Page Nav

GRID_STYLE

Reconstruindo o muro espiritual

A reconstrução dos muros de Jerusalém, considerada como a restauração da minha vida espiritual NEEMIAS – DEUS É O MEU PRAZER Intr...

A reconstrução dos muros de Jerusalém, considerada como a restauração da minha vida espiritual

NEEMIAS – DEUS É O MEU PRAZER

Introdução:

I – Os muros caídos. (1.3) – As defesas debilitadas da igreja.

       Quando Neemias pergunta a Hanani pelos Judeus que escaparam e acerca do cativeiro e também de como estava a cidade de Jerusalém, ele ouviu: “...Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo.” (1.1-3) Vemos uma resposta que retrata um quadro de grande vergonha e humilhação para a nação de Israel. Os muros estão fendidos e as portas estavam queimadas. Jerusalém está desprotegida! O povo está numa condição de calamidade total.

       Muitas vezes, é assim que também nos encontramos espiritualmente. Por causa do pecado e tantos outros contextos que solapam nossas vidas espirituais, os muros espirituais que geram profundo relacionamento e comunhão com Deus, acabam por ruírem-se e o resultado visto é o do distanciamento, mornidão e estagnação espiritual.

            Infelizmente esse é o contexto da vergonha, da calamidade espiritual e que se consolida em grandes prejuízos ao Reino de Deus. É necessário que tenhamos olhos espirituais para olhar nossas vidas e à luz de tudo aquilo que é contrário à vontade de Deus, termos a coragem pra buscar o socorro e a restauração que vem de Deus. É emergente que pela Fé, levantemos os muros de proteção da nossa vida espiritual. É imperativo que sejamos encontrados diante do Pai restaurados e na centralidade da Sua vontade.

            Como anda a minha vida espiritual? Como anda a sua vida espiritual?        

II – O Jejun e a Oração. (1.4-11) – O preparo para esse grande empreendimento espiritual.

            “E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.” (Ne 1.4)

            Note que ao tomar conhecimento da realidade que estava sendo vivenciada em Jerusalém, Neemias toma a atitude de buscar a face do Senhor através do Jejum e a Oração. Ele clama por sua vida, mas também, intercede por toda a nação. Ao passar dias Jejuando e Orando no Altar do Senhor, Neemias está buscando o preparo espiritual, pra ver Deus agindo favoravelmente ao povo de Jerusalém. Podemos dizer então, que Neemias se preparou para a realização de um grande empreendimento espiritual.
           
            Há um hino que gosto muito que diz: “Quer vitória! Vá chorando, geme e chora”. A vitória das nossas vidas vem, quando nos prostramos no Altar do Senhor e através do jejum e oração, rasgamos o nosso coração clamando pelo perdão e o favor do Senhor. Essa foi a atitude que gerou o milagre na vida de Neemias e da nação de Israel. Esse é o caminho certo que redundará na vitória da Igreja. Precisamos arrependido, buscar a face do Senhor para sermos perdoados. É dessa forma que o milagre virá e uma nova história de bênçãos Deus instaurará em nossas vidas.

III – Neemias se sacrificou de um grande posto pela causa do Senhor (2.5)

Note que nesse tempo Neemias é copeiro de Artaxerxes I, rei da Pérsia. Junto ao serviço que lhe foi confiado ao rei, ele está numa posição de honra no palácio (fortaleza de Susã). Não há dúvidas de que ele está numa boa “zona de conforto” e qualquer iniciativa para ajudar a nação de Israel, seria algo que exigiria muito esforço. Nesse contexto, o que vemos é esse servo de Deus em obediência ao Senhor, sacrificando-se de um grande posto para ver o milagre de Deus acontecendo em Jerusalém.

Assim também é com aqueles que anseiam ver o sobrenatural de Deus acontecendo em suas vidas e contextos. O milagre acontecerá, quando em obediência ao chamado do Senhor, tivermos a coragem de sair da nossa zona de conforto pra ser instrumento de mudanças no contexto em que estamos vivendo.

Talvez a sua zona de conforto seja o seu bom emprego, que ao longo do tempo estagnou a sua vida espiritual. É possível que seja o seu carro, que tem sido objeto de idolatria em sua vida; Talvez sejam suas empresas ou quaisquer contextos que estejam tomando o lugar de Deus em sua vida. Em nome de Jesus, saia da sua fortaleza! Saia da sua zona de conforto e corra na direção dos braços Daquele que tem todo o poder nos céus e na terra. Ele fará prosperar todos os seus caminhos.

IV – Várias classes de pessoas trabalhando. Deus quer todos em sua obra. (Cap. 3)

            No capítulo três vemos que através da liderança de Neemias, várias classes de pessoas foram comissionadas para restaurar os muros da cidade. O que vemos nesse capítulo é a pura ministração do milagre de Deus que acontece na vida daqueles que se deixam ser usados através do cooperativismo. Já pensou em Neemias trabalhando sozinho na reedificação dos muros? Não dá nem pra pensar, pois seria impossível. Contudo, a partir do momento que o povo atende ao chamamento que foi ministrado através de Neemias e se lançam efetivamente no projeto o milagre aconteceu. A restauração dos muros da nossa vida espiritual acontece de forma individual e coletiva. Toda a igreja precisa estar sarada! Todos precisam estar envolvidos no mesmo propósito! É querer de Deus encontrar na igreja os “verdadeiros adoradores que O adoram em espírito e em verdade”. (Jo 4.23)

            Que Deus levante em nossas igrejas homens, mulheres, anciãos, jovens, adolescentes e crianças para o serviço cristão. Que Ele encontre em nós, vidas que busquem o genuíno avivamento! Vidas que se lancem cooperativamente na obra, objetivando ver sua geração sendo marcada poderosamente com a glória do Senhor.

V – Os obstáculos e a vitória do Senhor dada à nação de Israel. Deus quer dar vitória para a sua igreja.
           
            Numa dependência total ao Senhor Neemias respondeu a todos os obstáculos que se apresentaram. Ele foi fiel e totalmente entregue aos cuidados de Deus foi abençoado e canal de bênçãos na vida dos judeus que responderam que se apresentaram para restaurem os muros.

Abaixo, temos os obstáculos e as respostas que Deus permitiu que fossem ministradas através de Neemias:

1 – O Escárnio. (2.19) – A Confiança em Deus (2.20)
2 – A ira e o desprezo. (4.3) – Oração e o trabalho árduo (4.4-6)
3 – A Conspiração. (4.7,8) – Vigilância e Oração (4.9)
4 – O desânimo dos amigos. (4.10-12) – Coragem constante. (4.13,14)

VI – A conclusão da Obra – A vitória do Senhor para Israel. 6.15,16

            Que milagre! Em cinquenta e dois dias a obra foi terminada. O que era impossível a olhos humanos foi realizado pela poderosa mão do Senhor. “Neemias reconstruiu as muralhas da cidade desde a Porta das Ovelhas, a norte, passando pela Torre de Hananel, no canto noroeste, a Porta dos Peixes, a oeste, a Torre das Fornalhas, no canto sudoeste do Monte do Templo, o Portão do Estrume, no sul, até a Porta Leste e o portão além da Ponte Dourada, a leste.” ¹
           
            A restauração dos muros de Jerusalém trouxe alegria ao povo. A dignidade foi restaurada e o cumprimento das promessas do Senhor se fizeram reais na nação de Israel.

            Deus quer operar grandes milagres em nossas vidas. É desejo Dele que os muros da nossa vida espiritual sejam reerguidos. Diante dessa realidade, cabe-nos crer Nele e à luz das suas promessas, nos apresentarmos para essa grande obra que acontecerá em nós e através de nós. Ele fará cumprir o milagre e a vitória será declarada em nossas vidas.

Conclusão:

            Responderemos ao Senhor ou ficaremos parados e envergonhados pelos inimigos de Deus? Não podemos aceitar que os muros da nossa vida espiritual continuem ruídos. Não podemos ser passivos diante das afrontas dos inimigos de Deus, que querem nos ver derrotados. É emergente que choremos no altar de Deus e em submissão nos apresentemos sendo os agentes de mudanças em nossas vidas e na vida da Igreja.

Em nome de Jesus seja um Neemias em sua igreja! Seja o instrumento que Deus usará para fazer a diferença em sua igreja, cidade, estado, nação e até aos confins da terra (At. 1.8).


BIBLIOGRAFIA
______________________________

1.        Bíblia Sagrada

2.        Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Neemias



Pr. Waldyr do Carmo


Igreja Casa de Oração Cehab

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!