Page Nav

GRID_STYLE

Louvor e Adoração - Parte I

LOUVOR E ADORAÇÃO Introdução:             Louvor e Adoração: Tema relevante e de extrema necessidade ser abordado na vida das ...


LOUVOR E ADORAÇÃO


Introdução:

            Louvor e Adoração: Tema relevante e de extrema necessidade ser abordado na vida das igrejas locais. Através do louvor e da adoração, nos apresentamos diante do Trono de Deus e oferecemos o de melhor que temos: Todo o nosso Ser. Quando estamos adorando e louvando, o coração do Pai é tocado, pois nesse contexto o querer pleno de Deus para com o homem é ministrado. Fomos criados para o louvor e glória do Soberano Deus.

                        Nesse módulo, estaremos avaliando, à luz da Palavra de Deus, as implicações desse tema tão relevante. Caminharemos de forma simples e bíblica, estudando e objetivando que sejamos despertados a uma intimidade maior com Deus e assim sermos encontrados louvando e adorando verdadeiramente ao Deus que, através de Cristo Jesus, nos deu a Salvação eterna.


I - LOUVOR
           
ü Definindo Louvor:

As palavras para louvor vêm do hebraico:

v halal- significa fazer ruído;

v yadhâ - está associada às ações e gestos corporais que acompanham o louvor;

v zamar, que é associada à música tocada e cantada.

 No Novo Testamento temos algumas palavras gregas que definem louvor:

v eucharistein  significa agradecer;

v eulogein que se traduz por bendizer;

v Yadah (atirar, lançar, jogar);

Salmo 138:1

"Eu te louvarei, Senhor, de todo o coração; diante dos deuses cantarei louvores a ti".

Em uma tradução mais fiel da expressão: “Eu te louvarei", leríamos: "Eu te lançarei agradecimentos e grandes elogios; diante dos deuses cantarei louvores a Ti”


5

Essa palavra expressa o verdadeiro significado de louvor, isto é: lançar, em testemunho público (diante dos seres humanos e de quaisquer outros deuses), agradecimentos e louvores ao Altíssimo.

O louvor pode ser direcionado tanto a Deus como a homens, e, não há nada de errado nisso, pois louvor é elogio. Louvar é exteriorizar uma admiração.
 
Quando lemos a Palavra de Deus, vemos referências ao louvor direcionado a homens e a Deus.
            
ü Louvor direcionado a homens

v  “A mulher que teme ao Senhor essa será louvada.” (Pv. 31.30)
v  “... e então cada um receberá o seu louvor da parte de Deus.” (I Co. 4.5)

ü Louvor direcionado a Deus

“Louvai ao Senhor! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder!” (Sl 150.1)

Vejamos alguns pontos sobre o louvor a Deus:

v  Salmos 148.2-4 nos mostra quem deve louvar- os anjos, o exército celestial, sol, lua, estrelas, montes, baleias, fogo, saraiva... enfim toda criatura deve render louvor a Ele.

v Salmos 149.3-6 e salmos 150.3-5 nos mostra como devemos louvar- com instrumentos, com a voz, com a espada de fios nas mãos, enfim, com tudo a que temos acesso e com tudo que há em nós.

v Salmo 150.1 nos mostra onde devemos louvar-  “... no Seu santuário”. Na geração de Davi e até a geração de Cristo as pessoas precisavam se deslocar de suas cidades e se dirigirem ao santuário. Ali elas louvavam, levavam suas ofertas e rendiam adoração a Deus. Porém, com a vinda de Cristo, o local para a adoração e o louvor se torna bem mais abrangente. Onde é o santuário de Deus hoje? É uma determinada igreja situada em um determinado lugar? Não. Cristo, em conversa com a mulher samaritana, disse que “nem neste monte nem em Jerusalém adorareis ao Pai”. Onde fica, então, localizado o santuário? O santuário, o templo, é o nosso próprio ser.

v Paulo nos lembra que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, sendo assim, não precisamos deixar de adorar a Deus por estarmos neste ou naquele lugar, pois seja onde for que estivermos, ali é o lugar da adoração porque ali está o templo do Senhor.




Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!