Page Nav

GRID_STYLE

Estudando o Salmo 01

Introdução: De forma clara e objetiva o salmo primeiro pode ser divido em duas partes: 1.     Dos versículos um ao três, o homem ...

Introdução:

De forma clara e objetiva o salmo primeiro pode ser divido em duas partes:

1.    Dos versículos um ao três, o homem justo é descrito como alguém que anda na contra mão dos valores do mundo. Ele é visto como alguém que não tem comunhão com os ímpios e suas práticas. À luz desse estilo de vida, o homem segundo o coração de Deus é alguém que medita dia e noite na lei do Senhor e a têm como regra de fé e prática para o seu viver diário. O resultado desse estilo de vida é visto pelo autor do salmo como alguém que tem uma vida estável e próspera.

2.    Dos versículos quatro ao seis, a realidade é oposta. Aqui vemos a forma triste que é descrita a sorte dos ímpios. Eles não são como os justos, vistos como árvore que é plantada junto a ribeiros de águas, mas são comparados a uma palha que o vento dispersa. Esses são aqueles que não resistem ao julgamento de Deus que será operado contra todos os que negligenciam e não obedecem à sua Palavra. (Lembrando em tempo, que todos os homens prestarão contas diante do trono branco de Deus. Contudo, o homem que obedece à Lei do Senhor, é “justificado” pela Graça de Cristo (Rm 5.1); Portanto, o seu estilo de vida que revela o seu comprometimento com a Lei do Senhor, assegura-lhe a presença do da sua supremo advogado Jesus Cristo o autor salvação).

Estudando o Salmo

1.1  – “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.”

Para a palavra “bem-aventurado”, a tradução do hebraico diz: “oh, felicidade de” ou “feliz”.  Essa palavra tem um significado simples, contudo profundo. O homem que obedece aos mandamentos do Senhor é participante de uma felicidade que tem como fundamento o próprio Deus. Esse homem é visto como alguém que anda por fé. Logo, essa felicidade não se pauta nas circunstâncias, mas, resiste até aos momentos mais difíceis. Esse homem é feliz porque tem Deus no controle total da sua vida.

O salmo afirma que esse homem é marcado por três coisas que ele não faz:

v  Não anda no conselho dos ímpios;
v  Não se detém no caminho dos pecadores;
v  Não se assenta na roda dos escarnecedores.

Aqui temos os passos que irão gerar a queda plena na vida daqueles que não observam e obedecem à lei do Senhor. Tais pessoas começam a andar no conselho dos ímpios, após estarem andando, elas agora são vistas detidas no caminho dos pecados e por fim, estão assentadas pactuando com o estilo de vida dos escarnecedores.

1.2  – “Antes o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.”

A ideia do texto aqui não é vista como uma leitura ocasional, mas como alguém que tem em seu estilo de vida, o envolvimento pleno com os preceitos e ordenanças da Lei do Senhor. O meditar pode ser entendido como o “ruminar do boi” após ter se alimentado do capim. Assim deve ser a vida daquele que prima pela obediência aos mandamentos do Senhor. O servo de Deus precisa ler e ruminar essa palavra. Ele precisa personalizá-la em sua vida prática. Esse é o caminho de um viver próspero no Senhor.

1.3  – “Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto fizer será bem sucedido.”

De forma linda e graciosa o “justo” é comparado a uma árvore plantada junto a um ribeiro de águas. Você consegue imaginar tal árvore? Nela há vida! Suas folhas são verdes e frutos maravilhosos serão dados no tempo certo. Essa é a realidade vista na vida daqueles que servem ao Senhor. Eles estão plantados na água da vida que é Jesus, se alimentam da sua Palavra diariamente e a frutificação é vinda no tempo certo, para louvor e glória do Senhor.

1.4  – “Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa.”

Aqui temos o contraste que é visto na vida dos ímpios. Deus os compara como a palha que o vento dispersa. O homem que é dominado pelo pecado, não produz frutos; Pelo contrário, o seu estilo de vida o leva à derrocada plena. É uma palha seca levada ao vento sem saber o seu fim. Eles não resistem ao juízo de Deus que os sopra para longe.

1.5  – “Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos.”

Aqui reside uma grande verdade bíblica: Deus julgará os homens ímpios. Eles não prevalecerão no juízo. Aquele que vive na impiedade é como palha levada ao vento e na eternidade recebe o juízo da condenação de Deus. Não há também comunhão dos justos com os pecadores. Deus é Santo e não aceita o pecado. Portanto, os pecadores não prevalecerão na congregação dos justos. Essa foi uma grande verdade requerida por Deus à nação de Israel diante das nações pagãs, mas que também é verdade na vida daqueles que são justificados pela graça de Cristo. Os pecadores com suas ações pecaminosas, não podem prevalecer (ter domínio) na congregação dos justos (igreja).

1.6  – “Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.”

O caminho dos justos prima pela vida, enquanto o dos ímpios conduz à morte. O texto afirma que Deus em sua grandeza e soberania, conhece tanto o caminho dos justos, quanto o dos ímpios. Aqui o Deus que preserva, sustenta e guia o justo é o determinante de sua vida vitoriosa. Enquanto que os ímpios dirigentes do seu próprio viver, avançam no pecado e perecem eternamente.

Conclusão:

O Salmo revela a graciosidade do viver daqueles que andam nos caminhos do Senhor e a derrocada instaurada na vida dos que escolhem andar na contra mão das verdades imutáveis de Deus.
Que sejamos encontrados justificados pela Graça de Cristo e em obediência a Palavra de Deus, sermos encontrados frutificando para o louvor da sua glória.

Pr. Waldyr do Carmo
Igreja Casa de Oração Cehab

Fonte:
O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo

R.N. Champlin, Ph.D.

Leia mais...

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!