Page Nav

GRID_STYLE

Tentados mas não derrotados

Mateus 7.24-27 Introdução: Durante o seu ministério terreno, Jesus alcançava as pessoas com uma mensagem viva e carregada da autoridade di...

Mateus 7.24-27

Introdução:

Durante o seu ministério terreno, Jesus alcançava as pessoas com uma mensagem viva e carregada da autoridade divina. No contexto de sua mensagem através das figuras, símbolos e parábolas Ele conquistava os ouvintes levando o ensino ao alcance de muitos. No texto em foco, Ele usa a figura de duas casas que foram construídas; uma tendo a rocha como a base e a outra sustentada apenas pela areia. Ao vir a tempestade, trouxe a enchente e com o vento forte que solapou, apenas a que fora construída sobre a rocha pode resistir.

A tempestade citada por Jesus pode representar vários problemas na vida do crente tais como: doenças, crises emocionais, crise conjugal, problemas financeiros e outros. A mensagem de hoje vem tratar da tempestade “tentação” na vida do servo de Deus. É sobre esse tema relevante e que ronda constantemente os arraiais das igrejas, que estaremos abordando através dessa Palavra que é profética de Deus para a sua vida.

A tentação

Ao longo do tempo o diabo tem estudado a sua vida. De forma sorrateira e minuciosa ele tem acompanhado os seus passos. Ele te observa quando está sozinho e também quando você está junto de muitas pessoas. Através das palavras que você pronuncia, ele tem analisado o seu jeito de ser e sabe o que te deixa nervoso, alegre e o que desperta curiosidade em você. Ele sabe o tipo de literatura que você tem lido. O que você tem visto na internet, na televisão tem revelado a ele os seus desejos. Agora, após muito tempo de pesquisa e já ter conhecimento profundo acerca de sua vida, ele está pronto para agir! Ele agirá com um único objetivo: Ver você caindo e desmoronando na fé. Ele sabe que se você cair as conseqüências serão drásticas. Como estratégia nesse plano maquiavélico ele usará o mundo para despertar os seus desejos ocultos, com o fim de alimentar sua carne. Uma grande batalha será instaurada entre a sua carne e o Espírito. Essa guerra acontecerá no campo de batalha que será sua própria mente. A vitória do Espírito dependerá da base da construção de sua vida espiritual. Sua casa (vida) precisará estar firmada na Rocha, para vencer essa grande tempestade chamada “tentação.”

Elementos que não podem faltar na base de uma vida vitoriosa diante da tentação


Para vencer a tentação eu preciso...

I – Me alimentar da Palavra

Gosto de pensar no Salmo 119.11 que nos diz: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” Não há como ter vitórias sobre a tentação sem a Palavra de Deus, que é o alimento essencial para a vida espiritual do crente. A Bíblia é a nossa bússola, nossa referência, nosso alimento, nosso conforto. Ela é a boca de Deus orientando aquele que é lavado e remido pelo sangue de Cristo. A leitura, meditação e aplicação da mesma na vida do servo de Deus, são essenciais para uma vida vitoriosa e frutífera na terra. É através dessa Palavra que o crente encontrará recursos para enfrentar as tempestades que virão assolá-lo no dia mal. Aquele que se encontra fortalecido por essa Palavra viva e fiel, sairá com a vitória nas mãos através do Poder que há no nome e sangue do Senhor Jesus.

II – Comprometimento com Deus

Até que ponto Deus pode contar conosco? Será que somos de fato vidas comprometidas com o Senhor? O crente comprometido com Deus vive envolvido com a Sua obra. Ele sabe que possui uma identidade: ele é filho do Deus vivo e como tal, precisa na prática de sua vida evidenciar essa grande verdade. Para esse crente o cristianismo não é apenas religião, mas, se tornou o seu estilo de vida. Ele é sal e luz fazendo a diferença num mundo cheio de pecados. Pergunto mais uma vez: Somos de fato comprometidos com Deus? Esse é mais um requisito básico na vida daquele que deseja alcançar a vitória diante das tentações.

III – Vida de oração

Paulo quando escreve sobre a armadura de Deus em Efésios 6.10... No versículo 18 ele afirma: “Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,”. Vemos de forma clara através desse texto que a oração é elemento indispensável na vida do servo de Deus. Através dela nos conectamos com o Senhor! Através da oração apresentamos a Ele os nossos agradecimentos, anseios, necessidades... E somos também respondidos. O crente que não ora se enfraquece espiritualmente e perde a comunhão com Deus. Nesse contexto, ele se torna vulnerável aos ataques do inimigo. Diante da tentação, estará fadado a ser derrotado. Em nome de Jesus que sejamos homens e mulheres de oração! Que nossas vidas estejam sempre no altar do Senhor e recebendo Dele respostas que nos façam prosperar.

IV – Fugir da aparência do mal

Quando iniciamos a leitura do Salmo 1 vemos de imediato um conselho divino para uma vida de sucessos: “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” Esse é o segredo da vitória! Há muitos crentes que vivem brincando com o perigo. Acreditam que podem andar lado a lado com a tentação e sair vitoriosos. Enganam-se absolutamente, pois quando menos esperam o inimigo já os derrubou e os fez envergonhados diante de Deus a igreja e a sociedade. O caminho da vitória é fugir da aparência do mal é fugir do perigo. Isso é prudência! É atitude glorifica a Deus e produz bênçãos na vida de seus filhos.

V – Entrega total e constante de minha vida a Deus

Gosto também de citar João 4.23, pois vejo nesse texto grandes verdades. O nosso soberano Deus está procurando verdadeiros adoradores. Esses são aqueles que entregaram por completo toda a sua vida a Deus. Na vida deles todas as decisões, atitudes e iniciativas, passam pelo crivo do caráter de Cristo. Nos momentos de conflitos quando estiverem sofrendo tentações suas decisões serão tomadas segundo a vontade do Senhor Jesus. O resultado será marcado sempre por vitórias dadas por Deus a esses corações, que se encontram no centro da vontade do Senhor.

Conclusão:

Como anda a base de sua vida espiritual? Quando você for encontrado em meio ao temporal da tentação sua casa resistirá? Os elementos necessários para a formação de uma boa base espiritual estão sendo vividos por você? Se queremos ser vitoriosos diante dos ataques do inimigo, é necessário tomar posse dos valores que aqui foram apresentados e praticá-los diariamente. É dessa forma que Deus irá declarar a vitória plena às nossas vidas. Seremos encontrados como casas que foram construídas sobre a rocha e não caíram diante do temporal.


Pr. Waldyr do Carmo
Igreja Casa de Oração Cehab – Itaperuna. RJ
http://casadeoracaocehab.blogspot.com/

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!