Page Nav

GRID_STYLE

A sublime graça de Deus

Efésios 2. 8,9 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se...

Efésios 2. 8,9

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie; ”

Revelações da graça de Deus

Introdução:

Revelar é trazer a lume o que está oculto. É descortinar aquilo que os olhos e a mente não estão vendo e nem percebendo. A palavra “graça” quer dizer “favor não merecido” – Vemos no contexto que nenhum homem merece ser salvo, uma vez que vive no pecado e por si só nunca conseguirá recursos que lhe confiram a condição para a salvação. Deus, então, através do seu grande amor, interveio, concedendo, através do sacrifício pleno de Cristo, a oportunidade de salvação a todos os homens. Isso é Graça! Não merecíamos, mas Deus nos concedeu por amor. A proposta da mensagem de hoje é avaliar o tema “graça” à luz do que ela nos revela. É bem verdade que ao estudar a Palavra de Deus, você poderá encontrar outras revelações de Sua graça, mas, pela fé, queremos considerar cinco verdades que considero relevantes para o nosso enlevo espiritual. Que essa palavra possa edificá-lo e levá-lo a crescimento como servo de Deus.

A graça de Deus que nos revela...

I – A soberania de Deus

Deus é soberano! Isso implica no fato de que somente Ele está acima de todas as coisas e pensar em sua soberania é também compreender que somente Ele tem o controle de todas as coisas. Ele é o único que do nada fez tudo. Em sua soberania e grandeza, Ele criou o homem para o louvor de Sua glória. Ele também é soberano e grandioso quando, em demonstração plena de amor pelo homem que se perdeu em razão do pecado, preparou um plano de resgate para livrá-lo da condenação eterna. Isso é Graça em ação, é Deus se revelando com todo o seu poder e glória em favor de todos que estavam fadados a viver eternamente longe Dele. É a soberania e grandeza de Deus que criou a condição plena para que o homem perdido fosse salvo.

II – O amor de Deus

A graça de Deus revela, de forma grandiosa, o Seu amor. Em João 3.16 lemos: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Esse texto nos revela a grandiosidade do amor de Deus. Mesmo diante do pecado e completamente afastado do Criador, ao ver o homem perdido, o Senhor o amou e lhe preparou um plano de reconciliação (Gn 3.15). Deus amou o mundo! Deus amou a todos! Deus ama você! E o amor Dele foi tão grande que o levou a enviar o único Filho (Jesus) para quitar a dívida do pecado de todos os homens através de sua morte e ressurreição. Olhar para a graça de Deus é ser confrontado com o Seu grande amor prático em favor de todos os homens.

III – A Justiça de Deus na vida daquele que crê

Romanos 5.1 nos mostra a grande verdade da “justiça de Deus”. Lemos assim: “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;” A graça de Deus revela a Sua justiça que justifica o pecador diante do próprio Deus. Isso se dá quando ele aceita a Jesus como único Senhor e salvador de sua vida. Através da justificação, que procede única e exclusivamente de Deus na vida daquele que creu no Senhor, o milagre do Dom do Espírito Santo é ministrado a esse coração. Uma vez aceitando a Jesus como Salvador, essa vida recebe o selo do Espírito e a garantia de morada nos céus (Ef. 1.13,14). Isso é Graça! A sublime e maravilhosa graça de Deus que justifica a todos que pela Fé recebem a Jesus como Senhor e salvador de suas vidas.

IV – A certeza da vida abundante

Receber a Cristo como Salvador pessoal é ter a certeza da “vida abundante” prometida por Jesus ao que crê. Essa é mais uma revelação da graça, onde aquele que foi salvo por Cristo, passa a viver na plenitude do querer de Deus. Uma paz divina é instaurada nesse coração, independente das circunstâncias. Os resultados são marcados por um coração que ama a Deus com toda a sua força, ser, entendimento e também ao próximo como a si mesmo (MT. 22.37-39). Há a convicção real nesse coração de que Cristo está no barco de sua vida e, por mais que as lutas e tempestades sejam reais, ele vive na certeza de que Aquele que o salvou nunca o deixará sem respostas e tem o poder de levá-lo sempre a um porto seguro. Isso é Graça única e exclusiva dada por Deus àquele que creu e confiou plenamente sua vida nas mãos de Jesus.

V - A certeza de vivermos a eternidade com Deus

Há um texto em I Tessalonicenses 4. 16 e 17 que nos mostra a grandeza dessa verdade. “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” Essa é mais uma das revelações da graça de Deus. Aquele que foi lavado e remido pelo sangue do Cordeiro que é Jesus, tem a certeza de viver a eternidade com Deus. Você já parou para pensar na grandiosidade dessa promessa? A Bíblia nos afirma que lá não haverá mais morte, pranto, nem clamor e nem dor (Ap. 21.4). Lá viveremos para sempre louvando e bendizendo ao Rei dos reis e Senhor dos senhores, Jesus Cristo, o autor e consumador de nossa Fé. Será a consolidação plena do perfeito projeto de Salvação que foi gerado e impetrado pelo próprio Deus em favor dos perdidos. Todos os que se renderam ao sacrifício de Cristo, de todas as épocas, serão encontrados na glória para viverem para sempre com o Deus que os salvou.

Conclusão:

Louvamos a Deus por sua maravilhosa e sublime graça, que um dia nos alcançou e livrou da morte eterna. Éramos inimigos do Senhor e Ele nos amou a ponto de enviar o seu único filho para morrer e ressuscitar, quitando assim nossa dívida do pecado. Hoje vivemos amparados e guardados por essa graça! Hoje somos livres e um dia estaremos para sempre com o Senhor.


Pr. Waldyr do Carmo
Igreja Casa de Oração Cehab
http://casadeoracaocehab.com.br

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!