Page Nav

GRID_STYLE

Você é fiel?

Leitura bíblica: Salmo 101 Versículos-chave: Salmo 101.6a Os meus olhos procurarão os fiei...




Leitura bíblica: Salmo 101

Versículos-chave: Salmo 101.6a
Os meus olhos procurarão os fieis da terra, para que estejam comigo...”

Salmo 12.1
“Salva-nos, Senhor, porque faltam os homens benignos, porque são poucos os fieis entre os filhos dos homens.”

          Sabe, amigo(a), ontem assisti a um filme que me sensibilizou muitíssimo. A história foi baseada em fatos reais. Trata-se da trajetória de um cão chamado Hachiko que nasceu em Odate no Japão em 1923. Um cão amigo, companheiro, parceiro de seu dono que, dia após dia, o acompanhava à estação de trem para que ele pegasse o transporte a fim de chegar ao trabalho.

          Entretanto, dois anos depois, em maio de 1925, Eisaburo Ueno, esse homem que era professor da Universidade de Tokyo, o dono de Hachiko, faleceu e o cão retornou para aguardá-lo na estação de trem de Shibuya todos os dias dos nove anos seguintes, sem faltar nem um, até que morreu, em março de 1934.

          Essa amostra de fidelidade daquele animal sensibilizou a tal ponto os moradores do local que a história se espalhou alcançando a muitos.  Atualmente há uma estátua de bronze de Hachiko em seu posto de espera na estação de trem de Shibuya. Aquele cão nunca mais viu seu dono, mas jamais desistiu de esperá-lo.

          Ao final do filme, confesso que em lágrimas, meus pensamentos foram direto ao meu Deus. Em minha mente e coração começou a pairar uma pergunta: “Como é que pode existir tanta fidelidade em um animal irracional e em nós, seres humanos, haver tanta fragilidade nessa área, tanto no que diz respeito a Deus, quanto ao próximo? Infidelidade é o que mais se vê entre as pessoas.

          Deus é o nosso criador. Ele é o autor da vida, nosso dono. Não nos criamos a nós mesmos, mas às vezes vivemos como se fôssemos criadores e mantenedores de nós próprios. Somos, e não abrimos mão de ser, o centro do nosso pequeno mundo. Quantas vezes achamos difícil demais esperar por Deus e nos perdemos no mais profundo mar do egocentrismo, enquanto deveríamos viver o pleno teocentrismo!

          Hachiko não desistiu de seu dono, mesmo não podendo vê-lo nunca mais. Todos os dias estava ali esperando, ansiando por sua volta, na mais plena expectativa de que aquelas portas se abririam e ele veria seu amigo, seu parceiro, seu senhor, seu mestre. É assim que nos portamos? Não podemos ver a Deus com olhos físicos, mas Cristo prometeu que voltaria para nos buscar a fim de levar-nos para junto Dele e do Pai. Estamos em nosso posto de espera, crendo que um dia os céus se abrirão e nos encontraremos com Ele? Ou vivemos perdidos em nossos afazeres e cuidados seculares a ponto de nem nos lembrarmos do Senhor e de sua promessa de que voltaria para nos buscar? Eu sou fiel? Você é fiel?

Rônia Malafaia

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!