Page Nav

GRID_STYLE

O DEUS DA PARÁBOLA DOS TALENTOS

Mateus 25. 14-28 Introdução: Deus é infindo em virtudes e atributos, e Cristo, ao narrar essa parábola, expõe não só  os tipos de se...



Mateus 25. 14-28

Introdução:

Deus é infindo em virtudes e atributos, e Cristo, ao narrar essa parábola, expõe não só  os tipos de servos e seus respectivos  futuros, mas também muito de Deus.

O Deus apresentado nessa parábola é um Deus:

I- De gente V.15;

O texto cita gente de 5 talentos, de 2 talentos e de 1 talento e Deus  sendo bondoso e longânimo com todos eles. Apesar dos talentos serem distribuídos a cada um de acordo com sua capacidade, em momento nenhum, Cristo dá margem para que possamos nomeá-los como servos  maiores ou menores, servos mais importantes ou menos importantes. Nós é que, na verdade, costumamos nomeá-los assim, mas Deus não. Tanto é assim que, na Bíblia, estão relatados os nomes de servos dos quais sequer nos lembramos, aqueles pelos quais passamos e não damos a devida importância como Ebede Meleque, Joana (esposa de Cusa) e tantos outros que  nem mesmo os pregadores lembram-se deles. Deus, porém, fez questão de citar seus nomes, pois Deus é Deus de GENTE. Gente que sofre, que luta,  gente que tem 5 talentos, mas também de 1 talento.

II- Doador v.14;

Ao chamar seus servos, Deus não lhes dá fardos, tristezas, dor, mas  dá BENS. Deus dá as Suas riquezas, Seus tesouros.  Se temos colhido dores, é porque eles têm sido fruto de nossas escolhas erradas. Não reclame, não murmure do seu emprego, de sua família ou de algo que Deus tenha lhe dado,  pois eles são tesouros de Deus na sua vida.

III- Que se alegra com gente que se compromete v.2;

O Senhor daqueles servos se alegrou com o desempenho dos dois primeiros, porque eles se comprometeram com os negócios do seu senhor. Cristianismo é comprometimento. Se um servo quer alegrar o coração de Deus, basta  se comprometer. Daniel se comprometeu com Deus ao escolher não se contaminar. Maria se comprometeu ao decidir correr o risco de ser apedrejada por estar grávida. Em contrapartida, Acã não se comprometeu ao desobedecer e pegar uma capa babilônica. Sansão não se comprometeu ao escolher satisfazer a sua carne e se casar com Dalila. Se você deseja alegrar o coração de Deus, comprometa-se com Ele!

IV- Que vive alertando;

Tudo que foi escrito para o nosso ensino foi escrito. Essa parábola foi registrada para que não caiamos no mesmo erro do terceiro servo. Ele achou que teria mais tempo e deixou para depois. O tempo é hoje! Quem não tem certeza se terá mais tempo (e nenhum de nós tem essa certeza), precisa servir a Deus hoje!

V- Da conversa pessoal, do achegar v 20;

Os 2 servos, ao perceberem a presença do seu senhor, achegaram-se a ele. Deus é um Deus que sente prazer em nos ter por perto. Servo bom e fiel não tem receio de se achegar a Deus, não fica prolongando um encontro. Servo bom e fiel, ao sentir a presença do seu senhor, corre para perto Dele.

VI- Que deseja ser realmente conhecido v.24;

O terceiro servo disse que conhecia o seu senhor, mas, na verdade, ele era o único que não O conhecia. Temos um Deus que faz de tudo por nós, nos ama, nos abastece de bens e, se realmente o conhecemos, buscaremos honrá-Lo e agradá-Lo. Muitos, hoje, vivem tristes e frustrados por não conhecerem realmente a Deus. Carregam fardos enormes e vivem exaustos e cansados de tudo, enquanto Cristo diz: "Venham a mim, se estão cansados e sobrecarregados... Os que assim não procedem, não conhecem realmente a Deus.

Conclusão:

Os dois primeiros servos realmente conheciam seu senhor, pois, apesar de observarem o mau exemplo do terceiro servo, não se deixaram influenciar. Mesmo percebendo que o servo infiel ficava o tempo todo de braços cruzados e vivendo como se não tivesse um senhor, eles continuaram fazendo de tudo para agradá-Lo.  Precisamos ser servos que realmente conhecem o seu senhor. Não podemos deixar que a postura errada dos outros nos tire do foco, do caminho e da comunhão com Deus. Deus é um Deus bom. E você?  É um servo bom e fiel ou mau e negligente?

                                                                                                                            Kenia Costa Gregório
                                                                 Auxiliar Pastoral da Casa de Oração da Cehab - Itaperuna/RJ

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!