Page Nav

GRID_STYLE

Vencendo a ansiedade

Lucas 12. 22 - 31 Introdução: Ansiedade se define por: “distúrbio emocional, um sentimento de insegurança intensa, de perigo iminente.”  ...

Lucas 12. 22 - 31

Introdução:

Ansiedade se define por: “distúrbio emocional, um sentimento de insegurança intensa, de perigo iminente.”

            A pessoa que está passando por ansiedade tem suas emoções abaladas e com isso, diante de alguma expectativa ou contexto, ela passa por profundas inseguranças. Isso gera medo, pois o organismo reage frente a um perigo que para ela está muito próximo. Os sintomas além do mencionado podem gerar respiração ofegante, intranqüilidade, nervosismo e até mesmo desencadear a chamada síndrome do pânico.

            Na vida do crente a ansiedade permanente prejudica sua vida espiritual e é evidencia de falta de Fé. É sinal de que algo está errado e se faz necessário, diante de Deus a busca por um caminho que possa determinar a cura espiritual, para a instauração da vitória.

            No texto que lemos, Jesus fala do problema e apresenta o caminho da cura. Ele, o próprio Senhor Jesus é a resposta final para aqueles que estão enfrentando o mal da ansiedade e almejam a cura completa.

Para vencer a ansiedade eu preciso...

I – Valorizar a minha própria vida. (v 23)
           
            No versículo 23 lemos: “mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes.” O que Cristo está fazendo é nos despertar, para que em meio aos sentimentos contrários que sempre nos apresentam ter a visão plena do valor de nossa própria vida! A Bíblia nos afirma em Gênesis 1. 26ª “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;” – Isso nos mostra que somos importantes! Que temos valor! Que somos especiais para Deus. O que Cristo está dizendo é: Ei! Valorize a você mesmo! Não olhe para as impossibilidades, mas Creia que o Deus que te fez especial, tem o poder de te suprir em todas as suas necessidades.

II – Reconhecer minhas limitações. (v 25)

            Não podemos acrescentar um côvado à altura de ninguém. Jesus está nos mostrando que temos limitações. Muitas vezes agimos como se fôssemos os detentores das soluções para todos os problemas. Corremos como loucos, pulando aqui e ali, achando que se nós não estivermos no controle nada vai funcionar. Essa realidade tem sido vivida por muitos que acabam vivenciando contextos que só geram ansiedades. Há casos em que a pessoa pula, pula, pula até morrer. E o resultado visto por aqueles que estiveram juntos dela, é que após a morte as coisas continuaram funcionando perfeitamente. Um amigo meu de seminário, um dia observando a minha ansiedade me disse: “Waldyr, você é uma Scania ou um fusca? Disse para ele que me considerava um fusquinha. Então ele me falou: se você é uma Scania encha a sua carroceria, mas, se é um fusquinha, carregue apenas o que pode suportar.” Foi ali naquele momento, que compreendi que estava indo além de minhas limitações e precisar tomar a decisão de reduzir a carga que estava carregando.
           
III – Crer no Deus da provisão. (vv 24 e 28)

            Ansiedade é sinônimo de falta de fé, é sofrer por antecipação. Ao falar do sustendo que Deus dá aos corvos e os lírios, Jesus estava mostrando que precisamos confiar e crer no Deus da nossa provisão. Ele, que nos fez especiais e nos vê como vidas importantes, nunca irá deixar de suprir aos seus filhos. O que precisamos fazer como servos é crer no Deus da nossa provisão. Ele nos ama e sempre abrirá portas de suprimentos para o louvor da Sua glória. Em nome de Jesus tome posse da sua vitória e creia, pois Deus nunca deixará de te suprir.
                       
IV – Priorizar Deus em minha vida. (v 31)

            No versículo 31 Jesus fecha com chave de ouro, trazendo a vitória completa: “Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Se quisermos ser supridos e prósperos, vivendo tranquilos e sem ansiedades é necessário colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas. Isso significa passar para Ele o controle total de tudo o que temos e somos. É viver na certeza de que Cristo está no barco da nossa vida, e no controle desse barco, nos levará sempre a um porto seguro. Você crê nisso? Crê que Deus tem o melhor para ser declarado a você? Então tome posse da bênção e descanse nos braços do Senhor.
                       
Conclusão:

            A mensagem de hoje nos apresentou o caminho da vitória contra a ansiedade. Nessa trajetória, precisamos valorizar nossas vidas reconhecendo que somos limitados, crer no Deus da provisão e priorizá-lo entregando a Ele o controle pleno de nossas vidas. É assim que venceremos a ansiedade e viveremos o melhor que Deus sonhou para nós.

Pr. Waldyr do Carmo

Igreja Casa de Oração Cehab – Itaperuna. RJ





Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!