Page Nav

GRID_STYLE

Soldado de Cristo

Leitura bíblica: II Timóteo 2.3-7 Versículo-chave: II Timóteo 2.3 – “Sofre, pois comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.” ...



Leitura bíblica: II Timóteo 2.3-7
Versículo-chave: II Timóteo 2.3 – “Sofre, pois comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.”

     Encontramos, na Palavra de Deus, inúmeros títulos que personalizam os cristãos, apontando para várias facetas do caráter que precisa ser desenvolvido e cultivado pelos seguidores de Cristo: servos, trabalhadores da vinha, ceifeiros, sal da terra, luz do mundo, conservos, co-herdeiros, concidadãos dos santos, geração eleita, sacerdócio santo, discípulos, filhos de Deus, soldados, entres muitos outros.
     Consideremos um pouco a analogia que se faz ao soldado. Veja bem o que diz o versículo-chave: “Sofre, pois comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.” Reflitamos: para que o desempenho de um soldado seja bom, é necessário treinamento. Esse treinamento não é nada fácil. É uma etapa muito dura, é um tempo bastante sofrido.
     Você já teve, provavelmente, a oportunidade de assistir a algum filme ou documentário que tenha mostrado esse tipo de preparo na vida de um combatente. O soldado precisa estar apto a enfrentar situações hostis, portanto ele passa por várias provas de resistência, quer seja física, mental ou emocional. Em meio ao treinamento, os soldados arrastam-se pela lama, transpõem obstáculos envolvidos em arame farpado, são submetidos a altas e baixas temperaturas e precisam contentar-se, em dados momentos, com porções racionadas de alimentação. Por que esse tipo de treinamento extremo? Porque o soldado tem que conhecer a hostilidade do campo de batalha, a dureza do combate, do confronto, da guerra que enfrentará.
     Essa faceta do nosso caráter cristão precisa também ser desenvolvida. Como poderemos resistir bravamente nas batalhas que travaremos como “bons soldados” de Cristo, durante a “carreira” aqui no mundo, e como poderemos dizer como Paulo “combati o bom combate”, se não formos treinados? E esse treinamento, amigo(a),  tem vários estágios que recebem nomes diversos: aflição, sofrimento, tentação, provação, dor. Por isso, quando estiver passando por momentos difíceis, lembre-se de que você está sendo treinado para ser útil à vida de outras pessoas, na missão que lhe foi confiada.
     Veja o que dizem alguns salmistas: “Antes de ser afligido andava errado; mas agora guardo a tua palavra” (Salmo 119.67); “Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos” (Salmo 119.71). Observe ainda o que diz Tiago 1. 2 a 4: “Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações, sabendo que a prova da vossa fé produz paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma”. O soldado de Cristo aprende as normas de comando na Bíblia, que é o manual, e na prática da provação.                                        
     A conclusão a que chegamos é que quanto mais intenso for o nosso treinamento, melhores soldados seremos. Sendo assim, não desanime, não esmoreça, não desista.
                                                                                                 Rônia Malafaia
                                                                    Membro da Casa de Oração da Cehab
                                                                    Integrante do Ministério Missão & Voz

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!