Page Nav

GRID_STYLE

Que tipo de gente precisamos ser? Gente que navega em águas profundas II

Lucas 5. 1-10 Introdução:                         Pensar na vida cristã como algo que seja vivencial na vida daquele que creu em ...

Lucas 5. 1-10

Introdução:
           
            Pensar na vida cristã como algo que seja vivencial na vida daquele que creu em Cristo como seu salvador pessoal é sem dúvida imaginar a história de vida de alguém que teve um relacionamento profundo com Cristo.
           
            O episódio da pesca maravilhosa, narrado por Lucas no capíritu 5, nos apresenta algumas implicações que são vistas e vividas por aqueles que desejam navegar em águas profundas. Na mensagem de hoje estaremos abordando essas implicações e à luz do que Deus fez na vida de Pedro ao desafiá-lo a lançar novamente as redes ao mar e manifestação da Sua glória através da grande pescaria, pensaremos em nossas vidas e no que Deus quer realizar em nós e através de nós.

É desejo de Deus que saiamos das águas rasas do nosso relacionamento com Ele, para vivermos uma grande aventura nas águas profundas da Sua Graça.

Implicações da navegação em águas profundas...

I – Crer que Deus me vê como alguém em potencial;

(Não foi Pedro quem foi até Jesus, mas Cristo que foi até ele )
           
            Após ministrar a maravilhosa mensagem, vemos pelo texto Jesus se dirigindo à Pedro e o convidando para lançar novamente as redes nas águas profundas. Note que apesar de estarem com Pedro os colegas de trabalho Tiago e João, a palavra de Cristo foi direcionada a Pedro. De forma clara isso nos revela que Cristo viu em Pedro alguém em potencial.

Que lição maravilhosa! Se quizermos de fato nos lançar na trajetória da navegação profunda em nossa vida espiritual, é preciso crer que Deus está nos vendo como vidas em potêncial. Entendo com isso que Deus nos vê como pessoas importantes. Ele tem expectativas de bênçãos acerca das nossas vidas.

Muitas vezes, vivemos em contextos contrários onde a derrocada, estagnação espiritual, auto-comiseração e outros são predominantes em nossas vidas. Esses são os contextos que distorcem nossa visão e nos tornam adversários da nossa própria história. É preciso caminhar na consciência plena de que Cristo está nos vendo, como aqueles que irão marcar a nossa geração com a Sua glória. Ele é Fiel e conta com cada um de nós!

Uma grande obra Deus quer realizar através da sua vida.
                       
II – Ser participante do sobrenatural de Deus;
           
            Quando Cristo convida a Pedro para lançar novamente as redes, na verdade diante do contexto falido da noite anterior, o Mestre o está chamando para ser participante de algo sobrenatural. Como voltar novamente ao mesmo lugar, onde durante uma noite inteira nada havia sido pescado? Vemos Pedro respondendo ao Senhor: “...sobre a tua palavra, lançarei a rede.” (5.5) O simples pescador dá um passo de Fé embasado na Palavra de Cristo.

Quando nos lançamos na navegação das águas profundas da graça de Deus, o fazemos não crendo em nós mesmos, mas sim, nos grandes milagres virão Daquele que tem todo o poder nos céus e na terra e que navega no barco da nossa história. Deus quer levá-lo a lugares altos! É lá nas águas profundas da Fé e da Sua graça que coisas grandes e firmes serão reveladas Dele à sua vida. Creia nisso! Não desanime! Tome posse da sua vitória e viva uma grande aventura espiritual através do sobrenatural de Deus.

III – Ser abençoado e abençoador de vidas;

            Acho lindo essa parte do texto, quando as redes estão prestes a romper-se em razão dos muitos e grandes peixes e eles começam a fazer sinal, chamando os companheiros do outro barco. (v.7) De forma linda o que estamos vendo são esses homens sendo abençoados e diante do milagre, se tornando abençoadores de vidas. Os companheiros do outro barco estavam falidos, porque também não tinham pegado nada. Mas agora, diante do grande milagre que Cristo opera nas vidas de Pedro, Tiago e João, esses homens estão podendo abençoar a outros. Quando Cristo nos chama para irmos às águas profundas, Ele o faz porque quer nos abençoar e nos usar como instrumentos de bênçãos a multidões na terra.
            Estou me lembrando nesse momento, do refrão do hino da COMUNIDADE EVANGÉLICA DE MARINGÁ que diz: “...O mar se abrirá, povos virão, ao ouvirem Tua voz. Tua glória será, todos verão, Teu querer se faça em nós.”

            Esse é o grande milagre que Cristo quer fazer cumprir na vida daqueles que professam o Seu nome.

IV – Crer que Deus irá me levar a lugares mais altos...

(De agora em diante, você será pescador de homens)

     O milagre foi extraordinário! Cristo realizou algo impossível a olhos humanos na vida daqueles pescadores. Extasiado e prostrado aos pés do Mestre Pedro diz: “Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.” (v.8) De forma linda e maravilhosa, Cristo lhe diz: “Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.” (v.10) Pedro está maravilhado com o que está acontecendo, e Cristo está lhe revelando coisas maiores, pois faz dele não mais pescador de peixes, mas sim de homens.

     Deus nos chama para irmos às águas profundas, porque quer nos levar a lugares mais altos. Tudo o que Ele deseja é que O obedeçamos... Se assim o fizermos, uma grande aventura espiritual será ministrada em nós e através de nós.

     Esse é o caminho da vitória. Esse é o meu chamado. Esse é o seu chamado.

     Você crê nessa Palavra que é profética de Deus para a sua vida? Você crê que é desejo Dele usá-lo ministerialmente e levá-lo a uma história de Fé que O glorificará? Então, em submissão obedeça-Lhe e navegue às águas profundas da Sua Graça e viva o Melhor que Ele sonhou para você.

Conclusão:

É desejo de Deus que saiamos das águas rasas do nosso relacionamento com Ele, para vivermos uma grande aventura nas águas profundas da Sua Graça. Ao se lançar nas águas profundas, Pedro pôde ser participante de um grande milagre. Uma pescaria sobrenatural Cristo ministrou à vida daqueles homens. Tudo isso aconteceu porque Pedro obedeceu e diante de todas as implicações que nortearam a sua decisão, foi participante de um grande milagre que mudou completamente toda a sua história de vida e a de seus amigos.

Ainda hoje Cristo nos chama para navegarmos nas águas profundas da Sua graça. Responderemos ao chamado do Senhor?

Pr. Waldyr do Carmo
Igreja Casa de Oração Cehab


Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!