ISAQUE ABENÇOA A JACÓ E A ESAÚ Gênesis 27 e 28. Introdução: Estaremos abordando na lição de hoje realidades que foram v...
ISAQUE ABENÇOA A JACÓ E A ESAÚ
I – A REALIDADE DE UM CONFLITO FAMILIAR.
- Isaque sabia que a bênção deveria ser dada ao filho mais novo, contudo, por razões de impulsos carnais e parcialidade, estava decidido a abençoar a Esaú. (Cap. 25.23)
- Esaú estava disposto a receber a bênção que havia vendido por um prato de lentilhas.
- Rebeca e Jacó ao invés de confiar e deixar a situação nas mãos de Deus resolveram agir contribuindo com seus métodos carnais para solucionarem o problema.
- Isaque se extremesse ao ver que o Senhor prevalecera sobre seus planos. V.33
- Esaú se desilude e se volta com muita amargura contra Jacó. V. 34,41
- Jacó diante das ameaças do irmão é obrigado a abandonar o lar que tanto amava e partir para uma terra extranha. V.43,44,45
- Rebeca se despede do filho amado para não mais vê-lo. Morreu antes que ele voltasse.
- A bênção proclamada a Jacó. (Cap. 27.27-29)
Uma bênção revelando que Isaque pensava na parte material que Esaú desejava. Isaque não menciona as promessas importantes que Deus havia feito a Abraão.
- A bênção dada a Esaú. (Cap. 27.39,40)
Textos mostrando o cumprimento da profecia:
Servidão: I Re 11.15,16; Nm 24.18; II Sam. 8. 13,14.
- A bênção que Isaque pronuncia a Jacó antes de sua fuga para Padã-Arã. (Cap. 28.3,4)
- Uma escada simbolizando a comunicação entre o céu e a terra. Jacó tinha o céu aberto. Deus ouviria suas orações e o ajudaria.
- Os anjos subindo e descendo pela escada como mensageiros e ministros do governo de Deus sobre a terra.
- A escada tipificando o próprio Cristo. (João 1.51) a escada prefigurava a Jesus, o verdadeiro mediador entre o céu e a terra. Somente por Ele o homem pode ter acesso à Deus. (João 14.6)
- Deus confirma a Jacó as promessas da aliança que seu pai havia feito ao abençoá-lo. Deus promete a ele que o acompanharia, guardaria e traria de volta à terra prometida. A revelação divina em Betel foi pela graça de Deus. (favor não merecido). Jacó falhou muitas vezes, contudo, ele temia ao Senhor e Deus estaria moldando todo o seu ser.
- Jacó acorda, sente temor e surpreso reconhece de forma reverente a presença de Deus.
- Jacó cultua ao Senhor, ungindo a pedra e também deixando um monumento recordatório do lugar onde teve a visão. Ele dá nome ao local que antes se chamava Luz, de Betel.
- Jacó faz um voto a Deus. (Cap. 28. 20,21,22)
Olhando o texto tem-se a idéia de que Jacó procurou negociar com Deus. Contudo, olhando o contexto, (Cap. 28.15) vê-se claramente que tudo o que foi dito por Jacó, o Senhor já lhe havia prometido em termos gerais. Vemos claramente no final do voto atitudes de uma vida que estava sendo moldada pelo Senhor e demonstrando atitudes da adoração devida ao Senhor.
Conclusão:
Vimos de forma maravilhosa na lição de hoje que mesmo diante dos erros e falhas que foram cometidos pela família de Isaque o Senhor os conduziu de forma a fazer cumprir as suas promessas que haviam sido proclamadas a Abraão. Jacó agora era o herdeiro da aliança. Deus estaria então agindo de forma efetiva em sua vida para fazer cumprir a promessa da formação da nação de Israel, da qual nasceria Jesus Cristo o Salvador da humanidade.
Pastor Waldyr Silva do Carmo
BIBLIOGRAFIA:
• O Pentateuco – HOFF Paul – Editora Vida.
• A Bíblia de estudo de Genebra.
Rua Avelino Honório de Miranda, 65. B. Cehab. Itaperuna. RJ.
Nenhum comentário
Seu comentário é muito importante para nós!