Page Nav

GRID_STYLE

Igreja de Cristo, organismo vivo de Deus

I Co 12. 12... (A Igreja de Cristo num comparativo com o corpo humano) Introdução: De forma maravilhosa e muito especial o Apostolo Paulo...

I Co 12. 12...

(A Igreja de Cristo num comparativo com o corpo humano)

Introdução:

De forma maravilhosa e muito especial o Apostolo Paulo usado pelo Espírito Santo de Deus, faz uma analogia da Igreja do Senhor Jesus com o corpo humano. Paulo observa então que à luz do que é vivido nos membros do corpo humano que trabalham eficazmente proporcionando assim a bênção do bom funcionamento do corpo, também na vida da igreja como membros precisamos estar dando nossa parcela de contribuição nesse maravilhoso Corpo que é o Organismo vivo de Deus na terra. É desta forma que cumpriremos nossa missão como Igreja viva de Cristo.
O estudo de hoje visa abordar alguns aspectos observados nos membros do corpo humano e aplicá-los à vida da Igreja.

I – Assim como no corpo humano, é necessário haver propósitos na vida dos membros na Igreja.

Você já reparou como de forma espetacular os membros do corpo trabalham objetivando um propósito? As mãos, os pés, o ouvido, a boca, os olhos e todos os demais membros, em conjunto trabalham objetivando manter o corpo humano vivo e funcionando de forma plena. Como membros da Igreja do Senhor Jesus, precisamos compreender que também temos um propósito. Fomos chamados manter viva a Igreja de Cristo e funcionando de forma plena através da Glorificação a Deus (Mt. 5. 13-16) e proclamação do nome de Cristo aos perdidos. (At. 1.8) – Esse é o nosso maior propósito, esta é a razão da nossa existência. Para o milagre acontecer é necessário então que cada membro assuma sua posição de compromisso nesse maravilhoso corpo chamado Igreja de Cristo. Qual sua função no corpo de Cristo? Se ainda não descobriu, ore ao Senhor e peça a Ele para lhe revelar o trabalho que têm para você neste maravilhoso projeto.

II – Assim como no corpo humano, é necessário haver bons relacionamentos na vida dos membros da Igreja.

Outro aspecto importante no tocante ao corpo humano é a forma maravilhosa como os membros se relacionam. O Cérebro dá o comando e logo os membros já entram em atividade e o relacionamento entre eles é perfeito. Como anda os relacionamentos na vida da Igreja? Na verdade um dos grandes problemas vividos pelas igrejas é sem dúvida na área dos relacionamentos. Para haver bons relacionamentos é necessário haver Amor (MT.22. 37-39) é necessário a produção do Fruto do Espírito. (Gl. 5. 22,23) – Para haver bons relacionamentos é necessário pensar sempre no outro. O “Eu” precisa morrer e a humildade se fazer real em nossas vidas. É desta forma que prosperaremos como Igreja na área dos relacionamentos.

III – Assim como no corpo humano, é necessário haver cooperativismo na vida dos membros da Igreja.

O Cooperativismo visa trabalho em equipe objetivando o sucesso do grupo. É assim que acontece no corpo humano! Todos os membros trabalham em equipe e assim eles se auto ajudam e no final todo o corpo é abençoado. Na vida de uma igreja que deseja prosperar o cooperativismo precisa ser vivenciado. Através dele todos se envolvem na obra, pois o trabalho é de todos, as metas e alvos são também de todos e no final toda a Igreja é abençoada.

IV – Assim como no corpo humano, é necessário haver unidade na vida dos membros da Igreja.

Como o próprio nome diz, unidade é tornar-se “UM”. É assim que acontece no corpo humano. São muitos membros, mas o funcionamento é tão perfeito que os membros não aparecem – O resultado é a estrutura de um só corpo sendo evidenciada. Assim também deve ser na vida da igreja. Não deve haver estrelismos, não deve haver partidarismo, mas somente um corpo composto de muitos membros que trabalha pelo mesmo objetivo. Jesus Cristo é o nosso general; Ele é a Cabeça da Igreja. (Ef. 5.23) Portanto é a Ele que devemos obedecer como membros e assim em unidade caminharmos cumprindo nossa missão.

Conclusão:

Que as verdades aqui apresentadas possam nos tocar e sejamos despertados para cumprimento da maravilhosa tarefa que Deus tem confiado a cada um de nós. Como membros separados não sobreviveremos mas juntos em obediência ao Senhor Jesus, cumpriremos nossa missão e o nome do Senhor Jesus será profundamente glorificado em nossas vidas.

Pr. Waldyr do Carmo

Um comentário

  1. amem irmãos!é triste ver outros irmãos que ainda nao tiveram essa visão da palavra e frequentam denominações,si comportam dividindo e ofendendo o espirito santo ao invés de unir!parabens pela materia muito rica!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!