Page Nav

GRID_STYLE

Pagando o preço!

Josué 1. 1-9     Introdução:             Quando falamos em pagar o preço, nossas mentes se voltam para o contexto e implicações, que precis...

Josué 1. 1-9
  
Introdução:

            Quando falamos em pagar o preço, nossas mentes se voltam para o contexto e implicações, que precisarão ser vivenciados para o alcance daquilo que almejamos. No coração do vocacionado há o desejo profundo de ser encontrado efetivamente no ministério. Contudo, é preciso ter a consciência de que para se chegar lá, um caminho precisa ser percorrido; e é justamente nessa trajetória, quando de fato o preço é pago, que somos moldados e preparados para a obra que Deus nos chamou.

            Você está disposto a pagar o preço?

            O vocacionado precisa pagá-lo...

I – Através da perseverança

            Foi assim na vida de Josué e Calebe. Após terem tido momentos profundos com Deus e ser instaurado em seus corações a certeza da vitória plena do Senhor (Nm 14. 6-9), eles foram perseverantes até que se cumprisse a promessa de Deus em suas vidas. Você tem sido perseverante? Tem se mantido fiel e crendo, que o Deus que prometeu, irá fazer cumprir suas promessas em sua vida?
Algumas pessoas se arriscam pegando alguns atalhos para chegarem ao objetivo final mais rápido. Normalmente fracassam, pois na trajetória do chamado do Senhor não existem atalhos. A vitória só se consolida através da perseverança. Portanto, persevere e creia que no momento certo, Deus irá abrir as portas e o milagre será declarado de forma plena à sua vida.

II – Da capacitação

            Josué foi capacitado por Moisés e por Deus.

Estar envolvido efetivamente na obra do Senhor é viver a certeza de grandes projetos. Para isso é preciso capacitação. Como veremos a seguir Deus usará de ferramentas materiais e espirituais para fazer seus planos cumprirem na vida daquele que foi chamado ao ministério.

             O pastor José Pontes Filho, diretor do Ministério Juvep, em seu livro “À Obra de Deus Jamais Faltarão Recursos”, expõe a questão da capacitação, onde são abordados dois tipos de preparo: O Preparo Humano e o Preparo de Deus.

O preparo humano.

   Ao falarmos do preparo humano, nossos olhos se voltam para o envolvimento do vocacionado numa Faculdade Teológica (Seminário), cursos de reciclagem e outros que, sem dúvida, trarão suporte para um melhor desempenho na obra do Senhor. É importante lembrar que para um vocacionado ser consagrado ao Ministério Pastoral, o mesmo não precisa necessariamente passar por um curso teológico. Contudo, Deus tem suprido sua Igreja com ótimos Institutos e Faculdades Teológicas.

     Se o vocacionado tem condições de ingressar num desses cursos, entendo ser o ingresso uma atitude de fidelidade e submissão a Deus que o supriu com tal bênção.

            O preparo de Deus

É preciso pensar também no preparo divino. Nesse contexto, de forma especial, Deus trata o vocacionado em questões íntimas e pessoais. Esse tratamento está relacionado diretamente à ida do Obreiro para o Ministério (Campo). Em muitos casos o vocacionado termina o curso teológico, e ainda tem de esperar muito tempo até Deus o enviar. Só será bem sucedido ministerialmente o candidato que for aprovado também na Faculdade Divina.

III – Aprendendo a lidar com a oposição

(Nm 13. 25... e 14.6...)

            É praticamente impossível aquele que é chamado para a obra do Senhor, não enfrentar oposições. Mas a questão fundamental é: Como temos lidado com as oposições? Elas podem vir em forma de: críticas destrutivas, fofocas, palavras de maldição e tantos outros que poderão minar o ânimo do vocacionado e levá-lo ao fracasso total. O caminho da vitória é ter os olhos focados em Deus! Foi assim com Josué e Calebe. Na dependência plena de Deus e obedientes, eles lidaram com as oposições e foram vitoriosos. Foi Deus quem te chamou e somente Ele fará cumprir o milagre em sua vida. A partir da fidelidade e submissão ao Senhor e à igreja local, mesmo diante de oposições, aquele que foi chamado, alcançará a vitória. Deus o honrará de forma sobrenatural. Precisamos lidar com as oposições, tendo nossas mentes e atitudes passadas pelo crivo do caráter de Cristo.
           
IV – Através do testemunho

            Em Mateus 5 13-16 Jesus compara a sua Igreja com os elementos Sal e Luz. O Sal precisa salgar e a luz brilhar. Assim também é todo aquele que é comprometido com Deus. Em Romanos 12.1 Paulo nos afirma: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”
O servo de Deus não pode ser moldado pela forma do mundo. Ele precisa com o seu testemunho ser a diferença que o mundo precisa. Como vida que no futuro será modelo para outras, o vocacionado precisa pagar o preço do bom testemunho. Esse estilo de vida será fomentador de grandes maravilhas e milagres de Deus que serão ministradas nesse coração.
           
V – Frutificando onde Deus o plantar

            Os frutos precisam ser dados onde a arvore está plantada. É muito comum ver vidas que se dizem vocacionadas para o ministério, contudo, querem determinar o lugar em que vão atuar. Com Deus não funciona dessa forma. Ele é quem chama, capacita, supri e envia.
No meu caso, após ter concluído a faculdade teológica, Deus me enviou para ministrar numa comunidade rural distante de nossa cidade aproximadamente 42 Km. Foi lá, junto de minha família e aprendendo muito com aquele povo, que Deus frutificou de forma sobrenatural a obra que havia confiado a nós.
Após aproximadamente 5 anos de trabalho naquela região, Deus nos trouxe de volta à nossa cidade e aqui estamos, frutificando em nossa Igreja local, (Casa de Oração Cehab). Possivelmente se eu tivesse rejeitado o direcionamento de Deus para aquela comunidade, hoje não estaríamos pastoreando em Itaperuna.
É assim que Deus faz! Ele conhece e age de forma específica na vida de cada um dos seus filhos. Precisamos pagar o preço de frutificar onde Deus nos plantar.

Conclusão:

            De forma simples e objetiva pudemos aprender um pouco acerca da trajetória daqueles que são chamados pelo Senhor. Vimos que o sucesso vem através do preço que se paga. Se Deus o chamou para um ministério específico, abra o seu coração e aceite as implicações divinas que o levarão ao caminho da vitória. Deus tem planos e os quer fazer cumprir em sua vida.

Pr. Waldyr do Carmo

Igreja Casa de Oração Cehab
http://casadeoracaocehab.com.br

Um comentário

  1. Anônimo22:27

    Esclarecedor, há várias explicações, essa foi a de encontro o que enxergo, explicação profunda do um filho de Deus ungido.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!