Page Nav

GRID_STYLE

Antes de atravessar o Jordão

Josué 1.1-7 Introdução: Quarenta anos se passaram, desde que os espias foram observar a terra prometida por Deus a Moisés. Por ca...

Josué 1.1-7

Introdução:

Quarenta anos se passaram, desde que os espias foram observar a terra prometida por Deus a Moisés. Por causa da incredulidade e dureza do coração de uma geração que ainda possuía "mente de escravos", Deus os proibiu de entrar em Canaã. Moisés havia morrido, entretanto uma nova geração, liderada por Josué, estava às portas de conquistar a terra da promessa. Todavia entre as promessas de Deus e o povo israelita estava o rio Jordão transbordante, em seu período de cheia. Era necessário atravessá-lo. Qual é o seu Jordão? O que está impedindo você de conquistar as promessas de Deus para a sua vida? Está na hora de saber como cruzar esse rio de impossibilidades.

Antes de atravessar o Jordão precisamos...

I – Ser capacitados pelo Senhor;

Josué não foi lançado à revelia na missão de conduzir o povo na travessia do rio Jordão e, por conseguinte, à entrada em Canaã. Ele foi treinado por Moisés e capacitado por Deus. Em Números 27.22 e 23, vemos Moisés designando o novo líder e iniciando o seu preparo. Em Êxodo 17.14 é dado a Josué o "manual de conduta"; em Êxodo 24.13, ele é lançado na experiência prática; em Dt 31.3 ele é nomeado por Moisés. Josué precisava de uma estrutura previamente construída, de treinamento e disciplina para a sua missão, e nós também precisamos. Esse treinamento nunca é fácil. Ele pode vir em forma de uma dificuldade financeira, de um problema familiar ou algo que exija de nós uma maior aproximação de Deus para sermos preparados para a nossa missão. O fato é que, com o Senhor como nosso treinador, a vitória é certa.

II – Crer nas promessas de Deus;

Em Josué 1.1-6, vemos Deus reafirmando a Josué as promessas feitas a Moisés e reiterando o fato de que seria com ele.  O versículo 3 diz: "Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés." Josué creu nessas promessas e se lançou na obra que o Senhor lhe havia dado a realizar. Em Jeremias 33.3 lemos: “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes." Precisamos acreditar nessas palavras, pois elas vêm de Deus. Muitas vezes não cremos, porque não somos determinados, perseverantes e não queremos pagar o preço. O Jordão é sinônimo de dificuldades, de impossibilidades, mas se crermos, Deus nos fará atravessá-lo.
  
III – Vencer a crise;

Quando Moisés morreu, Josué passou por um período de crise. Talvez ele tenha temido o fato de não conseguir corresponder às expectativas de Deus e do povo, visto que Moisés havia sido um grande líder, que, mesmo diante de todas as dificuldades, levou a termo a sua missão. Era muita responsabilidade. A tarefa que lhe fora conferida era dificílima. Aquele povo não era nada fácil. Josué, porém, venceu a crise, e seguiu em frente. Deus, o tempo todo, o incentivava: "Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria." (Josué 1.6). Depois que Josué venceu a crise e assumiu, efetivamente, a função que Deus lhe deu, o povo cruzou o Jordão, e as muralhas de Jericó caíram.

IV – Ouvir o chamado de Deus e obedecer;

Depois que Josué foi capacitado pelo Senhor, creu em Suas promessas e venceu a crise, ele ouviu o chamado de Deus e obedeceu. Precisamos fazer o mesmo. Somos fruto na nossa mente. Muitas vezes a autocomiseração, o pensamento negativo e de derrota "gritam" aos nossos ouvidos, mas não devemos escutar a esses apelos, pois eles são carnais. Precisamos, sim, estar atentos à voz de Deus. "Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações." (Hb 4.7) Se ouvirmos a voz de Deus, Ele consolidará os Seus planos e milagres em nossas vidas. Essa voz diz: "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. (Isaías 41.10.) Deus é maior que as circunstâncias!

Conclusão:

Seu Jordão pode ser um marido adúltero, um filho nas drogas, uma enfermidade, o ativismo, a compulsividade de comprar... mas você precisa transpô-lo, para "herdar a terra da promessa" de Deus para a sua vida. Você precisa, como Josué, ser capacitado por Deus, crer em Suas promessas, vencer a crise, ouvir o chamado do Senhor e obedecer à Sua voz. Com Deus à sua frente, isso é possível!
                    
Mensagem ministrada - Pr. Waldyr do Carmo

Transposição para texto - Rônia de Almeida Malafaia
Igreja Casa de Oração Cehab

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!