Page Nav

GRID_STYLE

Avivamento na Igreja I (Módulo Nova EBD)

AVIVAMENTO NA IGREJA I AULA 01 AVIVAMENTO: DEFINIÇÃO E NECESSIDADE             Introdução:             Como é a vid...



AVIVAMENTO NA IGREJA I

AULA 01

AVIVAMENTO: DEFINIÇÃO E NECESSIDADE

            Introdução:

            Como é a vida de alguém que carrega o céu dentro de si?
            Quais devem ser as prioridades e atitudes de alguém que tem certeza de que foi criado para a habitação do próprio Deus?

            Quando olhamos para os cristãos de hoje conseguimos ver neles o céu? Conseguimos ver neles o rosto de Cristo? Conseguimos ver neles obediência, exemplo a seguir, honestidade?  Se a nossa resposta é “não”, então eu digo: os cristãos precisam de um avivamento.

Significado do termo Avivamento:

Avivar = Trazer vida ao que está morto, sonolento, frio, morno.

Por que a necessidade do avivamento?

            Porque temos de um lado uma Igreja herege e de outro cristãos mornos, que não estão iluminando nem salgando.

I - Por causa da “Igreja” Herege – 1 Tm 4.1

            A igreja herege, na verdade, é uma igreja basicamente religiosa e não Cristocêntrica. Nunca se falou e ministrou tanto de religião em nossa nação. A religiosidade, os mantras góspeis, os jargões do tipo: “varão de guerra”, “canela de fogo”, “vigia nessa terra”, “glória, glória, glória”, “sapato de fogo” ...
           
         O resultado visto são os dados estatísticos sinalizando que os evangélicos no Brasil passam dos 40 milhões, mas que não representam uma influência espiritual que toca o coração dos homens ímpios.
II– Por causa da vida atual que os cristãos estão levando:
           
Þ Pecados domesticados na igreja;

            A Igreja vive momentos difíceis em seu contexto na Terra. À medida que os valores morais da sociedade mudam para pior, a igreja é desafiada a permanecer firme nos valores imutáveis da Palavra de Deus. Contudo somos participantes da geração do “não tem nada a ver” e, essa situação tem deixado os cristãos infrutíferos.

Þ Prioridades invertidas;

            A prioridade hoje, na vida da maioria dos cristãos, é estudar, trabalhar, se casar e ter filhos. A vida espiritual tem ficado em último plano. Muitas vezes levantamos e fazemos uma oração rápida porque não temos tempo de conversar com Deus senão chegaremos atrasados no serviço e, à noite também não dá pra orar porque já estamos exaustos. Nossa vida espiritual é colocada em último lugar. Isso é um sinal de que precisamos urgentemente do ressuscitar de Deus em nossas vidas.

Sinalizadores de que estamos entrando numa falência espiritual:

Þ Não ter tempo para orar;

            A correria do dia a dia tem levado muitos crentes a uma vida espiritual rasa. Um dos motivos claros para a instauração dessa realidade, na vida de muitos, é a falta de oração. O exercício de Mateus 6.6 tem sido deixado de lado, no contexto de muitas igrejas. Sem vida de oração, o distanciamento de Deus é certo, e longe de Deus somos levados à morte espiritual.

Þ Falta de interesse pela Palavra de Deus;

            Os cristão têm tido pouco ou nenhum prazer em ler a Bíblia.

“Conta-se que numa de suas visitas pastorais, um obreiro pediu a uma irmã de sua congregação para que lesse um texto bíblico e recebeu a seguinte resposta: “Ah, pastor! Eu perdi os meus óculos e não tenho podido ler a Bíblia.” - Ao ouvir essa justificativa, o obreiro pediu a essa irmã que pegasse a sua Bíblia que ele mesmo iria ler um texto. Quando a irmã buscou a Bíblia, para sua surpresa, os óculos estavam dentro da própria Bíblia. Infelizmente temos perdido o prazer de ler a Palavra do Senhor. O resultado visto é o de uma igreja sem conhecimento e vulnerável aos ataques de Satanás, uma igreja que está morrendo, porque não tem se alimentado da Palavra viva de Cristo e que necessita do reavivamento de Deus.

Þ O abandono do primeiro amor;

            Em Apocalipse 2.4, a Palavra do Senhor nos afirma: “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.”

            Essas foram palavras de Cristo direcionadas à Igreja de Éfeso, uma igreja que deixou, abandonou o primeiro amor. Pensar no genuíno reavivamento é ter a certeza de que o primeiro amor precisa ser restaurado no viver da igreja.

Þ Não ter forças para abandonar o pecado;
            Na vida da maioria dos crentes, o que falta não é o desejo de abandonar as práticas pecaminosas, mas sim forças para fazer isso. Tal fato ocorre, porque quem está reinando na vida de um cristão morno é a carne e, assim sendo, o rompimento com essas práticas não acontece.

            Quando o avivamento acontece, quem reina é Deus e tudo fica mais fácil. Deus, através do Espírito Santo, vai trabalhando na consciência e corpo do cristão e este vai vencendo o pecado a cada dia.

Þ Levam uma vida egocêntrica;

            Cristo desceu do céu pelo “outro”, viveu pelo “outro” e morreu pelo “outro”. Quando nossa vida se resume no “eu” é sinal de que Deus não está reinando, e o avivamento se faz necessário.  A Igreja primitiva, recentemente avivada no Pentecoste, passou a viver pensando no outro: vendiam o que tinham, comiam juntos e divulgavam a Palavra.

Conclusão:

            Que os sinalizadores aqui apresentados possam nos revelar o quanto precisamos, urgentemente, ser reavivados pelo Senhor. Que esse seja o profundo desejo dos nossos corações. Que o Senhor sopre sobre as nossas vidas o gracioso sopro do Seu Espírito e nossa história de vida cristã seja profundamente mudada por Deus.
  
Aula 02

RELATOS DE AVIVAMENTOS
            Introdução:

            O povo de Deus sempre precisou reviver avivamentos. Embora não vejamos o termo “avivamento” na Bíblia, ele é percebido em toda história. E hoje, nós também podemos fazer parte de um momento como esse – um momento onde o Espírito Santo levante pessoas “acesas” para trazer Deus de volta para o meio cristão e para o mundo!

 AVIVAMENTO NO ANTIGO TESTAMENTO

            Avivamento é Deus voltando a ser o centro, é o pecado sendo rejeitado, os ídolos e tudo o que ocupa o lugar de Deus sendo retirado. É Deus reinando novamente no coração do povo.    É Deus se relacionando, aprovando e operando no meio do Seu povo.
            Ele pode acontecer de três formas: individual, coletivo ou regional. No antigo testamento, as histórias de avivamento se deram, quase que em sua totalidade, de forma individual. Deus reavivava o coração de um homem, e este se levantava, no meio do povo, e fazia as mudanças necessárias para que o centro voltasse a ser o Senhor Deus.

Assim foi com:

· Moisés – Êxodo 32-33

            Ao saber que o povo havia se afastado do Senhor e construído um bezerro de ouro, Moisés toma uma atitude radical e traz o povo de volta à adoração a Deus.

· Samuel – 1 Samuel 7.3

            Um momento de grande avivamento aconteceu aqui em 1 Sm 7. Samuel, inflamado por Deus, o traz para o centro do coração do povo. Isso é avivamento!

· Dentre os reis, muitos deles tiveram suas vidas avivadas pelo senhor e trouxeram mudanças drásticas para o seu tempo dentre eles: Davi ,  Asa (2 Cr 14-16), Josafá (2 Cr 17-20), Jeoiada (2 Cr 23,24),  Ezequias  (2 Cr 29-32).

            Mas quero ressaltar aqui o avivamento vivido na época de Josias. A Palavra diz em 2 Cr 34 que, aos 16 anos, ele começa a buscar a face de Deus e, então, seu coração é aquecido de tal forma que ele muda a situação anterior de total desagrado a Deus, já que o rei Manassés havia desencaminhado Judá e o povo de Jerusalém, a ponto de fazerem pior do que as nações que o Senhor havia destruído diante dos israelitas, com diz em 2 Crônicas 33:9. Josias, então, um único homem avivado, derruba os altares de baalins, os postes sagrados aos ídolos, as imagens, restaura o templo do Senhor, traz de volta a leitura da Palavra de Deus e faz uma aliança com o Senhor. Isso, sim, é avivamento! Avivamento não são rituais, liturgias, mas é Deus sendo adorado e ouvido no meio do povo! É Deus ocupando o lugar de honra e sendo obedecido em suas ordenanças!
             
NOVO TESTAMENTO

            Quando o Espírito Santo visita uma pessoa ou um grupo, trazendo o avivamento, não há como medir o alcance da obra que será realizada a partir de então.

         Assim foi no Pentecoste – Graças a Deus temos o livro de Atos para nos mostrar o que o derramamento do Espírito, reavivando os corações, fez na vida dos discípulos e no mundo da época. Ali eles foram “energizados”, o medo foi embora, o coração começou a arder, e não conseguiram mais ser os mesmos, pois o que tinham vivido era algo extraordinário e que não conseguiam controlar. Cristãos “inflamados “por Deus evangelizaram Jerusalém, Samaria, Antioquia, Éfeso e todo mundo até então conhecido. Vendiam o que tinham para ajudar os outros. Seus pensamentos estavam no céu e Deus, pelas mãos deles, curava, agia e fazia sinais e maravilhas.

AVIVAMENTO DA RUA AZUZA

          Willian Seymour - Em 1906, chegou à cidade de Los Angeles um homem negro, cego de um olho, analfabeto, neto de escravos, cujo nome era Willian Seymour. Na noite de 9 de abril de 1906, o poder do Espírito Santo caiu na reunião de oração na Rua Bonnie Brae. Entre relatos de primeira mão, estavam testemunhos de cegos tendo sua visão restaurada, doenças curadas instantaneamente, e imigrantes falando em alemão, yiddish, espanhol e todos falando em seu idioma natal para membros negros sem educação, que traduziam para o inglês, por uma "capacidade sobrenatural". Jennie Moore, que mais tarde se casou com William Seymour, começou cantar e tocar o piano, apesar de nunca ter aprendido a tocar.

            Via de regra, as reuniões eram eletrizantes e barulhentas. Começavam às 10 horas da manhã e prosseguiam por pelo menos doze horas, muitas vezes terminando às 2 ou 3 horas da madrugada do dia seguinte. Não havia hinários, programação ou ordem de culto. Os homens gritavam e saltavam através do salão e as mulheres dançavam e cantavam. Algumas pessoas entravam em estado espiritual e caíam prostradas diante de Deus. De abril à setembro, cerca de treze mil pessoas haviam passado pelo local e ouviram a nova mensagem pentecostal. Um grande número de pastores respeitáveis foi investigar o que estava ocorrendo e muitos deles acabaram cedendo ao que presenciaram, outros criticaram veementemente. Uma característica marcante dessas primeiras reuniões foi o seu caráter multirracial, com a participação de negros, brancos, hispanos, asiáticos e imigrantes europeus. Toda a liderança era dividida entre negros e brancos, homens e mulheres 
           
            Nas outras lições abordaremos sobre outros avivamentos da história da Igreja.
  
HOMENS “INCENDIADOS” POR DEUS

 Þ Martinho Lutero - É impressionante ver o que Deus faz por intermédio de um homem avivado! Como medir tamanha obra? Assim foi com Martinho Lutero. Ele teve os olhos abertos pela Palavra. O que viveu foi tão intenso que uma ousadia sem medida o tomou e, mesmo podendo morrer, foi contra a Igreja vigente com suas indulgências, e uma nova era para a Igreja de Cristo começou – a reforma protestante. Todo o mundo fafetado por um único homem avivado!
.             
Þ John Wesley - Este pregador dominou o cenário religioso no século em que viveu, sendo avivado pelo Espírito Santo. A plateia que se reunia para o ouvir variava entre 5 a 10 mil pessoas. Nas pregações de John Wesley, o Espírito Santo convencia poderosamente e de tal forma as pessoas de seus pecados, que tanto homens como mulheres, dentro e fora dos prédios das igrejas, tremiam e caíam no chão, arrependidos. Enquanto falava,  indivíduos bem vestidos, amadurecidos, repentinamente gritavam como se estivessem em agonia. O ministério de evangelismo de Wesley cresceu assustadoramente e ele levou milhares a Cristo.

          "Dai-me cem homens que nada temam senão o pecado, e que nada desejam senão a Deus, e eu abalarei o mundo." 
(John Wesley)
  
AULA 03

PRECEDENTES DE UM AVIVAMENTO
Leitura: Joel 1 e 2

            Introdução:

            O que acontece antes de um avivamento chegar?  O que traz a presença de Deus para o meio dos homens de forma quase que palpável, gerando cura, arrependimento, conversão, trazendo ousadia e poder no Espírito Santo?

            Estudando os avivamentos vividos pela Igreja, detectamos semelhanças em todos eles:

I – Degradação moral e religiosa;

            Em todos os avivamentos, os contextos eram os mesmos: degradação da moral , decadência e frieza espiritual.  Cada derramar de Deus em avivamento foi precedido por essa situação de queda moral e espiritual. A Inglaterra, na época do avivamento, estava vivendo um momento de grande impiedade, corrupção e imoralidade. A igreja estava inerte e sem nenhum vigor. Deus, então, incendeia o coração de George Whitefield e John Wesley e, assim, uma nova era começa na igreja Inglesa.

II -  Sede por Deus - Is 44.3

            Antes do avivamento chegar, uma grande sede por Deus é sentida em alguns corações e esses, ansiosos por mais de Deus, incomodados, começavam a buscar por algo a mais. Em todos os relatos, encontramos uma pessoa ou um grupo sedento, iniciando uma busca em oração.

III - Busca por Deus - Joel 2.12-13

            Em toda a Palavra, vemos Deus incentivando Seus filhos a buscarem-No, a buscarem Sua face, humilhando-se e clamando por mais Dele. Em todos os avivamentos dos quais temos registro, os corações que ansiavam por um derramar, começavam a busca a Deus incessantemente e a orar como nunca antes.
            Como exemplo, relatarei o avivamento ocorrido nas Ilhas Hébridas, a noroeste da Escócia em 1949. Duas senhoras, uma de 84 anos e outra de 82, que era cega, tristes com a condição “fria’ de sua igreja, onde nenhum jovem se sentia motivado a frequentar, fizeram disso um motivo especial de oração. Um versículo prendia sua atenção: “Porque derramarei água sobre o sedento e rios sobre a terra seca” (Is 44.3). Elas decidiram, então, reunirem-se duas vezes na semana para orar. Ajoelhavam-se às 22 horas e ficavam até às 3 ou 4 horas da manhã orando.

            Certa noite, uma das irmãs teve uma visão. Na visão, ela viu a igreja de seus pais cheia de jovens, lotada, na verdade, e com um ministro desconhecido no púlpito. Ela ficou tão impressionada com a visão que convidou o ministro da igreja para ir à sua casa. Então, uma delas disse ao ministro: “Você deve fazer algo a respeito. E eu sugiro que convoque os líderes para se juntarem a nós, e que passemos pelo menos duas noites em oração por semana…” O ministro chamou-os, e sete deles se reuniram num celeiro para orar às terças e às sextas-feiras junto com as duas senhoras.

            Isso continuou por algumas semanas, quase um mês e meio. Até que, numa noite, um jovem diácono da igreja, levantou-se e leu Salmo 24. “Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção (não apenas uma bênção, mas a bênção) do Senhor”. E, então, aquele jovem fechou a Bíblia, olhou para o ministro e os outros e disse: “Parece ser tão hipócrita orar como estamos orando, esperar como estamos esperando, se nós mesmos não nos relacionamos corretamente com Deus”. E, então, levantou as duas mãos e orou: “Deus, minhas mãos estão limpas? Meu coração é puro?”. Mas não conseguiu prosseguir e caiu de joelhos ao chão se arrependendo. Logo depois, três deles estavam prostrados no chão de igual forma. Às cinco horas da manhã, o avivamento chegou! O celeiro estava repentinamente cheio da glória de Deus, e o poder que se manifestou, encheu aquele pequeno celeiro, e abalou toda a comunidade. Como resultado desse avivamento, pessoas se ajoelharam na estrada em arrependimento pelos seus pecados.


EVIDÊNCIAS DE UM AVIVAMENTO

· Consciência do pecado e arrependimento profundo; 

Em todos os relatos de avivamento, o resultado instantâneo é pessoas se arrependendo e se lamentando por seus pecados.  No Pentecostes, as pessoas se arrependeram e queriam saber o que fazer para se salvarem.

 · Presença de Deus;

            Pessoas avivadas carregam a presença de Deus. Os relatos abaixo citados foram extraídos do livro “Salva-vidas” de Davi Lago.
            O evangelista americano Charles Finney (1792-1875) foi um homem que carregava a presença de Deus. A chegada de Finney aos lugares era de tal forma acompanhada pela presença do Senhor que os não-salvos sentiam o Espírito de Deus. Certa vez, ele visitou uma indústria. Enquanto ele andava, no meio da maquinaria, uma mulher fez um comentário maldoso a seu respeito para uma colega, e Finney ouviu a chacota. Ele, então, parou e simplesmente olhou para a mulher. No mesmo instante, ela ficou paralisada e não conseguiu voltar ao trabalho. Ela sentou-se e começou a chorar. Um profundo peso pelo pecado caiu em seu coração. Finney, então aproximou-se e começou a conversar com ela. De repente, as pessoas da indústria inteira começaram a chorar como aquela mulher. A presença do Espírito Santo invadiu aquele lugar de tal forma que o proprietário do local, que não era crente, decidiu parar a produção e realizar uma reunião de oração. Em poucas semanas, o proprietário e cerca de 3000 funcionários aceitaram a Cristo.
            Duncan Campbell foi outro homem que fluía Deus, se assim posso dizer. Certo dia, em Lisburn, na Irlanda do Norte, o presidente da convenção onde Duncan estava ministrando se encontrava sozinho na sala de refeições, na hora da ministração, quando sentiu, de repente, o “brilho da presença do Senhor” transformando toda a atmosfera. Ele se sentiu tão indigno de participar dessa poderosa manifestação da presença de Deus, que saiu para o jardim, onde ficou chorando silenciosamente. Duncan, então, apareceu com o “rosto resplandecente”, falando de uma promessa que Deus acabara de lhe fazer sobre bênçãos a serem derramadas. O dia inteiro, a presença de Deus pairou naquele lugar. No culto da noite, o poder de Deus dominou, de tal forma, que a organista foi tão tomada por essa presença que seus dedos não conseguiam mover as teclas do piano. Por meia hora, ninguém se moveu. As pessoas apenas choravam confessando seus pecados. O Ver.  Duncan ansiava pela presença de Jesus mais do que tudo nesse mundo, diziam seus amigos.
           Ministros, estudantes, donas de casa que o conheciam percebiam seu amor por Jesus. Um jovem, certa vez, disse: “Mesmo que você ainda não acreditasse em Deus, não poderia continuar ateu depois de ter conhecido esse homem. Era possível ver Jesus na sua vida e tocar Jesus no seu ministério.” Repetidamente as pessoas viam a glória— shekináh — de Deus no seu rosto.
            Adoniram Judsom – Quando Charles Trumbell, escritor evangélico e jornalista, era um garotinho brincando na rua, viu Adoniram Judsom passar. O menino ficou tão impressionado com a presença de Deus na fisionomia de Adoniram, que o seguiu até o hotel onde estava hospedado e fez com que seu pastor o visitasse e conversasse com ele.
            Robert Murray Mc Cheyne realmente não foi um homem como os outros. Foi um dos homens mais parecidos com Cristo que já viveu Seu ministério breve, tornou-se uma das luzes mais brilhantes do evangelho na Escócia. Com um ministério de apenas 7 anos, morrendo aos 29, devido à saúde debilitada, deixou uma marca profunda no mundo. Por ocasião de sua morte, foi encontrada em sua mesa uma carta que lhe era dirigida. A carta continha essas palavras: “Não foi o que o senhor disse que me fez desejar ser cristão, mas a beleza da santidade que vi em sua face.” O Dr. Martin Loyd Jones conta que quando Murray subia ao púlpito, muitas vezes, antes que tivesse tempo de abrir a Bíblia, as pessoas começavam a chorar. Ele carregava a presença de Deus consigo de forma arrebatadora.
                Em sua primeira visita à Inglaterra, Moody ouviu o evangelista Henry Varley dizer: “o mundo ainda está para ver o que Deus pode fazer com, em, e através de um homem que se consagre totalmente a Ele. Moody, então, sentiu-se tocado naquela hora e disse: “Farei tudo que puder, Senhor, para ser esse homem.” O Espírito Santo avivou Moody, apossou-se dele de tal forma, que os Estados Unidos nunca mais foram o mesmo após suas pregações.

· Vidas sendo libertas;        

            Segundo Hebreus 3.2, o avivar de Deus tem um propósito, e não é gerar uma satisfação pessoal ou uma “obesidade espiritual” em quem o recebe, mas sim fazer com que Deus e a Sua obra sejam conhecidas através dos anos! Aleluia!

 Aula 04

COMO PROVAR DO AVIVAMENTO?

            Introdução:

            Quem poderá provar e viver um avivamento? Quais os “ingredientes” que o compõem? É isso que veremos nesse módulo.

Avivamento:

· É Interdenominacional;
· É atemporal;
· Não tem idade específica;
· Não tem sexo preestabelecido.

         Agentes do avivamento

1- Espírito Santo;

            Avivamento não é obra de homem, de um palestrante ou de uma denominação. É obra “exclusiva” do Espírito Santo. Em Atos 2, a Igreja recebe um poder que a torna completamente diferente. Ela não havia ficado mais atualizada, nem usava meios mais modernos, mas havia recebido o poder e preenchimento do Espírito. Esse é o agente poderoso de todos os avivamentos. É o Espírito Santo tomando os espaços e as pessoas e fazendo uma obra extraordinária. À medida em que caminhamos, podemos ir esfriando e precisamos nos encher novamente.  Essa é a orientação bíblica. Isso é necessário!

2- Fé;
              A fé é a base de toda vida cristã. Fomos salvos pela fé em Cristo, recebemos o Espírito Santo pela fé, oramos, nos consagramos, servimos, tudo isso através da fé. Segundo o que está escrito em Tiago 1.6-7, “sem fé é impossível agradar a Deus.” E ainda podemos ir mais além, segundo o que está relatado em Tiago 1.6-7, “sem fé nenhum homem recebe coisa alguma de Deus”. Sendo assim, se alguém deseja viver um avivamento, precisa ter fé. Ter fé para crer, ter fé para buscar e ter fé para receber!

Como viver um avivamento?

I- Buscando a Deus – Jr 29.13;

            Avivamento só se faz quando Deus chega. Quando Ele é encontrado. E esse encontro, inevitavelmente, se dá quando Ele é buscado. 

II- Voltando à Palavra;
            No caminho de Emaús, dois discípulos voltavam pra casa tristes, desiludidos e totalmente sem forças para continuar a crer. Jesus se põe ao lado deles na caminhada e estes não O percebem, mas algo acontece e começa a “esquentar” seus corações. Lc 24.32: “Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?

             Se queremos voltar a ter vida, precisamos deixar que a Palavra de Deus aqueça nossos corações, que Suas promessas voltem a ser lidas e desejadas, que Suas ordenanças voltem a ter valor em nossas vidas.

III- Vida abundante de oração;

            Avivamento só é avivamento quando Deus e o homem conseguem estreitar o espaço entre os dois, e esse espaço só é estreitado através do relacionamento. Deus tem inúmeras maneiras de se relacionar e conversar conosco: através da natureza, das situações, da dor,  da Palavra, dos nossos líderes, mas nós só temos uma maneira de nos relacionarmos com Deus – através da oração. Então, não tem como provarmos do avivamento se não tivermos uma vida de oração.

Então, ore, clame, busque, pois o Avivamento é possível!

                Em 1940, James Edwion Orr, professor da Faculdade Wheaton levou seus alunos americanos para uma excursão na Inglaterra. Um dos pontos visitados nessa excursão foi a casa onde residiu John Wesley, o famoso teólogo anglicano. Andaram por toda casa e chegaram ao quarto do homem de Deus. Lá viram que, ao lado da cama, o assoalho tinha uma deformidade em forma de círculos, e foram informados de que aqueles dois círculos foram formados pelos joelhos de John, ao orar sempre no mesmo lugar.  Todos continuaram seu passeio pela casa até que chegou a hora de ir embora. Ao saírem, o professor verificou que estava faltando um aluno. Foi quando, ao procurá-lo, encontrou-o no quarto de Wesley, ajoelhado no mesmo local onde ele se ajoelhava. O professor chegou no final da oração na qual o menino dizia: “Faz de novo, Senhor! Faz de novo! Faz de novo comigo!” O professor, então, deixou o menino acabar de orar e disse: “Vamos embora Billy Graham, já está na hora.”
            É desnecessário dizer o que Deus fez través de Billy Graham. Segundo dados, ele pregou para mais gente que qualquer outro pregador da história. Segundo informações de sua equipe, começando a contar apenas a partir de 1993, mais de 2,5 milhões de pessoas deram "um passo à frente” em suas cruzadas evangelísticas, recebendo a Cristo como seu Salvador pessoal. Isso sem contar os milhões que o ouviam pelas redes de comunicação. Deus pode, sim, FAZER DE NOVO! Basta encontrar um coração que realmente queira esse fogo.
FRASES DE ALGUNS AVIVALISTAS
“Dai-me cem homens que nada temam senão o pecado, e que nada desejam senão a Deus, e eu abalarei o mundo.” (John Wesley )
“Faça todo o bem que puder,
Por todos os meios que puder,
De todas as maneiras que você pode,
Em todos os lugares que você puder,
Em todas as vezes que você puder,
Para todas as pessoas que você puder,
Enquanto você pode sempre.”
(John Wesley )
“Eu me coloco em chamas, e o povo vem para me ver queimar.” ( John Wesley)
“Eu estendi minha mão e toquei a chama. Agora eu estou queimando e esperando por um sinal.” (Evan Roberts)
            “As escrituras foram dadas não para aumentar nosso conhecimento, mas para mudar nossas vidas.” (Dwight L. Moody)
            “A maior necessidade de nossos dias é poder do alto.” (Charles Finney)
                “Nosso grande problema é o tráfico de verdades não vividas. Tentamos comunicar o que nunca experimentamos em nossa vida.” (Dwight L. Moody)

            “Avivamento não é descer a rua com um grande tambor; é subir ao Calvário em grande choro.” (Billy Graham)

            E encerro esse estudo com essa colocação de Spurgeon:

“Será que um homem que ama o seu Senhor estaria disposto a ver Jesus vestindo uma coroa de espinhos, enquanto ele mesmo almeja uma coroa de louros? Haveria Jesus de ascender ao trono por meio da cruz, enquanto nós esperamos ser conduzidos para lá nos ombros das multidões, em meio a aplausos? Não seja tão fútil em sua imaginação. Avalie o preço; e, se você não estiver disposto a carregar a cruz de Cristo, volte à sua fazenda ou ao seu negócio e tire deles o máximo que puder, mas permita-me sussurrar em seus ouvidos: Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Charles Spurgeon)

            Conclusão:

            Que pela misericórdia e favor do Senhor, a Igreja atual possa ser confrontada com seu pecado e esfriamento espiritual e que possa se voltar para o Senhor vivendo um avivamento que mude a nossa história!
                                          Kenia Costa Gregório
Aux. Ministerial Igreja na Igreja Casa de Oração Cehab

BIBLIOGRAFIA:
AVIVAMENTO DA RUA AZUZA

CETAD - Centro Educacional Educacional e Teológico da Assembleia de Deus
www.academia.edu
Pr. Antônio Munhoz



Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!