Page Nav

GRID_STYLE

Dormindo no Altar

Mt 26. 36-46 Introdução: Os momentos vividos por Jesus e os discípulos são críticos. A qualquer momento o Mestre será preso e um...


Mt 26. 36-46

Introdução:

Os momentos vividos por Jesus e os discípulos são críticos. A qualquer momento o Mestre será preso e um desencadear de angustias e sofrimentos será instaurado na vida daquele grupo, que por três anos estive junto, vivenciando uma comunhão profunda através do ministério de Cristo. Momentos antes, Jesus alertou Pedro, dizendo-lhe que antes que o galo cantasse ele o negaria três vezes.  Pedro juntamente com os discípulos disse que estavam prontos para morrer com Cristo e que jamais o negariam.

É nesse contexto que Jesus os leva a um lugar chamado Getsêmani para orarem. O Mestre deixa o grupo a certa distância e leva consigo a Pedro, Tiago e João para estarem com ele em oração.

O Texto nos afirma que Jesus se adianta um pouco para orar e por três vezes ao se voltar aos discípulos, os encontram dormindo.

            Como servos de Deus, muitas vezes temos sido encontrados dormindo no Altar do Senhor.  Estamos dormindo espiritualmente, quando deveríamos estar acordando e envolvidos com os projetos de Deus.

Razões que revelam que estamos dormindo e precisamos acordar para sermos encontrados de fato sendo vistos por Cristo como participantes efetivos de Sua obra.

Dormimos no Altar...    

I – Quando não entendemos a seriedade do projeto de Deus chamado Igreja;

            Ao chamar os discípulos para orarem, Cristo estava revelando a eles a seriedade do projeto a que estavam envolvidos. Era a promessa Bíblica se cumprindo através deles e que redundaria na derrocada plena do reino das trevas. (Gn 3.15). Porém, quando Ele mais precisou dos discípulos, eles estavam dormindo.

            A Palavra do Senhor nos afirma em  Em Mt 16.18, “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;”
Entendemos, portanto, que como Igreja de Cristo na terra estamos envolvidos em um grande e sério projeto. Deus nos comissionou para uma nobre tarefa! Fomos chamados para libertar os cativos! Fomos chamados para sermos luz e sal num mundo que jaz em trevas. Como participante da Igreja de Cristo você está acordado ou dormindo? É hora de despertarmos do sono e sermos agentes efetivos do cumprimento dos propósitos de Deus na terra.

II – Quando somos dominados pela carne;

            O sono dominando os discípulos aponta para o domínio da carne. Muitas vezes é assim que nos encontramos no Altar do Senhor. Estamos dormindo porque fomos vencidos pelos desejos da carne. Em Mateus 16.24 a Palavra nos afirma: “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;...” Infelizmente há muitos na Igreja de Cristo dormindo no Altar do Senhor porque foram dominados pela carne. Isto tem sido evidenciado pelos pecados ocultos, fofocas, murmurações, contendas, insubmissão, vida dupla e tantos outros, que tem sido a tônica na vida de muitas igrejas locais.

            Quais são as reais motivações do seu coração? Elas estão alinhadas com a Palavra de Deus? Se não estão, infelizmente você está dormindo no altar e tem sido na verdade um empecilho para obra do Senhor. Só seremos encontrados acordados e frutificando, quando nos esvaziarmos de nós mesmos, para sermos enchidos de forma plena pelo Espírito do Senhor. (Ef. 5.18)

III – Quando não nos vemos como Deus nos vê.

            Ao ler o texto percebemos claramente que num contexto de 11 que foram levados por Jesus ao Getsêmani, Ele chamou três para estarem próximos Dele na oração. Porque Jesus chamou apenas três? Entendo que no processo do ministério, esses três se destacaram no aprendizado e, portanto, Cristo os via de forma especial.

Quando Jesus os procura eles estão dormindo! Eles não conseguiram enxergar a si mesmos, como Cristo os viu. Há um Texto na primeira carta de Pedro 2.9 que nos mostra o quanto somos especiais para Deus. “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” Aleluia! É dessa forma que Deus nos vê! E é assim que também precisamos nos ver! Somos especiais e fomos chamados para participarmos de uma obra especial. Somos Igreja de Cristo chamada para Glorificá-lo e anunciar a Salvação aos perdidos. Essa é a visão daqueles que estão acordados e se encontram fazendo a diferença em sua geração.

Conclusão:

            A pergunta que fica é: Estamos dormindo ou acordados no Altar do Senhor?
Que não sejamos como os discípulos que no momento quando mais Cristo precisou deles, estiveram dormindo e deixaram de ser instrumentos efetivos naqueles momentos que foram determinantes no ministério do Senhor Jesus. Que sejamos encontrados pelo Senhor envolvidos e participantes efetivos nesta grande obra chamada Igreja de Cristo na terra.


Pr. Waldyr do Carmo
IGREJA CASA DE ORAÇÃO CEHAB

Nenhum comentário

Seu comentário é muito importante para nós!