Page Nav

GRID_STYLE

Oferecendo um culto racional - III

“A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hino...


“A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração”. (Cl. 3.16)

A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA PARA A REALIZAÇÃO DO CULTO

Pensar em uma celebração de Adoração, louvor e pregação da Palavra do Senhor, é também ter a consciência de que para ter tal expectativa alcançada, uma boa estrutura e organização se fazem necessárias.

Dirigente do culto, equipe do data show, operadores de som, ministério de louvor, solistas, teatro, crianças e outros.... São elementos que fazem parte da estrutura que se pressupõe no contexto do culto racional.

Dentro de cada estrutura local, as igrejas precisam primar por uma boa e funcional organização que facilite o desenvolvimento do culto. Para isso, é necessário que aqueles que estão envolvidos nesse contexto estejam capacitados e preparados para oferecer o melhor ao Senhor.

É preciso que se tenha em mente: “Vou fazer o meu melhor para o Deus que me salvou” – É desta forma, primando pela excelência que o culto será impactante e redundará na adoração que toca o coração do Senhor.

O SINCRONISMO DAS VÁRIAS ORGANIZAÇÕES E CONTEXTOS PARA A REALIZAÇÃO DO CULTO

            Quando falamos de sincronismo, estamos tratando da funcionalidade plena que deve acontecer durante o culto e que trará prazer a todos os que estão participando. Lembro-me que há anos atrás estive participando de uma celebração na Igreja onde hoje sou pastor (Casa de Oração Cehab) e no transcorrer da liturgia, fiquei encantado com o sincronismo que havia do operador do data show com cântico que era celebrado na congregação. O interessante é que eu procurava ver quem estava manuseando os slides e não encontrava a pessoa... Até que percebi que uma das jovens que estava adorando junto da igreja, manuseava um controle remoto e no meio da multidão ela adorava e operava com perfeição o equipamento. Fiquei sobremaneira encantado com o sincronismo que havia entre eles. Esse é o segredo para o oferecimento do melhor que temos! Quem tem responsabilidade nos cultos, precisa saber que o dinamismo e sincronismo precisam fazer parte no culto, se de fato queremos oferecer o melhor que temos a Deus. Às vezes percebo que o som não está bom e quem está no uso do microfone, precisa fazer todo um espetáculo na frente da igreja, para o operador de som se tocar e perceber que precisa aumentar ou diminuir o volume do microfone.
É preciso haver consciência na vida da igreja e principalmente no contexto daqueles que estão efetivamente no serviço do culto, para um dedicar pleno de todos para o oferecimento do melhor que temos ao Senhor.

A IMPORTÂNCIA DA ORDEM DO CULTO

            Quando falamos da ordem do culto, estamos nos referindo às partes que irão compor a celebração. Definitivamente não dá pra chegar aos 45 minutos do segundo tempo, pra começar a procurar na Bíblia o texto que será lido na abertura do culto. É necessário que haja preparo por parte do dirigente do culto, e esse preparo precisa ser prévio. Com pelo menos um dia de antecedência, o dirigente precisará em oração buscar no Senhor a direção para a Celebração.

            De forma simples, mas, com esmero essa ordem deverá ser preparada e nela deverá constar pelo menos o primordial: Oração, leitura bíblica, momentos dos cânticos, solos e outros que poderão ser inseridos de acordo com a direção do Espírito Santo.

            É fundamental que aqueles que dirigem o culto, sejam também capacitados para tal função. Isso redundará num caminho mais fácil para o alcance dos alvos propostos.

           
Pr. Waldyr do Carmo
Igreja Casa de Oração Cehab

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!