Page Nav

GRID_STYLE

Que tipo de gente precisamos ser? Gente que aprende com Jesus

Lucas 5. 1... Introdução:             Jesus olha para a praia e vê alguns pescadores lavando suas redes após uma noite de muitas ...

Lucas 5. 1...

Introdução:

            Jesus olha para a praia e vê alguns pescadores lavando suas redes após uma noite de muitas investidas, mas fracassada, pois não haviam apanhado nenhum peixe. O texto em foco nos mostra também, Cristo pedindo o barco de Simão para usá-lo como instrumento para a ministração da Sua Palavra. Após a pregação da Palavra, Jesus diz a Pedro que lance novamente sua rede nas águas profundas. A princípio Pedro reluta, mas por fim ele volta ao mar para lançar as redes sob a Palavra de Cristo. Não dúvidas de que uma grande expectativa tomou conta da multidão e dos pescadores que agora, olhavam atentos para ver o que iria acontecer quando Pedro lançasse suas redes. Afinal, quem havia ordenado que as redes fossem lançadas era Jesus.

Pedro lança as redes e algo sobrenatural acontece: Peixes em grande quantidade estão sendo apanhados! Um grande milagre está acontecendo. Esses homens agora estão tendo de pedir ajudar ao outro barco que estava na praia e a alegria foi completa.

Ao retornarem à praia, após estar quebrantando diante de Cristo, Simão ouve de Jesus: “De agora em diante, será pescador de homens”. O final da história nos mostra que esses homens deixaram tudo e seguiram a Jesus.

À luz de tudo o esses homens puderam vivenciar e responder ao Senhor Jesus, que aprendizado é trazido às nossas vidas? O que podemos aprender com Jesus?

I – Aprendo a ouvi-lo em meio às crises;

            Ouvir Cristo foi fundamental na vida desses homens, para a instauração do milagre.
No contexto de minha vida cristã, tenho observado que muitos servos de Deus em meio às crises, não conseguem ouvir a voz de Cristo. Eles se perdem e numa corrida louca para alcançarem a vitória, deixam de ouvir o que Deus está falando.

Alguém disse com propriedade que nunca devemos perguntar a Deus “por quê?”, mas “para que?”. Quando perguntamos ao Senhor “por quê?”, nos colocamos numa posição de vítimas e perdemos a visão do que Deus está fazendo. Mas quando nossa pergunta é: “para quê?”, nossos ouvidos se abrem para receber tudo o que Deus tem para nossas vidas. Essa é a condição que Ele requer para ministrar sobre nós, Sua maravilhosa vontade.

            Em meio a uma grande crise, Pedro aprendeu a ouvir Jesus. Se você está sendo solapado pelos problemas da vida, abra o seu coração e deixa Cristo segredar a você a direção que irá instaurar a sua vitória.

II – Aprendo que posso ser útil em meio às crises; (emprestou o barco pra Jesus)

            Interessante que é no meio da crise que Jesus pede o barco de Pedro emprestado. Por certo, muitos que olhassem pra esses homens não veriam nada de utilidade em suas vidas. A ideia é simples: Eles estão fracassados e precisam de ajuda. Contudo, não foi dessa forma que Cristo os viu. Jesus os vê como vidas que podem ser úteis! Pedro pôde emprestar o seu barquinho para Cristo.

Talvez nesse exato momento você esteja se sentindo fracassado e em meio às suas grandes lutas, a impotência tenha tomado conta da sua vida. Mas, sabe o que aprendi ao ler esse texto? É exatamente em meio às nossas crises, que podemos ser úteis ao amado Jesus. Mesmos que tenhamos somente um barquinho, se o entregarmos a Jesus nossa resposta virá.

            Em nome de Jesus não olhe as circunstâncias! Apenas diga: Senhor Jesus, quero ofertar a Ti o que tenho. Mesmo que seja um barco vazio, a ti o apresento, porque creio que pelo Poder da Tua Palavra, ele será cheio dos grandes peixes que o Senhor me dará.

III – Aprendo a exercer a minha Fé em meio às crises;

            Pensar em milagres pressupõe exercício da Fé. Mas como crer se tudo corrobora para o contrário? Com tomar posse da vitória se a crise é tão grande que nem forças tenho confiar? Pedro não vê expectativas de sucesso. Ele não tem nada diante dos seus olhos, a não ser a dura realidade do fracasso. Contudo, ao dizer a ele: “Lance as redes novamente ao mar”, Cristo está dando a oportunidade dele por a sua fé em prática. Louvado seja Deus porque Pedro creu e o milagre aconteceu.

            Se a crise bateu à nossa porta e os dias ficaram escuros sinalizando a chegada da derrota, é hora de pormos nossa Fé em prática. Somente crendo e em oração tocaremos o coração de Deus e suas maravilhosas respostas serão ministradas. Não olhe as circunstâncias! Apenas creia e a vitória virá.

IV – Aprendo a obedecê-lo em meio às crises;

            Pedro poderia ter dito: “Não Senhor! Infelizmente a noite foi difícil e nesse momento a última coisa que pretendo fazer é voltar ao alto mar, para lançar novamente minha rede, onde sei que não existem peixes”. Essa poderia ser a resposta dada por um homem fracassado e descrente do que Cristo poderia fazer. Contudo, louvamos a Deus porque Pedro obedeceu e uma linda lição ele deixou para nós.
Em meio às crises precisamos obedecer aos direcionamentos e comandos de Cristo. É através da obediência, que nos tornaremos dependentes de Cristo e as condições necessárias, para instauração do milagre serão reais. Deus agirá e a bênção virá. Você crê nisso? Então, tome posse da sua vitória.

V – Aprendo a vencer Nele em meio às crises;

            Pedro não está vencendo por sua capacidade. Ele venceu sabendo que o controle total fora Daquele que com sua poderosa palavra o levou novamente ao alto mar.

Nossos recursos, capacitações e instrumentalidade de nada servirão para operar o milagre. Somente dependentes e entregues de forma plena aos cuidados e querer de Cristo é que a vitória virá.

Pedro venceu em Cristo em meio às crises. Em Cristo alcançaremos as vitórias que o nosso coração tanto anseia.

Conclusão:

            Que o episódio da pesca maravilhosa seja possa leva-lo a um profundo aprendizado que redunde em sua vitória. Que vivamos na certeza de que as crises não representam o nosso fim. Pelo contrário, é através delas que podemos ouvir a Jesus, ser úteis a Ele, exercemos nossa fé e em obediência sermos vitoriosos no Senhor.

Pr. Waldyr do Carmo
Igreja Casa de Oração Cehab


Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!