Leitura bíblica: Mateus 23. 23 a 36 . Versículos-chave: Mateus 23. 23 e 24 . “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dais...

Leitura bíblica: Mateus 23.
.
Versículos-chave: Mateus 23. 23 e 24
.
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer essas coisas e não omitir aquelas. Condutores cegos! Coais um mosquito e engolis um camelo.”
O grande problema dos fariseus é que eles levavam à risca pequenas observâncias da lei, mas falhavam no juízo, na misericórdia e na fé. Não é difícil incorrermos no mesmo tipo de erro. Às vezes somos demasiadamente zelosos com alguns detalhes, com liturgia dos cultos, com “rituais” dentro de nossas igrejas, no entanto não colocamos em prática o que o Senhor deseja, que é exercitar o amor ao próximo e vivenciar o evangelho genuíno de Cristo.
“É possível obedecermos a detalhes da Palavra, mas negligenciarmos a Sua essência com nosso comportamento. Por exemplo, podemos fielmente contribuir com dez por cento de nossa renda a Deus e, por outro lado, não termos disposição de doarmos um minuto do nosso tempo para ajudar os outros.”(1) Entregarmos o dízimo é muito importante, pois é o Senhor que nos ordena fazer isso. Em Malaquias 3.10 lemos: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança.” Acabamos de ver uma ordenança: TRAZEI. O verbo está no imperativo. E tal ordenança vem acompanhada de promessa. Mas devemos nos lembrar de que há mais coisas a observar, igualmente importantes.
“Os fariseus coavam a água para evitar engolirem, acidentalmente, um mosquito, um inseto impuro, de acordo com as leis. Embora fossem muito meticulosos com detalhes sobre o asseio nas cerimônias, haviam perdido a perspectiva de sua pureza interior. Estavam limpos externamente, mas abrigavam corações corruptos.”(2)
Deus vê nossos corações, nossas intenções e não o cerimonial de nossos ajuntamentos. Que o Pai nos auxilie a observar e exercitar o que é fundamental, indispensável para agradar o coração Dele, que é o exercício do amor.
.
_________________________________
(1 e 2) – Comentário da Bíblia de Aplicação Pessoal
Rônia de Almeida Malafaia Souza
Membro da Igreja Casa de Oração Cehab. Itaperuna/RJ
Nenhum comentário
Seu comentário é muito importante para nós!