Page Nav

GRID_STYLE

FALE POUCO E ERRE MENOS

“Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.” (Tg 1.19)      Pro...


“Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.” (Tg 1.19)


     Provérbio, rifão, adágio são palavras sinônimas. Como gosto de provérbios! Eles são ditos populares que acabam por passar verdades incontestáveis.
     No que diz respeito ao título do artigo de hoje, há alguns que acertam o centro do alvo, vão “na mosca”. Por exemplo: “O peixe morre pela boca”; “Quem fala demais dá bom dia a cavalo” (Essa doeu, né?”); "Vale mais a pena ser um sábio calado do que um papagaio mal informado";  "Temos duas orelhas e uma só boca, justamente para escutar mais e falar menos"; "A palavra vale prata. O silêncio vale ouro."
     Esses são ditos que circulam entre o povo há gerações, mas a Bíblia nos traz várias orientações sobre a atitude de falar menos e ouvir mais. Além do versículo-chave, veja o que diz Provérbios 18.13: “O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua.”
     Se Deus fez questão de registrar esses conselhos, é porque eles são realmente preciosos para nutrir nossos relacionamentos e mantê-los sadios.
     Poucos são os que mostram-se prontos para ouvir e tardios para falar. Desprezar esse conselho é procurar problema, é viver mal.
     Fale pouco e erre menos.


 Rônia Malafaia
Membro da Casa de Oração da Cehab - Itaperuna/RJ

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!