Page Nav

GRID_STYLE

O diácono na Igreja

Introdução:             Com o objetivo de ajudar na implantação do ministério do diaconato nas igrejas locais, apresentamos esse cur...


Introdução:

            Com o objetivo de ajudar na implantação do ministério do diaconato nas igrejas locais, apresentamos esse curso simples, bíblico e objetivo que trata de pontos relevantes, que precisam ser observados por aqueles que aspiram esse nobre ministério.
Meu sincero desejo é que essa simples contribuição possa ser fomentadora de um despertar na vida de muitos irmãos e igrejas, gerando assim, crescimento na área do diaconato.

I - Origem do Ministério

            A palavra diácono tem sua origem no grego (διάκονος,) e se traduz por “ministro, servo, ajudante). A necessidade do ministério se deu em razão do grande crescimento da Igreja primitiva. Em Atos 6 encontramos o histórico da instauração do ministério na igreja. “Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.” (At 6.1-6)

            A diaconia é um ministério de extrema relevância na vida da Igreja. Ela caminha lado a lado com o ministério pastoral, dando o suporte necessário para o bom desenvolvimento da obra do Senhor.

II – Requisitos bíblicos para o ofício do Ministério

            Quando falamos de requisitos, nosso olhar se volta para as credenciais que são necessárias o servo de Deus ter para o exercício do ministério. A observação desses valores se faz necessário, diante da grande responsabilidade que o obreiro tem diante de Deus, a Igreja e a Sociedade.

     Um chamado de Deus

Aquele que aspira ao ofício do diaconato precisa ter a convicção do chamado do Senhor. Esse é o ponto fundamental para o sucesso no ministério.

     Precisa ter boa reputação (At. 6.3);

O bom testemunho na vida do diácono deve ser reconhecido pela Igreja que congrega, em sua família e na sociedade. A vida desse homem de Deus deve refletir o caráter de Cristo.

     Ser cheio do Espírito Santo (At 6.3);

A recomendação bíblica é que o diácono seja cheio do Espírito Santo. É desta forma, com sua vida no altar do Senhor, que o ministério será exercido com excelência e o nome de Cristo glorificado.

    Cheio de sabedoria (At 6.3);

No exercício do ministério muitas questões e problemas aparecerão. Na dependência plena do Espírito Santo de Deus, o diácono será sábio para resolvê-los (Mt. 10. 19,20).

    Respeitável (I Tm 3.8);

Uma pessoa de respeito tem um proceder sério. É considerada pelos irmãos da igreja, pela família e sociedade onde vive. Aqui o respeito está diretamente ligado ao requisito da “boa reputação.”

    Pessoa de uma só palavra (I Tm 3.8);

Não deve ser caluniador, fofoqueiro ou que tenha dois pesos e duas medidas. Não deve também ser mentiroso e de língua torpe. (Mt. 5.37)

    Não cobiçosos de sórdida ganância (I Tm 3.8);

Ser cobiçoso de sórdida ganância é buscar ter lucros a qualquer preço, mesmo que seja de forma desonesta. Essa não deve ser a postura do diácono (Mt 6.33).

    Deve ser pessoa equilibrada (I Tm 3.8);

    - Deve conservar o ministério da fé com a consciência limpa (I Tm 3.9);

Deve ser Fiel às doutrinas estabelecidas por Deus. Não deve permitir que sua mente seja contaminada por heresias e caminhos que se diferem da Palavra do Senhor. Deve primar por ser encontrado sempre no centro da vontade do Senhor. (II Tm 3.14)


    Devem ser primeiramente experimentados (I Tm 3.10);

Antes de ser diácono esse servo de Deus já prima e em sua vida prática se vê a boa conduta. Ele é irrepreensível na igreja, família e sociedade. O diaconato é resultado daquilo que já vivido por esse servo do Senhor.

   Bom mordomo (Deve ter capacidade espiritual para ajudar na administração daquilo que não é seu);

   Líder familiar exemplar (I Tm 3.12)

Aquele que é escolhido para o diaconato, deve ser modelo de governo em sua própria casa. Ele precisa ser um exemplo de boa liderança primeiramente em seu lar e assim poderá cuidar da casa de Deus.

III – Expectativas da igreja quanto ao diácono

- No cumprimento de suas atribuições é imprescindível que o diácono seja assíduo e pontual. A falta de compromisso depõe gravemente contra aquele que ocupa tão importante cargo;

- Deve ser fiel em sua contribuição (Dízimos e ofertas). O diácono deve ser exemplo na vida da congregação (Tt 1.7);

- Conduta moral exemplar, homem de fé, que age com prudência, que se porte com discrição e vida santa (I Pe 1.16);

- Submissão;

- Pessoa carismática, que trate bem os irmãos da igreja.

- Ser atencioso e estar disponível a ajudar ao outro. (I Jo 3.18)

- Ser uma pessoa de confiança quanto ao trato dos problemas da Igreja. No caso de pecados que alguém cometa, evitar fazer comentário que difamem a pessoa e consecutivamente a igreja (Rm 15.1-3);

- Que busque o alimento constante da Palavra de Deus e seja instrumento de Deus para alimentar a igreja (II Tm 2.15);

IV – A participação do diácono nas programações da igreja

            Nas programações normais da igreja é fundamental (obrigação) a participação dos diáconos. Como liderança ativa, ele precisa estar presente em todas as programações normais da Igreja. Ele foi chamado para o ministério e precisa por amor e obrigação cumprir com o chamado.
No caso de precisar faltar, deve comunicar ao pastor o motivo da ausência.

V – O diácono na prática de suas atribuições

            Estar atento e cuidar da aparência da igreja;

        Primar pela organização e estrutura para o bom aproveitamento do culto (posição dos móveis, água para o pregador, lugares disponíveis para os visitantes e outros);

          Precisa estar atento às necessidades físicas da igreja. (água no bebedouro, lâmpadas que precisam ser trocadas, móveis que precisam de consertos e outros...);

       Se alguém entrar na igreja e estiver promovendo desordem, é responsabilidade dos diáconos impedirem que tal aconteça;

             - Deve ser o primeiro a chegar e o último a sair;

           - Além da zeladora, é necessário que os diáconos estejam atentos a abertura e fechamento do templo;

        Primar por uma postura alegre e receptiva tanto para a igreja quanto para com os visitantes;

       Estar sempre envolvido em oração pedindo orientação e bênçãos do Senhor para o trabalho que será realizado;

            Primar pela boa ordem na igreja e nos momentos de cultos;

             - Ter sempre postura de ordem e reverência na igreja;

       Exortar com humildade, carinho e na direção de Deus àqueles que estiverem com conversas paralelas ou trazendo desordens ao culto;

                - Sempre que houver eventos especiais, (casamentos, comemorações, velórios e outros) é responsabilidade dos diáconos a organização dos móveis e utensílios da igreja;

           - Estar atento ao momento do ofertório para posicionar o gazofilácio e após a oração, voltar com ele para o lugar;

     - Nos momentos de orações, é dever dos diáconos, estarem atentos a movimentos ou elementos suspeitos.

       Os diáconos escalados devem estar atentos e sempre manter contato visual com o dirigente e pastor, para uma melhor fluência na comunicação, para melhor aproveitamento do culto;

        Nos dias de santa ceia do Senhor

v  Estar atento ao preparo dos elementos da ceia;

v  Chegar pelo menos 15 minutos antes do início da ceia, para o preparo dos elementos;

v  Manter organizada e os elementos da ceia;

       Estar sempre atento a escala para não faltar com a responsabilidade;

      Estar atento a boa ordem fora do templo, supervisionando os setores laterais onde casais e adolescentes costumam ficar conversando. Com carinho, conduza-os ao culto;

     Estar atento quanto a elementos suspeitos que possam estar rodeando o templo. No caso de isto ocorrer, dois ou mais diáconos devem se posicionar próximo ao templo, deixando visível que a igreja está atenta ao que está acontecendo;

     Evitar envolver os obreiros e a igreja em problemas externos. O ideal é buscar solucionar o problema sem que o culto seja atrapalhado. Envolver os obreiros e a igreja só em último caso;

      Com carinho o fluxo de crianças dentro e ao redor da igreja precisa ser controlado;

      Se não puder controlar a criança, com carinho chame os pais;

   Desempenhe o ministério com amor, não espere reconhecimento na terra. Deus o recompensará (II Co 5.10);

VI – A conduta do diácono

             Apresentação pessoal;

Na posição de obreiro, o diácono precisa estar atento à sua apresentação pessoal. Para isto deve usar roupas que estejam em consonância com o cargo que ocupa. Deve também ter o cuidado de manter boa aparência com o corpo e outros...

            Comportamento;

O obreiro se torna um espelho na vida da igreja. Deve, portanto o diácono estar primando pelo bom comportamento e manter uma postura que reflita o compromisso que tem com o cargo que ocupa.

           Linguagem;

Não deve ser dado ao uso de gírias, palavras de baixo calão, piadas que não edificam e outros

         Educação

Deve primar também por uma boa educação. Isto implica o uso das palavras paz, bom dia, por favor, por gentileza, com licença, muito obrigado e outros... Ser simpático e receptivo e comunicativo com as pessoas.

VII - Equipe diaconal.

            A equipe diaconal é formada pelos diáconos em exercício da igreja. Essa equipe é coordenada por um diácono que deve ser escolhido e nomeado de acordo com critério de cada igreja local. Como organização da igreja essa equipe precisa estar trabalhando em consonância com a liderança da igreja local.

VIII – A escolha dos diáconos

            A escolha dos diáconos deve obedecer aos critérios da igreja local e deve ser procedida por eleição e consagração por um tempo estabelecido pela igreja ou consagração permanente.

Conclusão:

            Toda igreja precisa de um ministério efetivo de diaconato. Isto é bíblico e determinante para o bom funcionamento e crescimento do Corpo de Cristo.
            É querer de Deus que vidas sejam vocionadas, preparadas e consagradas para esse nobre ministério. É vontade Dele ver Sua Igreja crescendo e prosperando para o louvor de Sua glória.

Em Cristo Jesus,

Pr. Waldyr Silva do Carmo

Igreja Casa de Oração Cehab
http://casadeoracaocehab.com.br


________________________________________

Fontes bibliográficas


   1  . Bíblia sagrada



Um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!