Page Nav

GRID_STYLE

O grande amor de Deus

João 3.16 " Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas t...

João 3.16

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

Introdução:

O texto que acabamos de ler nos mostra o grande amor de Deus para com o homem perdido. Amor esse revelado através da vinda de Cristo Jesus, sua morte e ressurreição. Na lição de hoje, estaremos abordando algumas faces que são vistas no grandioso processo da demonstração desse amor. João 3.16 é a palavra viva de Deus. Esse versículo tem salvado vidas por todo o mundo.

Faces do amor de Deus...

I – Amor gerado enquanto éramos inimigos de Deus

A Bíblia nos afirma em Romanos 3. 23 que todos os homens pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Com a entrada do pecado no mundo através de nossos primeiros pais, “Adão e Eva” (Gn 3.1-7), o pecado passou a todos os homens. Logo, todos são pecadores. A Palavra de Deus nos mostra que o Senhor nos amou em completo estado de rebeldia contra Ele. Esse é o Amor Ágape, amor de Deus que não esperou por nós, mas tomou a iniciativa de nos oferecer o melhor. Deus nos amou e projetou um plano de resgate para livrar o homem da perdição eterna. Deus amou o mundo, Deus amou você! Ele continua amando a todos e desejando que todos venham ao conhecimento da Verdade que é Jesus.

II – Amor doador

O texto nos mostra também que Deus “deu seu único Filho...” Isso é amor doador. O soberano Deus nos deu o melhor que tinha, o seu único Filho, para que fôssemos livres da pena do pecado. Você consegue imaginar o alto preço que o Pai teve de pagar e a dor que teve de enfrentar para doar o melhor que tinha por nós? Por mais que desejássemos compreender, jamais compreenderíamos, pois somente Deus sabe o que foi vivenciado por Ele e o Filho, diante de Sua oferta voluntária, para nos libertar. O Amor de Deus é incondicional! Foi doado sem interesse. Foi doado para que a comunhão do homem pecador pudesse ser restabelecida com o Pai. Esse amor foi vivido na prática, quando Cristo se tornou homem e viveu entre nós, morrendo e ressuscitando para que tivéssemos vida e vida eterna.

III – Amor sacrificial

Em Lucas 22.44 lemos: “E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.” Esse texto nos mostra um dos momentos de grande agonia vividos por Cristo. A angústia e medo foram tantos que em Sua oração ao Pai o suor de Cristo se tornou em grandes gotas de sangue. Como homem ele teve de enfrentar a morte de cruz. Que sofrimento! Jesus foi humilhado, foi chicoteado, cuspiram nele, zombaram dele, cravaram-no em uma cruz, traspassaram-no com uma lança, puseram-lhe uma coroa de espinhos. A morte de Cristo foi um horror a olhos humanos. Ele também teve de se sacrificar moralmente, pois todos os pecados de todos os homens, de todos os tempos, estiveram sobre os ombros de Jesus. A Bíblia nos afirma que Ele se fez pecado para que fôssemos livres. Na cruz ele grita: “Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste?” – Jesus teve que perder a sua comunhão com o Pai, pois carregava o pecado de todos nós. Somente Deus pôde nos amar dessa forma! Ele pagou o alto preço e ressuscitou para que fôssemos livres! Louvado seja o nosso grande e soberano Senhor Jesus Cristo, aquele que ressuscitou, vencendo a morte para nos dar vida.

IV – Amor que gera vida

O final do texto nos diz: “... Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” – Vemos aí a grande maravilha do Amor que gera vida. Ao confessar a Jesus como único Senhor e Salvador, o pecador recebe o Amor de Cristo que gera vida! Em João 10.10 Ele nos afirma: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” O homem preso ao pecado está vivendo sob o domínio de Satanás. Ele é o ladrão que rouba os sonhos, projetos e a vida do homem levando-o à perdição eterna. Mas o amor de Deus gera vida, pois ao ter um encontro real com Cristo, o Sangue de Jesus, que foi derramado na cruz do Calvário, lava os pecados e restaura completamente a vida do pecador. Ele agora passa a viver a nova vida dada por Cristo (II Co 5.17). Esse é o maravilhoso amor de Deus que gera vida no coração que se arrepende e aceita a Cristo como Senhor e Salvador.

Conclusão:

Louvamos ao Senhor Deus, pois foi o Grande Amor Dele que nos livrou da morte eterna. Hoje somos livres, pois a graça salvadora do Senhor Jesus nos alcançou. Mas ainda existem muitos vivendo nas trevas e afastados da glória de Deus. Precisamos levar esse amor aos perdidos. Precisamos anunciar essa maravilhosa Palavra que liberta o homem do pecado. O Grande amor de Deus é para todos! Ele quer “que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.” (I Tm 2.4)

Pr. Waldyr Silva do Carmo

Igreja Casa de Oração Cehab
www.casadeoracaocehab.com.br

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!