Page Nav

GRID_STYLE

Curso de dirigência de Culto

I - CULTO Segundo o Dicionário Enciclopédico Ilustrado Larousse - São Paulo: Larousse, 2007, a palavra culto tem como significado, “homenag...

I - CULTO

Segundo o Dicionário Enciclopédico Ilustrado Larousse - São Paulo: Larousse, 2007, a palavra culto tem como significado, “homenagem prestada a Deus, a seres divinos e a certas criaturas particularmente próximas de Deus.”

No contexto da Igreja, de forma individual ou coletiva, cultuamos através da adoração, celebração e homenagens que prestamos ao Soberano Deus que nos alcançou com sua Maravilhosa Graça salvadora.

CULTO INDIVIDUAL (Ef. 1.13)

Somos templos do Espírito Santo de Deus, logo entendemos que através do Espírito Santo Deus habita em nós. Uma vez sendo templos vivos do Espírito Santo, precisamos cultuá-lo de forma individual. Vemos essa verdade marcada no encontro que Jesus teve com a mulher samaritana, quando afirma: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem (Jo. 4.23). Esse é o culto pessoal que precisa ser evidenciado na vida de cada servo de Deus.

CULTO COLETIVO

Esse é o momento onde os adoradores de Deus se encontram para celebrá-lo e adorá-lo com suas vidas. Dentro da realidade de cada igreja local são separados momentos para que toda a Igreja possa cultuar ao único Deus que merece toda a honra, glória e louvor. Juntos os adoradores celebram ao Deus que os salvou.

O CULTO DEVE SER DIVIDO EM PARTES

Dentro de uma perspectiva bíblica, a celebração de culto deve estar dividida em partes para o melhor proveito desses momentos diante de Deus. Aqui apresentaremos as partes que têm como base o texto de Isaías 6. 1-9.

As partes do culto

Momento individual

  • ADORAÇÃO
Essa adoração deve começar em nossas casas, quando começamos a nos preparar para irmos à igreja. É nesse momento que se inicia o culto que culminará no encontro com os demais irmãos na igreja. Ao chegar à casa do Senhor, é necessário que minha postura esteja voltada para a adoração que Deus merece. São nesses momentos, que antecedem o culto, que o servo de Deus precisa estar voltado em oração, adorando o Deus que o salvou e que será celebrado no culto.

Início da Celebração
  • ORAÇÃO
A oração ocupa o primeiro lugar no culto coletivo. Esse é o momento do preparo para a entrada nos átrios do Senhor. O Soberano Deus que nos salvou merece toda a honra glória e louvor. É dessa forma que nos apresentamos com reverência diante Dele. Também nesses momentos é importante a observação do caminho que a oração deve seguir.
  • Adoração
  • Intercessão
  • Dedicação
LEITURA BÍBLICA

Essa leitura da Palavra de Deus poderá ser feita pelo dirigente ou algum membro da congregação que tenha sido convidado previamente para assim fazê-lo. A pessoa que irá conduzir poderá optar por um dos tipos de leitura: unívoca, responsiva, alternada ou sucessiva.

LOUVOR

É importante também que nos momentos de louvor, os cânticos estejam sendo ministrados, observando uma ordem coerente e bíblica. Os hinos obedecem a algumas categorias que devem ser observadas tais como: adoração, confissão, guerra, evangelização e outros. Não se deve, por exemplo, iniciar o momento de louvor com um hino de confissão, ou guerra. A coerência pede que se inicie com um cântico de adoração e assim, dentro do contexto e realidade, os demais serão acrescentados. O ministro de louvor precisa estar em profunda comunhão com Deus para ser sensível às orientações que serão dadas pelo Espírito Santo nesses momentos, pois pessoas serão profundamente tocadas e respondidas no período de louvor.
Ainda nesse período, de acordo com o contexto da Igreja, poderá haver outras participações musicais tais como: solos, duetos, quartetos, grupos ou coral.

CONSAGRAÇÃO DAS VIDAS E CONTRIBUIÇÃO

Esse é o momento em que a congregação dedica a Deus consagrando as vidas e contribuições ao Senhor. Ao som de uma participação musical, toda a congregação é convidada à consagração.

MENSAGEM

Esse é o momento onde Deus irá falar à congregação através da Sua Palavra. Após convidar o mensageiro, o dirigente irá conduzir a igreja em oração para que Deus o use como instrumento para a edificação da Igreja. Após a oração, o pregador terá a liberdade para ministrar a Palavra.

A CONGREGAÇÃO RESPONDENDO À MENSAGEM

Após ser ministrada a Palavra, a congregação deverá responder a essa mensagem. O pregador ou o dirigente deve fazer um apelo à congregação, objetivando respostas da igreja para com a mensagem que foi ministrada. Esse é o momento para confissão de pecados, curas, libertações, reconciliações, conversões e outros. É momento para a Igreja colher os frutos do que foi semeado. Esse momento deve ser encerrado com oração feita por toda a Igreja.

ANÚNCIOS

Os anúncios devem ser dados de forma clara e objetiva, primando por não descaracterizar a celebração que foi oferecida ao Senhor.

II - ORDEM DE CULTO

A ordem de culto é o esboço que se prepara para a condução do culto. Nela estão contidos os pontos básicos do culto.

É muito importante que ela esteja adequada ao tipo de culto que se está oferecendo a Deus.
Ex.: Gratidão, Evangelismo, Missões e outros.

Ao prepará-la, o dirigente deverá, antes, buscar ao Senhor em oração, pois através do culto, Deus estará pelo seu Espírito falando às vidas que estarão participando.

A estrutura da ordem segue basicamente as partes do culto que foram mencionadas anteriormente. Nossa observação aqui, com base em Isaías 6.1-9ª, tem como objetivo, fundamentar o que foi mencionado, anteriormente, no contexto bíblico. Eles são fundamentais para a boa condução do culto que é prestado ao Senhor.
No texto encontramos:
  • A adoração (vv 1-4)
  • O reconhecimento do pecado (v 5)
  • O perdão e a restauração de vidas (vv 6,7)
  • A mensagem de Deus (v.8)
  • O momento da decisão (8.b)
  1. Não crentes – Aceitando ou não a Cristo como Salvador.
  2. Crentes – Dedicando suas vidas a Deus.
Exemplo de ordem de culto

O DEUS QUE RESTAURA

Abertura

Oração – Adoração e louvor ao Senhor

Leitura bíblica – Jeremias 18

Oração pela Igreja – Confissão e dedicação de vidas ao Senhor

Ministério de Louvor – Adorando e louvando com toda a Igreja

Momento musical – Dedicação de vidas e contribuição

Mensagem de Deus – Ministro pregando

Adoração e Louvor – A igreja respondendo à mensagem (apelos, entrega de vidas e outros)

Anúncios

Oração final e bênção apostólica

II - O DIRIGENTE

O dirigente é aquele que conduz o culto, propiciando à Igreja uma condição para que as partes desse estejam se harmonizando e a celebração ao Senhor, sendo consolidada como um dedicar do melhor que temos.

PREPARO ESPIRITUAL
  • Precisa ter convicção de sua salvação.
  • Precisa ter convicção de que é um instrumento nas mãos do Senhor.
  • Deve se preparar para assumir a responsabilidade, com pelo menos um dia de antecedência.
  1. Oração
  2. Leitura da Bíblia
  3. Ordem de culto
PREPARO MATERIAL
  • A apresentação pessoal.
  • A mensagem transmitida pelo dirigente deve ser otimista.
  • O uso do microfone.
  • Deve-se aperfeiçoar na comunicação.
  1. Precisa cultivar o hábito da leitura.
  2. Ter uma noção básica da situação do Brasil e do mundo (notícias).
  3. Ter um bom dicionário em casa.

O DIRIGENTE NA IGREJA
  • Deve ser pontual nos horários, chegando com pelo menos 15 minutos antes do início do culto.
  • Deve primar pela organização e comprometimento de toda a igreja para com o culto.
  • Sua postura deve condizer com o cargo e responsabilidade que ocupa.
Além desses pontos básicos, poderão ser acrescentados outros, de acordo com a realidade do culto e da igreja local.

Pr. Waldyr do Carmo

IGREJA CASA DE ORAÇÃO CEHAB
http://casadeoracaocehab.com.br
prwaldyrcarmo@hotmail.com

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!