Page Nav

GRID_STYLE

Liderança Eficaz - Parte IV

5 – JESUS, O MAIOR EXEMPLO DE LIDERANÇA                 Sem dúvida, o maior exemplo de liderança que o mundo já viu é o de Jesus. Ao...


5 – JESUS, O MAIOR EXEMPLO DE LIDERANÇA

                Sem dúvida, o maior exemplo de liderança que o mundo já viu é o de Jesus. Ao longo da história, seus métodos continuam sendo reproduzidos e trazendo magníficos resultados. Nossa proposta, no contexto da liderança de Jesus, é observar alguns pontos dentre tantos que possam nos trazer uma visão desse fantástico líder que marcou de forma grandiosa toda a humanidade.                 Destacaremos aqui alguns princípios usados por Jesus e que devem ser praticados pelo líder que almeja sucesso em sua liderança.
ü  Um líder que viveu a humildade (Fl 2. 6-8)

Vemos, no texto que lemos a presença plena da humildade na pessoa do Senhor Jesus.

·         Ele se humilhou quando abriu mão de sua glória.
·         Ele se humilhou quando se tornou homem.
·         Ele se humilhou ao ser obediente ao Pai até a morte e morte de Cruz.
·         Todo o ministério de Cristo foi exercido com humildade.

               Não há liderança de sucesso sem a presença da humildade. Ela precisa começar na vida do líder. Foi assim que Jesus nos ensinou e é dessa forma que alcançaremos o sucesso.

ü  Um líder com propósitos (Fl 2. 6-8)

               Do início ao fim, o ministério de Cristo foi pautado num único propósito. O maior projeto de todos os tempos teria de ser implementado. A missão estava nas mãos do Filho de Deus. Nessa trajetória não poderia haver falhas, pois nas mãos de Cristo estava o destino de todas as almas, de todas as eras e tempos. Ele se manteve firme em seu foco e não falhou. Ele liderou os discípulos dentro dessa visão e os treinou também nessa visão. A liderança de Cristo teve o propósito máximo de livrar o homem da pena do pecado.

     - Um líder que conhecia profundamente o seu contexto

               Um líder precisa conhecer o contexto que lidera. Vemos pelos textos bíblicos que, quando Jesus falava aos discípulos ou à grande multidão que o seguia, Ele tinha um conhecimento profundo de todo o contexto que o rodeava. Diante de situações diferentes, vemos Jesus levando alimento e trazendo à luz verdades profundas que deixavam as pessoas maravilhadas. Quando se encontrou com a mulher samaritana (João 4), Ele deu uma verdadeira aula onde revelou conhecimentos profundos acerca da cultura e estilo de vida daquela mulher. Deus não irá fazer aquilo que podemos fazer. É necessário, então, que se busque conhecimento geral do contexto onde se lidera para assim ser achado diante de Deus em condições para desempenhar uma liderança eficaz.

     - Um líder que ensinou e treinou seus liderados para liderar

·      Ele pessoalmente ensinou os discípulos

         Em Marcos 4 vemos Jesus ensinando os discípulos a compreenderem a “Parábola do Semeador”. Observando o ministério de Jesus, você verá que ele continuamente tem a preocupação de trazer ensinamentos aos discípulos. Jesus assim o fazia, pois sabia que continuaria sempre com eles; portanto era necessário treiná-los para que se tornassem futuros líderes. Todo líder que almeja uma liderança de sucesso precisa capacitar os liderados através do ensino, objetivando fazer deles líderes no futuro.

·      Ele foi o exemplo maior para os discípulos

         Ele foi o modelo prático para a vida dos discípulos. Exemplo de serviço, de humildade, de compaixão, de amor, de perdão. Ele foi o modelo completo para os discípulos e continua sendo o padrão a ser seguido por aqueles que desejam ser bem sucedidos em sua liderança.

     - Um líder que esteve sempre pronto a servir (João 13. 4,5)

               O ministério de Cristo foi baseado no serviço. Mesmo sendo líder, Jesus sempre esteve envolvido com o serviço. Ele usava sua vida como exemplo para que os discípulos pudessem aprender de forma prática. Quando lavou os pés dos discípulos (Jo 13.5), além da humildade, Jesus estava ensinando a eles a lição do serviço,  estava mostrando  que ser líder era, antes de tudo, “servir”. Aprendemos hoje com Cristo que ser líder é ser servo e que é dessa forma que estaremos ajudando outros a chegarem mais perto de Cristo para o cumprimento da missão.

   - Um líder que vivia constantemente em comunhão com o Pai e meditação (Mc 1.35, Lc 5. 15,16)

               O líder vive empenhado, oferecendo sempre alimento para os liderados. Há um desgaste muito grande, uma vez que é solicitado o tempo todo e lida com múltiplas situações. Com Jesus o contexto foi o mesmo. As multidões, os discípulos, os fariseus escribas e outros traziam a Cristo um desgaste muito grande. A Bíblia nos mostra que Jesus era suprido através da comunhão constante que ele tinha com o Pai. Mesmo nos últimos momentos de seu ministério e até mesmo na cruz do calvário, Ele não perdeu a comunhão e meditação com o Pai. Sem dúvida, aqui Jesus nos traz um grande ensinamento. A liderança eficaz se faz com constante comunhão com Deus e meditação na Sua Palavra.

    - Um líder que buscava tempo para descanso (Mc 6.31, Mt 14.23)

               Como exemplo de liderança, Jesus nos mostra que é preciso haver um tempo para descanso na vida do líder. O organismo humano tem limites e esses não podem ser quebrados. O descanso é bíblico. Lemos que Deus fez o mundo em seis dias e no sétimo descansou. Jesus viveu essa realidade na prática para que pudéssemos seguir o Seu exemplo. Há líderes que estão enfrentando sérios problemas na área emocional e em outras, porque acham que são super homens e não necessitam de descanso. Aprendamos com Jesus a tirar um tempo a sós em oração com o Pai. Aprendamos também com ele que é necessário termos um tempo de lazer e descanso para revitalizarmos nosso corpo e assim adquirirmos a disposição necessária para desenvolvermos bons trabalhos.

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!