Famílias que fazem diferença

Mateus 19. 4,5 e 6 Introdução: Quando Deus chamou Abraão para dele formar uma grande nação, no con...

Mateus 19. 4,5 e 6

Introdução:

Quando Deus chamou Abraão para dele formar uma grande nação, no contexto da promessa Deus faz uma declaração profunda para a família. Ele diz: “E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” Note bem que Deus está afirmando que através da obediência ao chamado, através de Abraão todas as famílias da terra seriam abençoadas. Família é projeto de Deus! A família é abençoada por Deus. Portanto, não é vontade ativa de Deus que muitos lares estejam enfrentando problemas e dificuldades que suplantem o melhor que Ele já declarou para nossas vidas. Não é querer de Deus que famílias vivam atrofiadas e derrotadas. Hoje estaremos abordando alguns valores que são bíblicos e que precisam ser vivenciados pelas famílias que anseiam por fazer diferença e glorificar a Deus na terra. À luz da Palavra de Deus você com certeza encontrará outros que também são determinantes para a vitória de nossas famílias, contudo, hoje estaremos abordando cinco que considero relevantes nesse contexto. Que Deus nos abençoe rica e abundantemente na compreensão de sua Palavra.

Para minha família fazer diferença é necessário...

I – Que sejamos gratos ao Senhor

Alguém disse com muita propriedade: “quando oramos temos o hábito de pedir por atacado e agradecer a varejo” – Esta é uma triste realidade que tem sido vivenciada por muitas famílias. Como participantes desse projeto divino, muitas vezes não atentamos para o que Deus está fazendo. Nosso olhar fica preso apenas nos problemas e dificuldades que em sua maioria são criados por nós e nos esquecemos de agradecer os grandes milagres operados por Deus. Isto revela o quanto somos ingratos para com Aquele que tem sustentado nossas vidas e também nossas famílias. Como fazer a diferença se o reclame sempre está presente? Como fazer a diferença se nosso olhar está fixo apenas nas dificuldades? A idéia do diabo é ofuscar a visão de nossas famílias e isto ele faz quando o crente dá lugar alimentando o negativismo que supervaloriza os problemas e dificuldades. O resultado é um marasmo total na vida de muitos lares e conflitos que só fazem por gerar mal estar e distanciamento de Deus. Contudo, as famílias que fazem a diferença são gratas ao Deus que as projetou. São vidas maduras que diante das dificuldades conseguem dizer como Paulo: “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus...” (Rm 8.28) Há uma consciência plena nessa casa de que Em Cristo Jesus eles podem todas as coisas (Fl. 4.13) São gratos ao Senhor porque vivem pela FÉ. A postura de Fidelidade desta família diante do Pai é que determina a vitória completa. Deus irá agir em nossas famílias nos levando a fazer diferença, quando nossos corações forem encontrados gratos diante Dele independente das circunstâncias. Isto irá determinar resultados e respostas que serão ministrados do Senhor aos nossos lares nos levando a cumprir nossa missão como lares que glorificam o Seu nome.

II – Respeitar as diferenças

Famílias são constituídas de pessoas diferentes e que pensam e agem de forma diferente. Essas diferenças são notadas de forma clara nos relacionamentos. É comum o marido gostar de um canal de televisão e a esposa de outro. Tudo funciona bem se eles assistem à televisão em horários diferentes; mas se ligam a TV no mesmo horário o problema é instaurado. Esse é apenas um exemplo de tantos que podem ser vivenciados no contexto de uma família. O segredo para a determinação da vitória é o respeito às diferenças. Só assim os “pequeno/grandes problemas” serão minimizados. Respeitar as diferenças é se colocar no lugar do outro, é amar o outro, é primar pelo bem do outro. É não querer que o outro seja igual a você. Os conflitos são manifestos porque na verdade o que na maioria das vezes queremos é que o outro seja igual a nós. Respeitar as diferenças é necessário na vida de uma família que Glorifica a Deus. É desta forma que a missão será cumprida na vida desta família que sem dúvida deixará marcas de bênçãos em sua trajetória.

III – Cooperativismo

Como anda o cooperativismo na vida de sua família? Essa realidade na vida da família está ligada à ajuda mútua que deve existir para o alcance dos objetivos. O próprio Jesus disse que uma casa dividida não subsiste. (Mc. 3.25) Veja essa ilustração que fala acerca da falta de cooperativismo: Certo pedreiro chegou a uma conclusão após ter preenchido a ficha de seguros à seguradora. Ele narrou o fato que o levou à conclusão: Ele precisava levar uma quantidade de tijolos da calçada onde estava para o alto do prédio que estava sendo construído. O problema foi que ele resolveu fazer a tarefa sozinho. Mais tarde ao preencher o requerimento de seguro contra acidentes ele explicou o que acontecera; ele escreveu: “compreendi que se carregasse os tijolos na mão levaria muito tempo. Então decidi colocá-los em um barril e descê-los até o chão por meio de uma roldana que havia fixado no topo do edifício. Prendi uma ponta da corda firmemente em baixo, fui lá em cima e amarrei a oura extremidade em torno do barril. Coloquei os tijolos dentro dele e deixei-o suspenso sobre a calçada. Voltei ao chão e desprendi a corda bem firme pensando fazer o barril descer lentamente. Mas como eu peso pouco mais de 60kg e o barril com os tijolos mais de 200kg, ele me puxou pra cima tão rápido que se quer lembrei de soltar a corda. Na hora que era içado para cima entre o segundo e terceiro andares bati de encontro ao barril que descia. Isso explica os arranhões e cortes que recebi. Fiquei firmemente agarrado à corda até chegar ao topo do prédio. Minha mão se prendeu na roldana e foi aí que quebrei o polegar. Naquele mesmo instante o barril chocou-se com o chão violentamente e o fundo se soltou. Sem os tijolos o barriu pesava 20Kg e obviamente como sou mais pesado comecei a descer. A certa altura trombei como barriu que subia e foi assim que quebrei o tornozelo. Como a queda foi amortecida apenas levemente, caí sobre o monte de tijolos na calçada. Foi então que torci a coluna e quebrei a clavícula. Naquele instante perdi os sentidos e larguei a corda. O barril vazio caiu sobre mim e isto explica os ferimentos que sofri na cabeça.” Respondendo á última pergunta do formulário de seguros contra acidentes. O que você faria se essa situação acontecesse novamente? Desejo informá-los que de agora em diante não tentarei fazer todo o trabalho sozinho de novo. Esse tem sido o problema vivido por muitos lares, o individualismo tem tomado conta e não tem sobrado espaço para o cooperativismo. Somente com a visão da parceria nossas famílias serão abençoadas e farão diferença na terra glorificando a Deus. Através do cooperativismo os alvos e projetos são alcançados. Grandes e abençoadas famílias chegaram ao sucesso em razão do cooperativismo. Em nome de Jesus que o individualismo seja extirpado do meio de nossas famílias e de forma abençoada possamos construir uma história de sucessos com parcerias que são vivenciadas através do amor de Cristo que reina em nossos corações.

IV – Amor

O amor é ingrediente fundamental no contexto de uma família que anseia por fazer a diferença. Amar é se doar! É desejar ver o outro recebendo tudo aquilo que gostaríamos de ter. Jesus é o nosso maior exemplo de amor. A Bíblia nos afirma que o Seu amor pelos homens perdidos foi tão grande que Ele se deu a si mesmo para livrá-los da perdição eterna. Onde há amor há perdão, compreensão mútua, unidade, humildade dentre outros. Um aspecto importante que deve ser considerado acerca do amor é o fato de que o amor para ser evidenciado no contexto da família, precisa ser vivido primeiro de forma pessoal; e isso se faz real quando o Amor genuíno de Deus reina em nossos corações. Há um texto em Mateus 22. 37-39 que traz a lume essa realidade. “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Amar na prática é deixar ser manifestado em nós o mesmo sentimento que foi vivenciado por Cristo quando esteve entre os homens. É tomar atitudes que glorifiquem a Deus e promovam bênçãos ao próximo, mesmo em situações de grandes conflitos. É de acordo com a vontade de Cristo. Amar é conseguir desenvolver bons relacionamentos mesmo diante das diferenças que são inerentes do próprio ser humano. É caminhar como família construindo uma história de bênçãos e que glorifica a Deus que é o autor do projeto família.

V – Ter Cristo no Centro da Família

Há um texto no livro de Eclesiastes 4.8... Que nos mostra a bênção de viver em parcerias. E casamento é ser desafiado a viver em parceria. Acho maravilhoso que no texto em foco no final do versículo 12 ele afirma: “... e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.” Na família uma dobra representa o esposo, a outra a esposa e a terceira dobra Jesus Cristo. Para a família vencer fazendo diferença é necessário ter Jesus Cristo no centro do casamento. As batalhas virão, as dificuldades serão reais em muitos momentos, mas Cristo será o socorro bem presente na hora da angústia. Ele será a torre forte que trará sempre a vitória da família. Muitos lares estão vivendo grandes derrotas porque ainda não convidaram a Jesus para participar do casamento. Infelizmente em muitos lares cristãos o contexto de vida não demonstra a presença de Jesus, e essa tem sido a razão de muitos fracassos em muitas famílias. O desafio que Deus nos faz hoje é para convidarmos a Jesus para fazer parte de nossa família. É desta forma que avançaremos cumprindo a missão que Ele confiou às nossas vidas. Como famílias, amparadas sob bênção de Cristo construiremos uma história de bênçãos e marcaremos nossa geração com Sua glória. Para o louvor de Cristo brilharemos fazendo a diferença que glorifica a Deus.

Conclusão:

Deus tem o melhor para nossas vidas. E o melhor é viver a realidade plena das bênçãos de Deus no contexto de nossas famílias. Vivendo desta forma o sobrenatural de Deus será ministrado a nós e naturalmente trará impacto a muitas outras famílias. Essa realidade nos levará a marcar nossa geração com a glória do Senhor. Faremos a diferença abençoando muitas vidas. Contudo, para isso, é necessário gratidão ao Senhor, respeito para com as diferenças, vivermos em cooperativismo e praticarmos o amor que será a evidência plena de que Cristo reina soberanamente em nossos lares. É assim que seremos bênçãos como família, fazendo a diferença que glorifica ao nosso soberano Deus.

Pr. Waldyr Silva do Carmo

Igreja Casa de Oração Cehab
Itaperuna – RJ
http://casadeoracaocehab.blogspot.com

COMMENTS

Nome

A Oração de Jabez,2,A. W. Pink,1,Adolescentes,9,Adoração,8,Agenda da Igreja,90,Agenda do Pastor,2,Agendas,96,Amor,36,Anderson Fraire,1,Ânimo,1,Apocalipse,5,Apostila,4,Arrebatamento,3,Artigo,839,Auxiliar Pastoral,1,Avivamento,2,Batalha Espiritual,3,Batismos,1,Bíblia,3,Biblioteca e Vidioteca,1,Boletins,51,C.H. Spurgeon,1,Campanha de Jabez,6,Campanhas,55,Cantata de Páscoa,1,Casa de Oração Aeroporto,1,Casa de Oração no Brasil,1,Cássio e Mariana,1,Celebração Natal,1,Cerimônia de Casamento,2,Cifras,1,Como Chegar (mapa),1,Comunhão,9,Conferência,5,Conferência Akolutheo,1,Congregação C.Fundo,1,congregação Laje do Muriaé,4,Congresso juventude,2,Conhecendo mais de Deus,2,Contatos,1,Contribuição,3,Coral,1,Coreografia,1,Cruz,1,CTB,1,Culto ao Vivo,1,Culto da Virada,1,Cursos,40,Datas especiais,3,Déboras,1,Declaração de Fé,1,Deive Leonardo,1,Desafio do Dia,4,Devocional,659,Devocional Semear,196,Dia da Bíblia,1,Dia da Evangelização Mundial,6,Dia das mães,2,Dia de evangelização Global,7,Dia do Pastor,2,Dia Global de Evangelização Mundial,1,diaconia,2,Dicas,2,Diretoria,1,discipulado,15,Divulgacao,18,Dízimos e Ofertas,3,Dom,1,Domingo Missionário,1,Dons Espirituais,4,Doses de ânimo,1,Doutrinas,3,Download,362,EBD,14,Encontro Casais,1,Encontro da família,2,Encontro da Vitória,20,Encontro de Mulheres,2,Endereços Igrejas Casas de Oração,1,Entrevista,1,És bem-vindo,5,Esboços de Sermões,62,Escatologia,15,Espírito Santo,1,Esposa do Pastor,1,Estudos Bíblicos,150,Eu Escolhi Agir,1,Evangelismo,2,Evangelização,56,Eventos,11,facebook,1,Família,11,Fé,3,Feliz Ano Novo,1,Ferramentas para o ministério,95,Filmes,16,Finanças,1,Fotos,82,Gera,3,Geral,2239,Glória a Ti_CD_Missão e Voz,22,Grande Bazar,2,Hallel Teatro,10,Heloísa Rosa,1,Hermenêutica Particular,34,Hinos,1,Hinos e Cânticos,1,História Grupo,11,Homenagem,5,Igreja,7,Igreja Casa de Oração Cehab,1,Igrejas,2,Informativo,1,Informe,3,Integração_membros,4,Intercessão,4,Interno,1,Jantar dos Namorados,1,Jejum,7,Jeová Nissi,2,John Piper,19,Juventude,38,Lançando a Palavra,6,libro,1,lições,1,Lições de guardanapo,9,liderança,33,Literatura,3,Livro,355,Louvor,11,Mais de Deus,3,Mapa Site,1,Mark Driscoll,1,Marketing,1,Mensagem,7,Mensagens,119,Mensagens de vida,11,Mensagens Pr. Waldyr,171,Ministério,1,Ministério Alvo,1,Ministério de Louvor,49,Ministério infantil,8,Ministração,1,Missão e Voz,53,Missões,41,Missões África,2,Momentos,22,Monografia,1,Monólogo,1,Mordomia Bíblica,2,Motivos de Oracoes,2,Movimento Reunir,1,Música,74,namoro cristão,3,Natal,3,Nova EBD,5,Novo Nascimento,2,O que Cremos,1,o que fizemos,241,O que significa,4,Oração,9,Palavra de Vida,4,Páscoa,1,Pastoral,2,Paul Washer,4,Pecado,2,Peças Teatro,8,Pedido de Oração,2,Pedra Fundamental,1,Pequenos Grupos,18,Perdão,1,Perguntas e Respostas,4,Play Backs,1,Plenitude Web Rádio,1,Poesia,9,Power point,54,Pregação,70,Produtos,12,Programação Igreja,22,Projeto Unidade,13,Projetos,47,Propósito,1,Quem Somos,1,Queremos orar por você!,1,Rádio,1,Realizado,5,Rede de Homens,1,Rede de Jovens,1,Rede de Mulheres,1,Rede de Oração,1,Redirecionar,1,refles,1,Reflexao,1282,Reforma Protestante,1,Relatório,2,Rol de Bebê,1,Salmos,2,Santificação,1,Semana Missões,3,Seminário,2,Série escatológica,7,Sermão da Montanha,6,Sermões,137,sermões_audio,127,Slides,18,Soberania de Deus,1,Teatro,3,Teologia,1,Testemunhos,10,Trailler,12,União Feminina,5,Unidade Casas de Oração,5,Unimil,1,Video,320,Vineyard,18,Visão Panorâmica Bíblica,2,Visão panorâmica Bíblica para EBD,2,Vivendo o Amor,38,
false
ltr
item
IGREJA CASA DE ORAÇÃO CEHAB: Famílias que fazem diferença
Famílias que fazem diferença
http://2.bp.blogspot.com/-i-ckZn6DWiQ/TdXTOutvnnI/AAAAAAAAFe0/Mj0JyuL0Vlk/s320/fam%25C3%25ADlia_diferen%25C3%25A7a.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-i-ckZn6DWiQ/TdXTOutvnnI/AAAAAAAAFe0/Mj0JyuL0Vlk/s72-c/fam%25C3%25ADlia_diferen%25C3%25A7a.jpg
IGREJA CASA DE ORAÇÃO CEHAB
http://www.casadeoracaocehab.com.br/2011/05/familias-que-fazem-diferenca_19.html
http://www.casadeoracaocehab.com.br/
http://www.casadeoracaocehab.com.br/
http://www.casadeoracaocehab.com.br/2011/05/familias-que-fazem-diferenca_19.html
true
8574480023725986781
UTF-8
Não foi encontradok nenhum post VEJA TODOS Leia mais... Comentários Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS VEJA TODOS RECOMENDAMOS PARA VOCÊ! LABEL ARCHIVE BUSCA TODOS OS POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy