Page Nav

GRID_STYLE

A santificação na vida do cristão

(João 19.31-37) Na passagem de João que cita fatos ocorridos após a crucificação do nosso Senhor Jesus, quero pensar com os amados, tendo c...

(João 19.31-37)

Na passagem de João que cita fatos ocorridos após a crucificação do nosso Senhor Jesus, quero pensar com os amados, tendo com chave o versículo 34. A santificação na vida do cristão se dá através dos elementos SANGUE e ÁGUA. Ambos saíram do corpo do nosso Senhor, demonstrando, assim, que a santificação ocorre de duas maneiras.

É certo que o SANGUE simboliza a vida do ser humano e a ÁGUA é uma forma homogênea, límpida, que simboliza pureza, e ambos são indispensáveis à vida humana.
O autor Max Lucado usou uma forma muito interessante para demonstrar essa santificação em que o SANGUE simboliza a SANTIFICAÇÃO POSICIONAL e a ÁGUA simboliza a SANTIFICAÇÃO PROGRESSIVA.

A SANTIFICAÇÃO POSICIONAL ocorre quando nos posicionamos ao lado de Cristo, uma vez que o sangue de Cristo nos purifica de todo o pecado (I Jo 1.7b). Cristo pagou a dívida do pecado na cruz do Calvário com seu SANGUE para que tivéssemos vida. Basta que aceitemos ou nos posicionemos junto Dele, pois quando aceitamos seu plano de salvação, somos santificados e reconciliados imediatamente com DEUS. Ele nos vê sem pecado, porque o SANGUE de Cristo nos justifica e somos salvos por Ele (Rm 5.8-11). É certo que nós, os cristãos que já nos posicionamos diante de Cristo, já alcançamos essa santificação, mediante Cristo em nós.

Agora quero falar sobre a SANTIFICAÇÃO PROGRESSIVA. Tomemos a água, como ilustração. Alguém bebe água suja ou misturada com alguma substância como álcool, areia, barro, etc? Não. A água só é água pura, limpa, homogênea, quando está em seu estado natural. Quando se encontra impura, suja, ela precisa passar por um processo de purificação para ser consumida. Assim é na vida cristã. Nós nos tornamos puros através do processo de purificação que é Cristo, então, resta progredir em Seu rio, em Seus mananciais. A SANTIFICAÇÃO PROGRESSIVA é para crentes santificados pela SANTIFICAÇÃO POSICIONAL, conquistada pelo SANGUE de Cristo. Ela ocorre gradativamente, à medida que renunciamos as coisas do mundo e buscamos as coisas do reino. Assim nos aproximamos de DEUS, porque o alvo de viver uma vida santificada não é a perfeição e, sim, a progressão. Progressão “para o alvo, para o prêmio da soberana vocação, CRISTO” (Fl. 3.12-15).

DEUS não exige prática de santidade absoluta com padrão para salvação. Por causa da nossa natureza pecaminosa, nunca seremos perfeitos. Ele quer que nos esforcemos para viver conforme o padrão perfeito: CRISTO, o nosso alvo (Jo 14.23).  Se por acaso pecarmos, temos um advogado junto ao Pai (I Jo 2.1-3) e um Sumo Sacerdote que se compadece de nossas fraquezas (Hb 4.14-16).

Se diante disso, entendermos o querer de DEUS e agimos conforme seu querer:

  • Somos libertos da natureza pecaminosa, porque entendemos que dentro de nós existem duas naturezas, a carnal e a espiritual, mas procuramos andar no Espírito.

  • Somos libertos dos maus pensamentos, porque fortalecemos os pensamentos puros, sabendo que, para progredir em uma comunhão com DEUS, é preciso meditar na Sua palavra e perseverar em oração.

  • Somos libertos da carnalidade, porque estamos olhando para o consumador da nossa fé: CRISTO (Hb 12.1-2).

  • Somos libertos da estagnação, porque estamos em constante crescimento espiritual, não por nossos próprios méritos, mas sim por meio do Espírito Santo que habita em nós e nos testifica.


Então, irmãos, assim como a água é indispensável para a vida humana, a santificação é indispensável para a vida cristã. Busquemos beber dessa água e nunca mais teremos sede. CRISTO O NOSSO PADRÃO PERFEITO. Amém!!!!


Willen Bastos Silva
Seminarista
Igreja Casa de Oração Cehab
http://casadeoracaocehab.com.br



Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!