Page Nav

GRID_STYLE

Os Sete ais - Parte II

Leitura bíblica: Mateus 23. 13 a 36 Versículo-chave: Mateus 23. 14 “Ai de vós escribas e fariseus, hipócritas, porque devorais a casa das ...

Leitura bíblica: Mateus 23. 13 a 36
Versículo-chave: Mateus 23. 14

“Ai de vós escribas e fariseus, hipócritas, porque devorais a casa das viúvas e, para o justificar, fazeis longas orações; por isso, sofrereis juízo muito mais severo!”


Se há alguém que atrai os olhos e cuidados do Senhor são as viúvas e os órfãos. Nosso versículo-chave aborda a insensatez dos fariseus no trato com as viúvas e os repreende severamente. Desde o antigo testamento, Deus deixa clara a maneira como essas mulheres devem ser tratadas: com zelo, socorro e justiça. Em Deuteronômio 10.18 lemos que Ele faz justiça a elas. No Salmo 68.5 essa idéia é reiterada e vemos que Deus cuida delas desde o santo lugar onde vive. Lá de Sua morada o Senhor está atento às suas necessidades. Em Jó 22.9 Elifaz o acusa de estar sendo castigado por haver cometido certos pecados – os quais, na verdade, não cometera, visto que era homem justo – e dentre eles estava despedir as viúvas de mãos vazias, desampará-las. Isso poderia atrair o castigo de Deus. Em Provérbios 15.25 lemos que o Senhor deita por terra a casa dos soberbos, destrói as riquezas dos orgulhosos, mas garante o sustento das viúvas, mantém a sua herança. Se lermos Zacarias 7.10 veremos Deus dizendo a ele para falar aos judeus que não as oprimissem. Todas essas menções são feitas no Velho Testamento, mas encontramos as mesmas também no Novo Testamento. Na primeira carta do apóstolo Paulo a Timóteo vemos sendo apresentadas no capítulo 5 várias orientações sobre o procedimento com as viúvas e lemos que elas devem ser honradas. Tiago 1.27 diz exatamente o seguinte:“A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.”Era absolutamente o contrário disso que estava acontecendo com os líderes religiosos do tempo de Cristo, citados em Mateus 23. Os fariseus se contaminaram tanto com o mundo, visando lucro, que devoravam a casa das viúvas. O devorador come rapidamente, com sofreguidão e era assim que procediam tais homens. Além de não darem a assistência necessária a elas, se beneficiavam do que possuíam, de seus bens e, às vezes, até as expulsavam de suas casas. Viviam algo que estava longe de ser chamada a religião pura e sem mácula mencionada por Tiago. Diante desse quadro, Cristo proferiu esse segundo “ai” que também não devemos desejar para nós, pois o justo juiz julgará a todos, dando a cada um a medida que merecer.

Rônia de Almeida Malafaia Souza
Membro da Igreja Casa de Oração Cehab. Itaperuna/RJ


Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!