Page Nav

GRID_STYLE

O Jesus que mudou Paulo

Texto Bíblico: Atos 9. 1-16 Introdução:             Quando chegamos a uma certa idade, não nos permitimos mais perder tempo com al...

Texto Bíblico: Atos 9. 1-16

Introdução:

            Quando chegamos a uma certa idade, não nos permitimos mais perder tempo com algumas coisas. Ficar até de madrugada assistindo a filmes ou nas redes sociais não é mais nossa prioridade. Nutrir amizades que não nos edificam são agora repensadas. Ficamos mais exigentes, mais seletivos. Não é qualquer coisa que nos balança ou nos atrai.  Para que, nessa fase, alguma coisa venha nos mudar, precisa ser algo realmente poderoso.

Paulo, um homem maduro, seguro e que não era mais nenhuma criança, disse, em Filipenses 3.7-8, que considerava tudo que tinha vivido, até aquele momento, como esterco e que estava disposto, agora, nessa fase de sua vida, a abrir mão de tudo pelo Pleno conhecimento de Cristo.

O que faz um homem maduro como Paulo abrir mão de coisas que considerava tão importantes? Jesus. O encontro dele com Cristo foi algo tão confrontante que mexeu com suas estruturas. Nesse encontro de Paulo, relatado em Atos 9.1-16, ele se viu diante daquele que:

I - Colocou um ponto final no seu “Ainda”;

O versículo 1 diz que ele Ainda respirava ameaças. Isso significa que Paulo fez isso uma, duas, três, sabe-se lá quantas vezes, mas, agora, esse "ainda” teve um ponto final.

II – Tem toda a autoridade;

Paulo, ao ir atrás dos cristãos, muniu-se de toda autoridade humana: cartas de autorização dos sacerdotes, cavalos, escolta de soldados, etc. Mas, no caminho, ele se encontrou com alguém que pegou tudo aquilo e jogou ao chão como palha. Toda autorização que ele tinha não valeu mais nada diante da autoridade de Cristo.

II – Superou tudo de maior que ele conhecia;

Era meio-dia, horário da maior claridade. Esse foi o horário que Cristo escolheu para abordá-lo.
É fácil fazer uma luz brilhar na escuridão... quero ver uma luz brilhar ao sol do meio-dia... e foi isso que Paulo viu. Ele nunca tinha visto nada tão forte assim. Aquela luz superou a luz do meio-dia e o jogou no chão.

IV – Tem alvo certo nesse encontro;

A luz (glória de Cristo) coloca-se de frente a toda caravana, mas somente Paulo fica cego. Isso mostra alvo certo. Alguém que tem propósito em tudo que faz. Cristo sabe onde toca, onde clareia. Se algo vem sobre a nossa vida, não é porque Ele errou o alvo. Ele não erra nunca.

V – Já o conhecia;

Cristo o chama pelo nome, mostrando que já o conhecia, que sabia de tudo que ele havia feito, (seus erros e falhas). Sabia do que estava, no momento, intentando fazer e, mais do que isso, sabia do que Paulo iria ser: uma grande potência nas Suas mãos! Cristo o conhecia mais que ele próprio.

Conclusão:

Depois desse encontro confrontante, Cristo o "deixa de molho" por três dias sem saber se teria sua visão restabelecida; e ainda lhe dá uma lição do que é ser um grande homem: é alguém não ter cartas de autorização, nem cavalos, nem soldados, mas ter a autoridade do Rei dos reis! Esse homem de grande autoridade era Ananias, aquele que Cristo comissiona para dar mais uma lição em Paulo. Aquele que, antes, seria morto por Paulo, agora, está levando a visão para ele. Um homem medroso, sim, pois ele temeu se encontrar com Paulo, mas obediente.

Quando Paulo encontra-se com esse Jesus, que o "desbancou", que o colocou no pó e que lhe ensinou tantas coisas, num curto prazo de três dias, ele não tem dúvidas de que valeria a pena abandonar todas as suas "certezas" pelo pleno conhecimento desse Senhor!

Kenia Costa Gregório
Auxiliar Ministerial na Casa de Oração Cehab

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!