a Si mesmo,
governando-nos, protegendo-nos, reprimindo e subjugando todos os Seus e os
nossos inimigos.
Þ Ele governa
a sua Igreja por meio da Palavra e do Espírito.
Þ O Seu
reinado é seguro e eterno.
Como
Igreja, participaremos no governo do universo, pois com Ele reinaremos
eternamente (Ap 22.5) - “... ao
vencedor, dar-lhe-ei sentar comigo no meu trono, assim como também eu
venci, me sentei com meu Pai no mesmo (Ap 3.21). Aleluia! Reinaremos
para sempre com Cristo na eternidade.
Aula 04
A PERFEITA OBRA DE
CRISTO
Introdução:
Com a entrada do pecado no mundo, através dos nossos
primeiros pais (Gn 3.15), um plano de salvação foi impetrado por Deus para o
resgate do homem que estava perdido. O pecado gerou morte (Rm 6.23). A morte
instaurada em dois aspectos: morte física - todos os homens estão
fadados a morrerem; morte espiritual - uma vez morrendo no pecado, o
homem está condenado a passar a eternidade nas trevas e longe de Deus.
A vinda de Cristo ao mundo
Ao vir ao mundo, Jesus se tornou o segundo Adão. Na cruz
do Calvário, vicariamente (como substituto), Jesus levou sobre Si os pecados
dos homens e suas justas punições, para que a humanidade pudesse ser salva da
penalidade e do poder do pecado, e da eterna punição no lago de fogo.
(Is 53. 4-6; Mt 20. 28; Mt 26. 28; Jo 19. 30; II Co 5. 21;
II Co 8. 9;
I Ts 1. 10; I Pe 2. 24; I Pe 3. 18)
Ao terceiro dia, Jesus Cristo literalmente (fisicamente,
corporalmente) ressurgiu de entre os mortos.
(Mt 28; Mc 16; Lc 24. 36-39; Jo 20.
26-29; At 10. 40-41)
A ressurreição de Cristo foi realizada pela Trindade divina
O Pai - 1 Tes 1.1
O Filho - Jo 2.9-21
O Santo Espírito - Rm 8.11
A ressurreição de Cristo foi anunciada pelos
apóstolos
(At 2. 27-32; At 3. 15; At 4. 10; At
5. 30; At 10. 40; At 13. 34; At 17. 31)
A ressurreição física de Cristo não pode ser
negada ou posta em dúvida, pois a encarnação, morte e ressurreição de Cristo
são a base da fé cristã. (I Jo 4. 1-6;
II Jo 7-9; 1 Co 15. 14)
Em Atos 1, vemos que, após a ressurreição, Cristo permaneceu na Terra por cerca de 40 dias e, durante esse tempo, a Bíblia registra várias aparições do Senhor Jesus. Em uma delas, mais de 500 pessoas O viram (I Co 15.6).
Referências
das muitas aparições de Cristo após a ressurreição:
1. Jo 20. 15-17; Mc 16.9;
2. Mt 28. 8,9;
3. Lc 24. 13-32;
4. Lc 24. 33-34 (confira
com I Co 15.5);
5. Mc 16.14;
6. Jo 20. 26-29;
7. Jo 20. 30-31;
8. Jo 21. 1-23;
9. I Co 15.6;
10. I Co 15.7a;
11. Mt 28. 16-20;
12. Mc 16. 14-20;
13. Lc 24. 46-49;
14. At 1. 4-12.
Conclusão:
A ascensão de Cristo foi literal
(para a presença do Pai) em um corpo ressurreto glorificado, e somente Ele é o
“único” mediador entre Deus e os homens. Os que receberam a Cristo como único
Senhor e Salvador, aguardam o arrebatamento da Igreja.
(At 1. 9-11; At 7. 55; I Ts 4.
13-18; 2 Ts 2. 1; 1 Tm 2. 5; I Jo 14. 3)
Pr. Waldyr Silva do Carmo
Nenhum comentário
Seu comentário é muito importante para nós!