UMA IGREJA QUE TEME AO SENHOR Atos 2. 42-47 “E perseveravam na doutrina dos ap ó stolos, e na comunh ã o, e no partir do p ã o, e...
UMA IGREJA QUE TEME AO SENHOR
Atos 2. 42-47
“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.”
Introdução:
Amados, o texto que acabamos de ler nos afirma claramente que “Em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.”
A palavra temor no contexto bíblico, não significa “ter medo, viver apavorado temendo ser aniquilado, exterminado por Deus”. Não! O temor que precisa ser visto na vida daqueles que creram em Cristo diz respeito: A reverência, reconhecimento de quem Deus é; tem a ver com relacionamento profundo com Deus através do Espírito Santo e que é ministrado através da Graça de Cristo que foi derramada no viver daqueles que foram lavados e remidos pela Sangue de Cristo. O temor a Deus é requisito fundamental uma vida de adoração que agrada ao Senhor.
O texto lido nos afirma que a Igreja do primeiro século temia a Deus e o resultado desse temor foram as maravilhas e sinais que foram vistos nas vidas dos apóstolos.
Algumas perguntas aguardam nossas respostas:
ü Em nossa igreja local, temos sido participantes dos sinais e maravilhas de Deus?
ü As pessoas que nos circundam estejam sendo impactadas pelo Evangelho de Cristo e recebendo a Salvação de Deus em suas vidas?
ü Nossa igreja tem cumprido sua missão como agência que representa o Reino de Deus na terra?
ü Quando Deus olha para mim, Ele encontra o temor requerido em sua Palavra na minha vida prática?
Que percepções são vistas no contexto de uma Igreja que Teme a Deus?
No viver de uma igreja que teme a Deus....
I. Há comprometimento com a obra do Senhor;
Queridos na vida da igreja primitiva o Evangelho foi levado a sério! Porque creram na Palavra da Cruz de Cristo esses servos de Deus viviam comprometidos com a Palavra e o Deus da Palavra. O Resultado? Sinais e maravilhas Deus realizou na vida dessa igreja que caiu na graça do povo e se multiplicou para a Glória do Senhor.
Como anda o comprometimento dos membros da nossa igreja local? Estamos levando a sério o Evangelho de Cristo em nossas vidas?
II. Há corações quebrantados e vazios de si mesmos;
No livro de Mateus 5.3 quando do sermão do monte, Jesus afirma: “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus;” Se em nossa igreja há membros quebrantados e vazios de si mesmos, então há temor para com Deus. Ser igreja não diz respeito às minhas vontades e meus achismos; não! Ser igreja tem a ver com a certeza que temos em nossos corações de que quem Governa a Igreja é Cristo! Ele é o cabeça e nós apenas servos (escravos) que um dia fomos libertos por Sua graça e agora rendidos ante a face do Senhor, nos rendemos e o servimos com todo o nosso coração.
III. Há Confissões e abandono do pecado;
Provérbios 8:13 ensina que "O temor do Senhor é aborrecer o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu as aborreço". Ainda em provérbios 28.13 lemos: “Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.”
Como servos de Deus não podemos carregar pecados domesticados. Precisamos viver uma vida santa e pia diante de Deus, pois aquele que foi justificado pela Graça de Cristo não vive sob a servidão do pecado. Os que temem por saberem que Deus é santo e requer santidade dos seus filhos, em santidade o adoram em espírito e em verdade.
IV. Há crescimento na vida da igreja.
Em Atos 9.31 lemos: “Assim, pois, as igrejas em toda a Judeia, e Galileia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo.”
O temor do Senhor visto através da Igreja do primeiro século, produziu frutos na vida desta igreja! Igrejas eram plantadas para a Glória do Senhor e tinham paz. Eles se multiplicavam e andavam em temor e consolação do Espírito Santo. Não temos dúvidas de que essa grande bênção Deus quer realizar na vida da nossa igreja.
Conclusão:
Esse grande milagre Deus quer fazer cumprir em nossa igreja local! Que Ele encontre em nós corações que o sirvam de verdade e com seriedade. Que sejam encontrados vivendo no temor do Senhor e proclamando a Graça salvadora de Cristo até aos confins da terra.
Pr. Waldyr do Carmo
IGREJA CASA DE ORAÇÃO CEHAB
Nenhum comentário
Seu comentário é muito importante para nós!