Page Nav

GRID_STYLE

FARAÓ TEVE RELAÇÕES SEXUAIS COM SARA?

  SARA TEVE RELAÇÕES SEXUAIS COM FARAÓ?  Introdução:     Gênesis 12. 10-20     “E havia fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito, para pe...

 

SARA TEVE RELAÇÕES SEXUAIS COM FARAÓ?

 Introdução:

 

 Gênesis 12. 10-20

 

 “E havia fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra. E aconteceu que, chegando ele para entrar no Egito, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher formosa à vista; E será que, quando os egípcios te virem, dirão: Esta é sua mulher. E matar-me-ão a mim, e a ti te guardarão em vida. Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma por amor de ti. E aconteceu que, entrando Abrão no Egito, viram os egípcios a mulher, que era mui formosa. E viram-na os príncipes de Faraó, e gabaram-na diante de Faraó; e foi a mulher tomada para a casa de Faraó. E fez bem a Abrão por amor dela; e ele teve ovelhas, vacas, jumentos, servos e servas, jumentas e camelos. Feriu, porém, o Senhor a Faraó e a sua casa, com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão.

Então chamou Faraó a Abrão, e disse: Que é isto que me fizeste? Por que não me disseste que ela era tua mulher? Por que disseste: É minha irmã? Por isso a tomei por minha mulher; agora, pois, eis aqui tua mulher; toma-a e vai-te. E Faraó deu ordens aos seus homens a respeito dele; e acompanharam-no, a ele, e a sua mulher, e a tudo o que tinha.” (Gn 12. 10-20)

 

 Ao ler o texto acima, chegando no versículo 19, normalmente o leitor se depara com uma dúvida e uma pergunta é feita: Sara teve relações sexuais com Faraó?

 

             Diante da realidade da extrema beleza de Sara e o medo de ser morto por causa da beleza da esposa, Abraão recorreu a um estratagema e combinou com sara, já que eles eram meio irmãos (Gn 20.12), de dizerem que Sara era sua irmã. Assim a Bíblia nos afirma acerca do combinado: “Dize, pois, que és minha irmã, para que me considerem por amor de ti e, por tua causa, me conservem a vida” (Gn 12:13).

 

            Diante desse combinado, quando chegaram ao Egito, local onde peregrinavam por causa da fome em sua terra (Gn 12.1), de imediato, os príncipes daquela terra, encaminharam Sara para que fosse dada por mulher a Faraó. (Gn 12.15)

 

             Lembremos que nesse tempo era muito comum que faraós tivessem haréns com muitas esposas. Apesar do texto não nos afirmar que esse faraó tivesse um harém com muitas mulheres, imagina-se que Sara tenha sido recrutada para ser mais uma dessas muitas esposas para servir a esse faraó.

 

À partir dessa realidade, a Bíblia nos afirma que Abraão ganhou muitos presentes do faraó. (Gn 12.16) – Há os que afirmam que esse versículo indica um tempo longo se passando e que em razão dessa realidade, faraó tenha tido relações sexuais com Sara.

 

             Importante destacarmos que a Bíblia não nos responde claramente, quanto a essa dúvida que paira na mente de muitos. Contudo, podemos investigar os contextos e assim chegarmos a alguns argumentos que estejam em consonância com os propósitos de Deus manifestos em Sua Palavra.

 

 Argumentos que revelam que Faraó não teve relações com Sara:

 

 Os muitos presentes que Abraão ganhou, não indicam que tenha se passado muito tempo;

 



O texto Bíblico em Gênesis 12. 16 nos afirma que por causa de Sara, Faraó deu muitos presentes a Abraão. Apesar de muitos afirmarem que essa grande quantidade de presentes indicam que Abraão passou muito tempo no Egito e isso confirmaria Faraó consumando o matrimônio com Sara, na verdade o fato de Abraão ter ganhado esses presentes não necessariamente indica que se passou muito tempo. Faraó pode ter presenteado a Abraão de uma só vez, quando o hospedou como irmão da sua nova pretendente a esposa. E, mesmo que tenha se passado muito tempo, na época, era comum o costume da purificação das mulheres escolhidas para serem rainhas ou mulheres dos reis. Como exemplo temos a purificação de Ester, judia escolhida para ser rainha de Assuero, imperador medo-persa, que durou 12 meses (Ester 2.12)

 

 Deus puniu a faraó;

 

 Quando olhamos para a punição que Deus ministrou a Faraó e a sua casa (Gn 12.17), inferimos que a punição teve também o seu aspecto preventivo. Deus o puniu com o propósito de que o ato do casamento não se consumasse. Isto fica claro através do ato da devolução de Sara a Abraão (Gn 12.19). Observe que se o casamento e o ato sexual tivessem sido consumados, por certo, faraó teria ordenado a morte de Abraão por ter mentido a ele e continuaria tendo Sara como sua esposa. Por certo ele pensaria: Foi Abraão quem mentiu e logo matando-o a praga cessará e eu terei a legitimidade para continuar tendo Sara como esposa.

 

 v As intervenções de Deus em Gênesis 20 livrando Sara e no Capítulo 26 livrando Rebeca;

 

 Um outro argumento que temos com base na Palavra de Deus estão narrados nos Capítulos 20 e 26 de Gênesis. Observe que nos dois episódios as intervenções de Deus tiveram como objetivo o impedimento da consumação do casamento e o ato sexual. Deus interviu para que os seus propósitos não fossem frustrados. Mesmo diante de contextos de mentiras que foram ditas pelos patriarcas, vemos Deus agindo para cumprir as Suas promessas. Diante desta realidade, inferimos que com o mesmo propósito, Deus interviu ferindo a faraó e sua casa com as pragas, para que Sara pudesse ser preservada e assim suas promessas se cumprissem através deles.

 

 Conclusão:

 

             Reconhecemos que o texto em foco, de fato é de difícil interpretação, pelo fato de ser bastante resumido. Vemos também de forma muito clara, que Deus em sua soberania e grandeza, através do autor de Gênesis, não se importou em tranquilizar as nossas mentes no que diz respeito a esse assunto. Contudo, à luz da análise que fizemos, creio plenamente que faraó não teve o seu casamento consumado com Sara; portanto, não teve relações sexuais com Sara.

 

BIBLIOGRAFIA

______________________________________________

 

§  Bíblia Sagrada

§  Site Esboçando Ideias

§  O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo/ R. N. Champlin, Ph. D.

§  https://fronteirafinal.wordpress.com/2008/02/11/abraao-nao-foi-traido-por-sua-mulher-sara/

 

 

Pr. Waldyr do Carmo

Igreja Casa de Oração Cehab - Itaperuna/ RJ

 

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!