Page Nav

GRID_STYLE

A PARÁBOLA DO BOM SERVO E DO MAU

           “... Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida.” (Ap 2.10)       Essa parábola encontra-se em Lucas 12.4...



          

“... Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida.” (Ap 2.10)


      Essa parábola encontra-se em Lucas 12.42-46 e Mateus 24.45-50. A pergunta que a inicia é: “Quem é, pois, o servo fiel e prudente?" O adjetivo FIEL caracteriza aquele que cumpre aquilo a que se obriga, a que se propõe. Deus é fiel àquilo a que se propõe e não haveria como ser diferente, pois a fidelidade é própria do caráter, da natureza divina (1 Co 1.9; Heb. 10.23).
      E quanto a nós?  Temos sido fiéis ao que nos propusemos quando nos decidimos ao lado de Cristo? Cantamos: “Para cada crente o Mestre preparou um trabalho certo quando o resgatou. E o trabalho a que Jesus te chama aqui, como vai ser feito se não for por ti?” (Hinos e Cânticos). E aí? Temos lançado palavras ao vento?
      A cada um de nós o Senhor atribuiu uma função, e a parábola diz que bem-aventurado é o servo, o mordomo fiel e prudente, pois a esse o senhor confiará todos os bens. Aquele, porém, que relaxadamente conduziu-se e indigno mostrou-se da confiança do seu senhor, esse foi castigado.
      “Quando um servo de Deus, em vez de prosseguir com seu trabalho, começa a “espancar os seus conservos”, depreciando-os, ele está em franca decadência”. Esse é o comentário de S.E. McNair em sua Bíblia Explicada. Voltando à pergunta inicial: “Quem é o servo fiel e prudente?” É aquele que é cumpridor da Palavra e não somente ouvinte (Tiago 1.22). É aquele que coloca a mão no arado e não olha mais para trás.

Rônia Malafaia
Membro da Casa de Oração da Cehab - Itaperuna/RJ

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!