Page Nav

GRID_STYLE

Santificação, razão da nossa vitória!

Josué 3.5... Introdução: A Santificação é uma exigência de Deus para a vida do Crente. Se queremos ser abençoados, se queremos prospera...


Josué 3.5...

Introdução:

A Santificação é uma exigência de Deus para a vida do Crente. Se queremos ser abençoados, se queremos prosperar, se queremos marcar a nossa geração com a glória do Senhor Jesus, precisamos Santificar as nossas vidas ao Senhor. Muitos crentes estão infelizmente em nossos dias envergonhando o nome do Senhor Jesus. Estão dando mau testemunho, estão vivendo uma vida cheia de pecados. Na verdade em muitos casos eles estão impedindo vidas de verem a glória do Senhor. É por isso que precisamos nos colocar no altar do Senhor e buscarmos a Santificação que provém de Deus para as nossas vidas. Só assim prosperaremos como igreja viva de Cristo aqui na terra. O texto que acabamos de ler nos mostra de forma clara a maneira toda especial que Deus agiu na vida da nação de Israel num de seus momentos difíceis a caminho da conquista da terra prometida. A nação estaria enfrentando um grande número de povos pagãos, e a vitória só viria com a santificação de toda a nação ao Senhor. A primeira batalha seria a tomada da cidade de Jericó. Contudo, antes eles teriam que atravessar o Jordão. Deus chama o povo através de Josué e proclama a vitória. Mas para que o milagre viesse a acontecer eles precisariam estar santificando suas vidas ao Senhor. Quais foram as realidades vividas pelo povo no processo da santificação que veio culminar na grande vitória da nação de Israel?

I – Eles aprenderam que Santificação é Responsabilidade de cada servo de Deus. V.5

Deus chama a  Josué e ordena ele a dizer ao povo: “Santificai-vos, porque amanhã Deus fará maravilhas no meio de vós.” A nação de Israrel precisou aprender que no processo da santificação, cada um era responsável. Todos precisam ter suas vidas santificadas ao Senhor. Santificação “é a separação de algo ou alguém para purificação para que seja consagrado ao uso exclusivo de Deus”1 Para que a vitória viesse a ser uma realidade na vida do povo de Israel, era necessário que cada israelita estivesse santificando a sua vida ao Senhor. Na vida da igreja do Senhor não é diferente; ainda hoje Deus está requerendo de seus filhos a Santificação;

- Somos lavados e remidos pelo sangue de Cristo.

- Somos Igreja viva do Senhor Jesus, logo somos desafiados a santificar as nossas vidas ao Senhor. (Hb. 12.14). A Santificação é imperativo de Deus para nossas vidas. Somente com vidas santificadas ao Senhor, os milagres acontecerão na vida de sua igreja.

II – Deus mostrou para o povo de Israel, que na Santificação Ele seria o Referencial da Nação. V.6

“E falou Josué aos Sacerdotes, dizendo: Levantai a arca do concerto, e passai adiante deste povo. Levantaram, pois, a arca do concerto, e foram andando adiante do povo.”
 A Arca do concerto era a representação de Deus no meio da nação de Israel. Segundo a ordem do Senhor ela deveria ser levada pelos sacerdotes à frente do povo. A nação entendeu que só poderiam ser vitoriosos se Deus estivesse na frente do povo, no comando do povo. Diante desta realidade perguntamos: Deus tem sido o referencial de nossas vidas? Ele está no controle total de nosso viver? Como vencer as lutas, os obstáculos diários se em muitos casos Deus tem sido deixado em segundo plano? É desejo de Deus fazer-nos vitoriosos sobre as lutas, contudo, é necessário que estejamos entregando a ele 100% de nossas vidas. Precisamos ser dependentes do Senhor, precisamos estar no centro de sua vontade. Só assim seremos vitoriosos. Só assim prosperaremos como igreja de Deus na terra.

III – Deus fala intimamente à nação de Israel. V.9

“Então disse Josué aos filhos de Israel: Chegai-vos para cá, e ouvi as palavras do Senhor vosso Deus.”
O povo precisou estar próximo de Deus, estar íntimo Dele, para ouvir acerca das maravilhas que Ele havia projetado para a nação. Aprendemos com esta verdade que Deus deseja ser íntimo de seus servos. Quanta das vezes nos envolvemos com tantas coisas, tantos afazeres, tantas programações que nos esquecemos daqueles momentos de intimidade e de bênçãos que precisamos ter com o Senhor nosso Deus. Intimidade também nos fala de relacionamento com o Senhor. Como crentes precisamos fazer uma reflexão de nossas vidas e nos empenharmos a estar passando momentos íntimos com o Senhor. Isto se dá, quando nos envolvemos com a oração. A oração é o canal de comunicação do crente com Deus. É através da oração que abrimos o nosso coração. Quando oramos somos tocados pelo poder do Senhor, quando oramos maravilhas acontecem. Não podemos também nos esquecer da Palavra do Senhor. Ela nos ensina, nos exorta, nos conforta; ela traz até a vida do crente o caráter de Deus. Intimidade com o Senhor é estar também diariamente à disposição de Deus. É Estar se entregando como vaso para ser usado da maneira que Deus quer, para a Glorificação do Seu Nome.

IV – Deus realizou maravilhas na vida da nação de Israel. V.15,16

“E quando os que levavam a arca chegaram até ao Jordão, e os pés dos sacerdotes que levavam a arca se molharam na borda das águas (porque o Jordão transbordava sobre todas as suas ribanceiras, todos os dias da sega), pararam-se as águas que vinham de cima, levantaram-se num montão, mui longe da cidade de Ada, que está da banda de Zaretã; e as que desciam ao mar das campinas, que é o Mar Salgado, faltavam de todo e separaram-se. Então passou o povo defronte de Jericó.”
Que maravilha irmãos! Após a Santificação e Obediência de toda a Nação de Israel, Deus operou um grande milagre. O povo atravessou em seco o Jordão rumo a conquista da cidade de Jericó. O mesmo Deus quer fazer em nossas vidas. Ele quer Manifestar a Sua Glória em nossas vidas e na vida de nossas igrejas. 

Conclusão:

Se estivermos voltados para o querer do Senhor, Se estivermos santificando as nossas vidas ao Senhor com toda a certeza grandes milagres Ele fará em nossas vidas. Estaremos prosperando, estaremos marcando a nossa geração com a glória do Senhor.

Que Ele em sua infinita misericórdia esteja nos abençoando e estejamos a cada dia nos santificando, nos separando para sermos usados como instrumentos de bênçãos nesta terra precisada da glória de Deus.

BIBLIOGRAFIA:
EVANGELISMO TOTAL – DAMMY FERREIRA

Pastor Waldyr Silva do Carmo.

Igreja Casa de Oração Cehab
http://casadeoracaocehab.com.br

5 comentários

  1. Meu amado pastor Waldyr,
    O querer (também), do Senhor, em que santifiquemos as nossas vidas a Ele, é sabermos, que, o espinho que sangra a nossa carne em pecado, não vai nos separar da Fé, da Esperança, e, do Amor que temos, em que, Deus quer (e vai), Manifestar a Sua Glória em nossas vidas de Igreja Cristã Evangélica. Amem!

    ResponderExcluir
  2. Benção de Deus seu blog irmão...
    Continue nessa força, que certamente o Senhor abençoará muitos através de seus textos. Não li todos, é claro, mas dos que li gostei muito desse em especial, e digo sem medo de errar AMÉM!
    Voltarei outra hora, pra dar uma boa olhada no restante, aproveito para lhe pedir para dar uma passada no meu blog é novo, mas têm muitos textos eu amo a Palavra de Deus, tenho em estudo sobre a santificação lá se quiser dar uma olhada vou deixar o link aqui em baixo;podemos nos seguir se você quiser, eu ficaria muito grato e de minha parte já estou te seguindo....

    http://diorgetonalmeida.blogspot.com/2009/08/santificacao.html

    Que Deus te abençoe...

    ResponderExcluir
  3. Ok meu pastor.

    vamos nessa. instale tbm essa ferramenta no seu aqui.

    ps - oremos pela saude espiritual da igreja - amem!

    ResponderExcluir
  4. Prezado Luiz, Muito obrigado pelos comentários que sem dúvida estão edificando nossas vidas! Um grande Abraço,
    Pr. Waldyr

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!